Divisória de madeira: Saiba como usar nos ambientes de casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 30, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Divisória de madeira: Saiba como usar nos ambientes de casa

A função de uma divisória não é dividir um espaço. Um significado bem intuitivo, se levarmos em conta o nome desse objeto em questão. Contudo, as aplicações desse tipo de material podem ser as mais diversas possíveis,  a depender apenas da sua criatividade.

E a necessidade de organizar um ambiente específico se mostra cada vez mais necessária nos dias de hoje, principalmente com o espaço cada vez menor das casas e apartamentos, de forma a caber no bolso dos indivíduos que compram ou alugam esses imóveis.

Até mesmo a mudança no mercado de trabalho vem impactando na forma com que as residências estão sendo planejadas hoje, com um espaço adequado para a montagem do seu escritório particular se mostrando cada vez mais necessária.

Como consequência do formato home office estando disponível em grande parte das atividades associadas ao trabalho de escritório, a fazer assim com que os projetos de casas simples já trabalhem com a estruturação de um espaço correto a tal objetivo.

Enquanto algumas casas já estão sendo planejadas com esse projeto em mente, muitas vezes o indivíduo se encontra despreparado, tendo que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho. O que aconteceu com muito durante o período de pandemia.

Nesses casos, é preciso recorrer a criatividade, modificando a organização do seu lar para abrir espaço para o seu novo ambiente de trabalho. E não necessariamente pode se tratar de um escritório, mas sim de uma forma de aproveitar melhor o espaço disponível.

Sendo possível recorrer aos serviços de uma empresa de divisórias para adquirir um material que permita uma melhor divisão de espaços em sua residência, principalmente quando se trata de um ambiente muito amplo, como acontece com os lofts.

E quando alguém se interessa por esse tipo de equipamento para sua casa ela é exposta a um universo de possibilidade, não só na utilização das divisórias, como também no material a ser escolhido, tendo um maior destaque as tradicionais divisórias de madeira.

Os diferenciais de uma divisória de madeira

As divisórias de madeira são materiais que podem ser usados com o intuito de trazer uma nova decoração para o seu lar, trabalhando com uma diferente organização dos espaços, operando com um melhor reparte do espaço total disponível em seu imóvel.

Isso tudo sem a necessidade de se levantar uma parede, ou qualquer tipo de obra que além de custo pode trazer grandes contratempos para o dono do impovel, sendo necessário deixar esse apartamento ou casa por alguns dias, enquanto tal tipo de construção é feita.

Normalmente, as divisórias costumam ser feitas da própria madeira ou por meio de um material conhecido como MDF (Medium Density Fiberboard), em português “Fibras de Média Densidade”, um elemento bastante comum para móveis e prateleiras.

O MDF consiste da agregação de fibras de madeira com uma resina sintética, fazendo desse material algo de necessária rigidez, porém de maior flexibilidade se comparado à madeira tradicional, além de operar com um preço mais acessível dentro do mercado.

Por isso, sendo utilizado em uma série de soluções imobiliárias, desde a criação de móveis, elementos de decoração para casa e peças presentes em estruturas modulares para stands, aquelas edificações comerciais comuns de serem encontradas em feiras e eventos.

Independente do tipo de material, as divisórias de madeira possuem de forma geral uma fácil estrutura de implementação, por meio de ripas de madeira que podem ser instaladas em diversos formatos, tanto na vertical, como na horizontal e diagonal.

Entre as principais funções dessas divisórias está a separação de espaços dentro de uma casa. Algo a ser feito com diferentes intuitos, podendo se destacar, por exemplo, o estilo de decoração a ser adotado para tal espaço, a combinar com a ornamentação do local.

Com a divisão de cômodo é possível também criar estruturas diferenciadas dentro de um espaço específico, como na criação  de um closet dentro de um quarto de grande amplitude, que dispõe do espaço adequado para se criar um depósito particular de roupas.

E da mesma forma com que um piso térmico pode ser aplicado aos mais diferentes tipos de cômodos, buscando uma melhor sensação térmica ao espaço, quando se fala de um imóvel de alta temperatura, as divisórias também podem ser aplicadas em pontos variados.

Cômodos da casa a instalar as divisórias

Independente do tamanho do seu imóvel, as divisórias de madeira podem ter uma função importante, seja na melhor organização de um local com muito espaço disponível, ou com a divisão exata para imóveis de pouca extensão, sendo preciso aproveitar melhor o recinto.

Nesse sentido, alguns cômodos se destacam quando se pensa na aplicação de uma divisória, sendo eles:

  • Sala;
  • Cozinha;
  • Área de serviço;
  • Quarto;
  • Varanda;
  • Escritório.

Com cada espaço citado podendo ser otimizado com a presença das divisórias, seja por uma questão de melhor utilização do espaço, através da separação dos cômodos, ou por uma simples decisão decorativa,que busca impor o seu estilo ao local de seu patrimônio.

Existe nesse caso o mesmo tipo de função de outros tipos de aplicação estrutural, como tela pra campo, que além de garantir uma melhor separação dessas quadras esportivas, também acabam por ser responsáveis pela decoração tradicional desses espaços.

Entre os cômodos citados, a cada um uma divisória pode trazer uma espécie de benefício diferente, sendo possível até mesmo ser responsável pela estrutura desse novo espaço, como na criação de um escritório junto ao amplo espaço disponível de um quarto.

Assim como na idealização de uma área de serviços em uma casa que não possui esse tipo de cômodo, sendo possível aproveitar algum espaço da casa que conte com uma maior amplitude, e no qual seja possível a separação de um ponto próprio para tal tipo de solução.

Mas além dessa aplicação decorativa ou de separação de cômodos, as divisórias de madeira também podem ser usados com os mais diversos propósitos, sendo possível destacar alguns, tais como:

  • Jardim vertical;
  • Prateleiras;
  • Suportes para TV;
  • Apoio para objetos de decoração.

Além de outras soluções a serem definidas de acordo com os interesses e criatividade do responsável pela organização de um imóvel. Da mesma forma com que o processo de corte e dobra de chapas nas fábricas conseguem dar novas formas a tal material metálico.

Porém, não é só isso que faz esse tipo de material estar se tornando tão popular na decoração dos mais diversos tipos de imóveis, exibindo também uma série de benefícios que estão associados a aplicação desses materiais em sua casa.

As vantagens de uma divisória de madeira

Entre as facilidades que estão relacionadas a instalação de uma divisória de madeira em sua residência, é possível citar algumas soluções, tais como:

Fácil montagem

Assim como um móvel adaptado, às divisórias se destacam pelo seu processo simples de montagem e desmontagem, sendo indicado até mesmo para as pessoas com poucas habilidades manuais, podendo assim ser instalado nos mais diversos locais.

Locomoção prática

Uma consequência direta do fato de se tratar de um material de fácil montagem, as divisórias de madeira podem facilmente ser levadas de um espaço para outro, facilitando a testagem de possíveis estilos de decoração para o seu imóvel.

Principalmente para quem gosta de mudar o estilo de sua residência em uma frequência dinâmica, como a decisão de acompanhar o processo de automação de edifícios, com a instalação de sensores entre outros aparelhos eletrônicos de uso no prédio.

O fácil processo de montagem e desmontagem permite assim com que esses materiais sejam facilmente levados de um canto para o outro da casa,a depender das vontades do morador que adquiriu esses produtos.

Boa iluminação e ventilação

Por causa da própria disposição das ripas de madeira nessas divisórias, esse material acaba por garantir uma melhor iluminação e ventilação aos espaços ao que são aplicadas, se comparadas com outras estruturas mais rígidas de separação de cômodo.

Como acontece com as portas ou até mesmo com o levantamento de uma parede ou coluna, com o intuito de trazer uma melhor disposição dos espaços disponíveis em uma casa. Uma divisória pode garantir a divisão de um espaço mais aberto, nesse sentido.

Combinação com diversos estilos

Além da sua aplicação com a separação melhor de um espaço, a outra principal função de  uma divisória de madeira está relacionada à escolha de decoração do lugar, algo no qual esses instrumentos de separação acabam por se destacar, com diversas combinações.

Pois enquanto uma porta de enrolar costuma ter uma função, que é garantir a segurança de um espaço, uma divisão de madeira pode ser usada com diversas finalidades, sendo muitas delas de decoração.

A combinar com um estilo clássico, natural ou até mesmo rústico, tudo que faça uma boa comunicação com materiais de madeira. Sendo esses apenas um dos motivos para fazer com que esse material esteja tão presente nos imóveis recentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.