EBITDA: Entenda o que é o indicador e as suas características

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

EBITDA: Entenda o que é o indicador e as suas características

O EBITDA é um indicador muito importante para avaliar empresas, permitindo que os investidores entendam o potencial de colocar dinheiro em sua companhia ou acompanhar a evolução da empresa de tradução juramentada nesse período.

Entretanto, por ser uma ferramenta recente, ainda existem muitas dúvidas a respeito de seu funcionamento, seu cálculo e outras informações que podem ser muito importantes para um investidor fazer suas escolhas.

Essas dúvidas são ainda maiores da parte de quem está se inserindo no mercado, uma vez que estas pessoas precisam entender melhor o ambiente em sua volta para conseguir resultados que sejam efetivamente expressivos.

A sigla significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em portugês, o termo ficaria Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, uma sigla que às vezes é utilizada como LAJIDA.

Entretanto, para facilitar a utilização, seu uso mais comum é da sigla em inglês. Ela se trata de um indicador financeiro utilizado por diversos profissionais para avaliar a qualidade das empresas que estão listadas na bolsa de valores.

Essa métrica ajuda a entender o lucro de uma empresa antes de seus juros, impostos, amortizações e até mesmo depreciação sejam descontados, permitindo que você entenda o potencial completo da companhia que está pensando em investir e do capital de giro para mei.

Para uma empresa, o faturamento é muito importante, principalmente quando há lucro envolvido para manter as atividades da empresa. Entretanto, um investidor deve olhar além de conceitos mais simples de recebimentos.

Algumas vezes a empresa apresenta uma lucratividade boa, mas está com muitas dívidas e pagando impostos atrasados, o que acaba mascarando o verdadeiro resultado da companhia. Entretanto, com o investimento adequado ela pode reverter a situação e ser muito vantajosa.

Os investidores, sobretudo em ações de bolsa de valores, precisam de dados precisos sobre a estrutura na qual pretendem investir, principalmente se o aporte a ser realizado for de um valor elevado.

Por conta disso, essa análise é uma ferramenta fundamental para mostrar a evolução ao longo do tempo de uma companhia, apresentando-a como uma solução viável para sua escolha de investimento em uma consultoria de segurança do trabalho.

Com os dados coletados pela EBITDA, um investidor consegue entender melhor todas as opções da empresa, entender sua gestão e avaliar se ela está ativamente se tornando mais lucrativa e eficiente.

Além disso, o EBITDA também é uma excelente maneira para comparar empresas no mercado em um determinado segmento. Ela traduz de forma muito mais direta como os resultados dessas atividades são realizados.

Isso não é um demérito para empresas que ficam atrás em avaliações como essa. Elas podem simplesmente indicar a um investidor advogado de condominio qual é sua melhor opção no momento, aumentando as chances de engajamento com esse tipo de ação.

Através desta métrica, é possível entender se o lucro que a empresa está recebendo é realmente interessante o suficiente para justificar um aporte financeiro ou a compra de ações como um todo.

Calculando o EBITDA

O cálculo básico do EBITDA é razoavelmente simples. Basta somar ao resultado líquido de sua companhia todos os juros, impostos, amortizações e depreciações durante o período em que a empresa de consultoria ambiental está sendo avaliada.

O EBITDA é encontrado quando você consegue isolar o lucro líquido da empresa de outros componentes que podem diminuí-lo, ajudando a entender o potencial de lucro que a empresa possui em questão de gestão e produção.

A fórmula é simples, uma vez que estes elementos são subtraídos do lucro da empresa para manter suas atividades em funcionamento completo, adicionando ao resultado líquido:

  • Juros;
  • Impostos;
  • Depreciação;
  • Amortização.

Por isso, entender estes detalhes pode fazer a diferença para uma pessoa que realmente deseja ampliar sua carteira de investimentos e possibilitar um levante em uma companhia de conexões hidráulicas que pode precisar desse investimento.

Como utilizar o EBITDA?

Agora que você entende um pouco melhor o que é o EBITDA e como ele funciona, é importante pensar em maneiras de aplicar esse tipo de atividade, para conseguir avaliações mais efetivas da empresa.

Entretanto, é preciso pensar que cada investidor tem seus próprios recursos, e você deve pensar em como aplicá-los de maneira mais efetiva para suas atividades. Nem sempre dois investidores do mesmo perfil recebem o mesmo tipo de resultado.

Por isso é importante adaptar esse tipo de informação para sua realidade, para que você consiga obter os melhores resultados com uma análise mais específica como o EBITDA, para que suas decisões de investimento estejam mais alinhadas antes de investir em uma empresa de máquina de corte a laser.

Essa ferramenta pode ser usada em diversas questões de análise de uma companhia, servindo tanto para a avaliação de sua capacidade de produção quanto para calcular o valor venal de uma empresa, no caso de fusões ou de outras situações.

O EBITDA também pode ser analisado em conjunto com um ciclo operacional, possibilitando uma avaliação mais profunda de sua companhia. O ciclo operacional é um processo importante da evolução de sua companhia.

Portanto, essa métrica pode servir até mesmo internamente, como uma referência importante que a empresa possui para conseguir se estabelecer em um mercado cada vez mais competitivo.

Vantagens e desvantagens do EBITDA

Entender as razões que fazem com que muitas pessoas se estruturam para utilizar esse tipo de atividade é muito importante para você entender o porquê o EBITDA tem tanta procura e o quanto estas pessoas podem otimizar seus processos.

Uma das primeiras vantagens que essa métrica possui é conseguir identificar a produtividade da empresa de relógio biométrico. Ao excluir todos os elementos contábeis negativos, você consegue entender realmente o que a empresa é capaz de produzir.

Isso acontece porque existem perdas financeiras que não geram nenhum tipo de impacto no processo de perda de produtividade, mas este resultado pode ser mascarado em análises mais simples.

Além disso, o EBITDA é uma excelente ferramenta para fazer análises comparativas. Conseguir identificar a diferença entre duas empresas distintas baseada somente nessa métrica dá uma ideia muito melhor de onde você deve investir para conseguir resultados realmente efetivos.

Para um investidor, esse tipo de informação é muito valiosa. Ela traz a companhia para mais perto da realidade, onde ele consegue identificar se as vantagens de um investimento serão realmente interessantes para ele.

Por isso comparar a produtividade de companhias diferentes é muito importante para você conseguir uma estrutura efetiva com suas ações, trazendo a avaliação para mais perto da realidade.

Entretanto, uma avaliação como essa possui algumas desvantagens que devem ser levadas em conta para você ter um quadro geral com todas as informações necessárias antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Um problema da análise EBITDA é o fato de ela desconsiderar a rentabilidade financeira, uma vez que ela exclui os juros de seu cálculo. Embora isso pareça benéfico à primeira vista, existem algumas empresas que não têm que pagar juros, e sim receber.

Neste caso, a análise EBITDA acaba apresentando um valor menor do que o correto, o que pode prejudicar a avaliação da empresa do ponto de vista do investidor. Muitas empresas possuem altos valores em aplicações financeiras, e isso deve ser levado em conta.

Muitas empresas acabam tendo como resultado principal esse valor, o que coloca uma série de complicações para esse tipo de atividade e tira da equação uma questão fundamental para algumas empresas.

O EBITDA também desconsidera efeitos de juros e de amortizações, o que o torna incapaz de traduzir corretamente a situação financeira de uma companhia em particular. Por isso é importante não usá-lo como a única métrica relevante em sua avaliação.

A alavancagem financeira pode prejudicar o resultado líquido de uma companhia, e ao eliminar esse fator da pesquisa, a avaliação pode levar o investidor ao erro, perdendo grandes oportunidades de negócio.

Quando você pensa em investimento, é importante ter em mente que a maioria destes casos lida com questões de longo prazo. Nestes casos, o que realmente gera valor para um investidor é o lucro que a empresa é capaz de produzir.

Quando você utiliza apenas a análise EBITDA em suas pesquisas, pode deixar informações importantes de fora, o que se torna um problema para conseguir a estrutura adequada para tomar decisões mais assertivamente.

Considerações finais

A análise EBITDA é uma importante fonte de informações sobre qualquer tipo de empresa que você esteja pensando em investir. Com ela é possível entender a rentabilidade efetiva da empresa e eliminar questões que podem prejudicar a lucratividade.

Entretanto, como qualquer avaliação, ela não deve ser levada em conta como a única ferramenta disponível. Você deve ter em mente que existem diversos meios de entender melhor suas possibilidades quando o assunto é investimento.

Por isso, é importante avaliar todos os meios possíveis para ter mais assertividade nesse tipo de ação, escolhendo as empresas certas para conseguir resultados mais adequados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.