Novos emojis: Entenda a novidade e os seus significados

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em julho 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Novos emojis: Entenda a novidade e os seus significados

A internet mudou muito a forma como nos comunicamos, a maneira como a linguagem corporal e o tom verbal não se traduzem em nossas mensagens de texto ou e-mails, por isso desenvolvemos os emojis como formas alternativas de transmitir significados sutis. 

Todo mundo que utiliza a internet já utilizou alguma vez os diferentes tipos de emojis presentes nos mais variados aplicativos de conversas. Cada um deles detém diferentes significados que podem ser interpretados de diferentes formas a depender dos grupos.

Atualmente existem muitos jovens que dizem até ser meio “cringe” utilizar emojis depois da utilização das figurinhas para recebimento de mensagens. Mas os emojis de certo modo são atemporais, ou seja, por terem significados bem direto acabam durando mais tempo.

Lembre-se das primeiras figurinhas que você instalou no seu aplicativo de celular. Algumas delas podem ter feito parte do flerte com aquele crush da época ou até mesmo ajudado a fechar um serviço de antecipação de recebíveis para empresas.

Emojis são utilizados todas as semanas, há anos e permanecerão assim por bastante tempo, é claro que existem diversas expressões que ainda precisam ser desenvolvidas, afinal, o ser humano é diverso em suas interações.

 Não funcionamos como um controlador de acesso empresas, pessoas demonstram emoções por meio de mensagens e ter esses emojis ajudam e muito a passar a mensagem ideal, se tornando fundamental em um meio que depende da interpretação do outro.  

Viva a diversidade

Quando os programadores pensaram em realizar a programação dos primeiro emojis pensaram apenas em diferentes modos de exprimir sentimentos através de imagens simples e objetivas.

Com o passar do tempo e a popularização de cada uma dessas imagens, as pessoas passaram a não se identificar tanto com aquilo que antes era mostrado no aplicativo. Existiam apenas interações com bonecos amarelos. 

Não existiam bonecos negros, ou interações amorosas homoafetivas. As pessoas simplesmente não conseguiam demonstrar sentimentos da forma como queriam. Elas naquela época tiveram de adaptar os emojis para passar essas informações;

Então, dois homens se beijando ou de mãos dadas era representado por mais de um emoji, logo, a facilidade de expressar o sentimento era imediatamente perdida. 

E assim como empresas de ERP integrado buscam se atualizar e se desenvolver, as redes sociais têm feito o mesmo, buscando sempre melhor atender ao público fazendo com que ele se sinta parte daquele ambiente.

Hoje temos os mais diferentes tipos de emoji que demonstram expressões amorosas de todos os tipos, além de cenários inusitados que poderiam ser construídos dentro de uma conversa ilusória ou devaneio entre duas pessoas.

O importante é ter e conseguir concluir o objetivo daquilo que sempre foi proposto. As figurinhas permanecem populares, mas o uso dos emojis é o mais consistente até os dias de hoje para praticamente todos os tipos de apps de conversa e e-mails.

Os novos emojis 

Recentemente fomos surpreendidos por uma novidade super interessante que trouxe 10 novos emojis para realizar interações nos diversos aplicativos de mensagens que rondam a internet. E esses novos emojis são:

  • Emoji derretendo;
  • Emoji com olhos à espreita;
  • Emoji de continência;
  • Emoji com rosto pontilhado;
  • Emoji “chorrindo”;
  • Emoji do polegar tocando o indicador;
  • Emoji do globo de festa;
  • Emoji sorrisinho com uma lágrima;
  • Emoji mordendo o lábio;
  • Emoji de homem “gravido”.

Cada um deles tem que comunicar algo e falaremos de cada um a seguir. 

1 – Emoji derretendo 

Você já deve ter se derretido de fofura ao ver duas crianças abraçando uma a outra ou um doguinho filhote brincando com sua mamãe. O emoji derretendo é uma metáfora de desmanchar-se. Seja para expressar vergonha, fofura e até calor extremo.

Ele é super bonitinho e o sorriso de derreter se estende até a poça que o completa. 

Imagine mandar esse emoji quando aquele crush do suporte técnico em TI dá aquela piscadinha para você? As opções são muitas, utilize-as da forma que desejar.

2 – Emoji com olhos à espreita  

Esse emoji é necessariamente a imagem de quando brincamos com um bebê e falamos “cadê o neném? Olha ele aqui!”. Essa expressão pode ser utilizada em diferentes sentidos e momentos como desviar-se de um assunto, vergonha, constrangimento ou repulsa.

Basicamente você viu algo que te deixou envergonhado, mas não consegue deixar de ver.  Um exemplo é quando você chama o serviço especializado em segurança do trabalho e nota que foi você mesmo a causar o problema em questão.

3 – Emoji de continência

Esse é extremamente objetivo e com certeza um dos que mais será utilizado para fins profissionais. A continência é um sinal de respeito e concordância a uma patente superior. Um exemplo é quando as esposas mandam os maridos limparem a casa. 

Nesse momento, a resposta mais óbvia seria um emoji de continência dando a entender que a General da casa é a mulher.   

4 – Emoji rosto pontilhado 

Graficamente falando esse é o emoji mais inovador e interessante devido ao seu design. A expressão transitada é a chateação ou o desejo de alguém se isolar perante uma multidão. O desejo de ser invisível e outros. 

Pode ser utilizado quando você estiver lendo aquela treta no grupo da família ou da faculdade. 

5 – Emoji “chorrindo”

Esse emoji é o mais fofo de todos já que expressa uma emoção de felicidade que transborda em um choro. Mais ou menos quando vamos em um batizado ou em uma formatura de alguém querido e até ao receber um presente do namorado(a); 

Pode ser usado em outros contextos, como demonstrar que alguém está tentando sorrir e manter a calma em um momento de tristeza quando fazemos uma consultoria em gestão de vendas e descobrimos que por pouco não batemos a meta mensal. 

6 – Emoji do polegar tocando o indicador

Esse emoji é uma representação do nosso coração “S2” representado pelos mais jovens, ele é chamado popularmente de finger hearth ou dedo coração. As pessoas passaram a fazê-lo muitas vezes até chegar na unicode e ser introduzido nos emojis. 

7 – Emoji do globo de festa

Bora marcar para beber uma? O globo simboliza exatamente isso de forma clara e objetiva. Pode ser utilizado na descrição de grupos e até em momentos de curtição. É bem objetivo e direto no que tenta passar, mas não existia até o momento. 

8 – Emoji do sorrisinho com uma lágrima

Você finalmente fechou aquele cliente de serviço de cross docking, mas descobre que o pagamento só virá no final do ano. Você está feliz por algo, mas triste por outra coisa e é isso que esse emoji tenta demonstrar de forma simplificada. 

A necessidade de manter a calma em um momento ruim. Mais ou menos quando uma criança está chorando e você faz ela rir e desce aquela lagriminha com um sorriso. 

9 – Emoji mordendo o lábio

Esse é um gesto sexy utilizado por pessoas que desejam umas às outras de forma involuntária na maioria das vezes, mas por estar diretamente no rosto acaba sendo extremamente visível.

Ele poderia até ser remetido a outras situações que fazem o mesmo, mas seu design só permite um time de expressão é e quando estamos tendo aquela conversa quente sejá lá com quem for. 

10 – Emoji de “homem grávido”

Esse emoji tenta trazer um pouco da diversidade que dissemos no início do artigo. Nesse caso os programadores desenvolveram um homem trans grávido para aumentar a diversidade das conversas na rede, 

O emoji também pode significar uma pessoa que comeu demais durante um almoço e está passando a mão na barriga por conta disso. O interessante é a possibilidade de assuntos que somente essa imagem pode trazer, portanto é a mais inclusiva das novidades.

Não existe internet sem emojis  

A diversidade não é atrelada somente a pautas das minorias, mas existe também a questão da inclusão social a pessoas com baixa escolaridade e conhecimento tecnológico. Além disso, existem pessoas surdas e mudas que também devem estar nessa equação. 

Quando a internet estava ganhando popularidade muitas discussões sobre a maneira errada de escrever tomavam o debate público. 

Basicamente a ausência de emojis impossibilitava que as pessoas que não sabiam escrever ou tinham preguiça de facilitar suas expressões momentâneas. A introdução dos emojis acabou com tudo isso e quando alguém escreve errado seja onde for não é mais desculpa.

Esse tipo de ocorrido acaba transformando a internet em um lugar mais de todos. Se a pessoa não sabe ou não quer escrever, ela manda um áudio e se deseja mostrar algo em vez de falar simplesmente manda um emoji.

Considerações finais

Durante todo o artigo falamos sobre a importância e a origem de cada um dos emojis que utilizamos todos os dias para falar com diferentes tipos de pessoas nas mais variadas situações.

Seja com nosso país, crush, professores, clientes e até mesmo para fechar serviços como de um despachante aduaneiro comércio exterior. Os emojis acabam por representar cada um desses sentimentos e organizar as conversas de forma plena.

Cringe são as pessoas que só utilizam figurinhas sem significado ou que somente pessoas dentro daquele corpo compreenderem uma boa comunicação é aquela que desde o mais erudito até o mais simples compreende. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.