Entenda como gerar leads pelas redes sociais?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por diogo
em setembro 30, 2022

As empresas usam estratégias para gerar leads pelas redes sociais, tendo como objetivo principal alcançar melhores resultados dentro de um planejamento de marketing digital. 

É por isso que a rede social deve ser uma parte importante de qualquer estratégia de geração de leads completa, de modo a ajudá-lo a capitalizar.

A geração de leads com a rede social pode ter um grande impacto nos leads e conversões de vendas, além de aumentar o potencial e o alcance da uma marca, tudo por um custo mínimo. 

Ao montar uma equipe especializada e contar com uma agência de geração de leads de rede social, uma empresa pode obter um retorno satisfatório sobre o investimento sem exigir muito tempo de todos os envolvidos.

O que é marketing de nutrição?

Antes de se aprofundar no assunto sobre gerar leads pelas redes sociais, é preciso saber que muitos leads coletados em sites, feiras ou listas compradas precisam de tempo para entender a empresa antes de se comprometer com qualquer tipo de comunicação ou relacionamento.

Portanto, criar campanhas para alugar sala comercial disponíveis no mercado imobiliário, desde que baseadas em nutrição para clientes em potencial, ajuda toda e qualquer empresa a gerenciar e organizar, até que estejam prontos para os negócios.

Os processos de nutrição são projetados para construir relacionamentos através da comunicação e são quase de natureza conversacional. 

A empresa entra em contato com clientes em potencial, dando a eles a oportunidade de responder, e assim por diante, até que, entre uma conversa e outra, ocorra a venda.

Essas comunicações fortalecem os relacionamentos existentes e constroem a base para novos. 

As empresas podem se apresentar a clientes em potencial usando o marketing de nutrição e persuadir o destinatário a agir, principalmente usando as redes sociais. 

Resultado do marketing de nutrição

O marketing de nutrição estabelece a credibilidade da empresa, seja ela oferecendo dedetização valor compatível com o mercado, ou para atender uma necessidade de serviços específicos. 

Não importa o tamanho, a localização ou a necessidade do público-alvo, os clientes compram de empresas em que confiam, desde que a credibilidade e confiança estejam estabelecidas por meio de:

  • Capacidade;
  • Experiência;
  • Fidelização de clientes;
  • Relevância.

Dessa forma, o marketing de nutrição ajuda as empresas a estabelecer a comunicação com os leads, e também com os clientes fidelizados, estando à frente na mente quando estes estão prontos para comprar. 

Do que se trata gerar leads pelas redes sociais?

De uma maneira direta, gerar leads pelas redes sociais trata-se de ir além do reconhecimento e engajamento da marca, visando encontrar pessoas genuinamente interessadas na empresa e em seus produtos e serviços. 

Com isso, alcança-se e atrai esse público, possibilitando que se tornem clientes.

Pela finalidade das redes sociais, essas plataformas se transformam em canais para que, cada vez mais, as empresas possam manter contato com os leads que procuram por escritórios de arquitetura ou advocacia, por exemplo.

A chave para o sucesso com leads de rede social vem de nutrir os potenciais clientes. 

Isso envolve levar clientes em potencial pelo funil de vendas e, eventualmente, transformar esses leads em clientes pagantes, esperando que estes permaneçam leais a marca no futuro próximo. 

Plataformas para gerar leads pelas redes sociais

Há ao menos 5 principais plataformas que oferecem os melhores resultados para leads de rede social, sendo elas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Youtube.

Enquanto o Facebook é a plataforma social mais usada para geração de leads, ela geralmente tem as menores taxas de custo por clique. 

O público engajado do Instagram converte prontamente os seguidores em leads, ainda mais quando as ferramentas oferecidas pela plataforma são utilizadas de maneira correta, como o Feed, os Stories e o Reels.

O LinkedIn é melhor utilizado quando se trata de geração de leads de marketing de rede social voltado para empresas e negócios, com uma grande quantidade de usuários acessando-o diariamente. 

O Twitter também é uma excelente plataforma para gerar leads pelas redes sociais, tendo opções para direcionamento específico de usuários que buscam desde manutenção hidráulica predial, até produtos e serviços para nichos.

No caso do Youtube, ela também pode ser considerada uma rede social, pois é possível construir uma comunidade inteira em torno de uma marca, para que os seguidores possam comentar sobre os vídeos postados por lá.

Exploração das redes sociais para gerar leads

Qualquer rede social deve ser encarada como uma ferramenta para geração de leads, seja um negócio B2B (Business To Business) ou B2C (Business To Consumer). 

As mais diferentes plataformas permitem que as empresas aumentem a visibilidade da marca, assim como possam atrair clientes em potencial e cultivar relacionamentos para gerar conversões.

Existem muitas estratégias para gerar leads pelas redes sociais, como a veiculação de anúncios pagos e a publicação de postagens percorrendo a prática de SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca.

Dependendo da estratégia de uma oficina automotiva, é possível otimizar as atividades nas redes sociais para direcionar tráfego para sites, seja por meio de conteúdo, vídeos ou uso de influenciadores. 

A ideia principal é construir uma comunidade de rede social que gere fidelidade, leads e conversões, desde que determinadas estratégias sejam colocadas em prática, como apresentadas a seguir. 

Leads focados na intenção

Os clientes com foco na intenção geralmente vêm por meio de uma pesquisa nas plataformas de busca, como o Bing ou o Google, garantindo que a empresa se encontre em uma posição privilegiada para conectar a empresa. 

Muitas empresas contam com as próprias campanhas de marketing internas, mas usam leads focados em intenção para atingir os alvos que buscam, especificamente, por projeto de arquitetura de interiores voltado para a construção civil. 

Para auxiliar na estratégia, a estratégia de afiliados pode ser implementada no cronograma de marketing. 

Influencie novos clientes

O marketing de influenciadores geralmente é feito via Facebook, Instagram e Twitter, redes em que é possível promover a história de uma empresa, direcionado a um público totalmente novo. 

O marketing de influenciadores é muito utilizado para gerar leads pelas redes sociais, pois é possível influenciar os seguidores a comprar a partir da segmentação, com garantias de que as informações chegam na hora certa, para quem realmente interessa. 

Benefícios ao gerar leads pelas redes sociais

A questão é que, enquanto os profissionais de marketing em todo o mundo estão cada vez mais se familiarizando com o “como” , o foco do “porque” está se desviando. 

Todo empreendedor deve saber como alavancar um sistema de nutrição de leads em toda a campanha para gerar leads pelas redes sociais, mas ainda é mais crucial entender as implicações que uma estratégia de marketing pode refletir nos negócios.

Desde o acionamento de e-mails até a avaliação do engajamento nas redes sociais, eis os benefícios que o sistema de nutrição de leads ajuda em qualquer campanha voltada para o marketing digital

  1. Geração de leads prontos para vendas

Ao criar conteúdo alinhado a cada fase da jornada do comprador nas redes sociais, uma empresa de transporte de congelados, por exemplo, pode entender o público e sua necessidade de forma mais profunda. 

Isso significa que a empresa pode selecionar comunicados que atendam às necessidades e interesses do momento, tornando a progressão em cada estágio do funil de vendas mais natural.

Bons sistemas de nutrição de leads tratam de se envolver ao longo das vendas, engajando os clientes em um diálogo que continua por um bom tempo, via postagens contínuas e eficientes.

  1. Fazer com que clientes sejam ouvidos

À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado por meio da tecnologia, mais pressões surgem para que os profissionais de marketing criem uma experiência coesa e multicanal para os compradores. 

No entanto,usando métricas obrigatórias para conhecer as preferências dos clientes em potencial e segmentá-los de acordo, uma empresa pode personalizar o alcance para criar engajamento harmonioso e contínuo, sem fazer com que os seguidores se sintam bombardeados.

  1. Construção de uma reputação

Por meio de um sistema eficaz de nutrição de leads pelas redes sociais, as organizações podem reforçar a presença oferecendo conteúdo educacional útil, desde que adaptado às necessidades específicas dos clientes. 

Ao acertar o discurso de forma consistente, as marcas podem demonstrar que realmente entendem a base de clientes e mostram soluções permanentes para aliviar as preocupações.

  1. Aumento de ROI

Os sistemas de nutrição de leads oferecem às marcas um melhor ROI (Return Over Investiment), isto é, o retorno sobre investimento, com o benefício de gerar mais vendas a custos mais baixos, em comparação com as técnicas tradicionais de marketing.

Os dados que se coleta em todas as partes de uma campanha são valiosos para reforçar tanto as comunicações existentes quanto a estratégia futura.

Além de fornecer uma direção crucial para criar mensagens hiper personalizadas, assim como a criação de eficiência significativa, é possível encontrar quais leads são os mais qualificados para converter.

  1. Melhor tomada de decisão

Fundamentalmente, a nutrição de leads ajuda as organizações a concentrarem toda energia de forma mais eficaz, enviando leads legítimos diretamente para as equipes de vendas.

Ou seja, é possível avaliar o público que precisa de serviços de transporte de medicamentos e produtos farmacêuticos, fornecendo-os de forma direcionada – afinal, as necessidades são diferentes de outros segmentos, mesmo que também trabalhem com entregas.

Ao investir nessa classe de leads, a partir de uma perspectiva de marketing, isso ajuda a aumentar a eficiência no tempo, bem como no custo.

Conclusão

As campanhas de nutrição são um compromisso de longo prazo, não um retorno rápido, mesmo quando se trata em gerar leads pelas redes sociais.

De fato, essa estratégia proporciona aos leads tempo para conhecer a empresa e, por fim, tomar as próprias decisões.

Quando esses leads estiverem na segmentação, qualificação e marketing alinhados às vendas, o potencial de resultado se amplia e eles se tornam mais confiantes, informados e ansiosos para finalizar a comprar ou assinar outro contrato com a empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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