Diferenças entre massagem e massoterapia

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 26, 2021

A massagem e a massoterapia têm as suas semelhanças na sua escrita, fazendo com que muitas pessoas tratem as duas como a mesma coisa.

Com a vida cada vez mais corrida e estressante, muitas pessoas têm recorrido às técnicas de massagem, com o objetivo de amenizar todas as tensões do dia a dia. Porém, quando a pessoa busca por essas técnicas ela pode enfrentar confusão entre esses dois termos.

A massagem existe há milhares de anos e é muito usada para fins medicinais. Todos os benefícios dessa técnica são: melhorar a circulação sanguínea, aliviar tensões e promover um ótimo bem-estar.

Quando o massagista se torna massoterapeuta? A diferença estará na formação destes dois profissionais e no conhecimento que é apresentado para eles.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Diferença entre Massagem e Massoterapia

A principal diferença que podemos abordar entre a massagem e a massoterapia estará na formação do profissional.

O massoterapeuta será o profissional com formação técnica para executar os diferentes tipos de massagem orientais e ocidentais. Curso de Massoterapia, tem em média dois anos de duração, podendo ser feito também online.

No Curso Online também serão adquiridos os conhecimentos avançados em anatomia, biossegurança e na fisiologia humana.

O massagista será o profissional que busca fazer um curso livre para se especializar. Ele poderá dominar técnicas de massagem relaxante, drenagem linfática, entre outros.

Para exemplificar, o massoterapeuta será o profissional que vai possuir formação técnica na área, com cerca de 1.200 horas de formação. E os cursos de massagem terão uma duração entre 16, 40 ou de 240 horas, dependendo das técnicas que são abordadas.

Cotidiano corrido e a importância do cuidado com a saúde

Por muito tempo a massagem teve o seu papel corrompido pela sociedade. Pois, a massagem ganhou um termo com conotação sexual, devido justamente ao toque na outra pessoa. Porém, felizmente, esse tabu vem caindo ao passar dos anos e muitas pessoas se tornaram adeptas a esta prática.

Atualmente, devido ao cotidiano corrido e estressante, cada vez mais as pessoas têm buscado por cuidados com a saúde, com a finalidade de ter uma melhor qualidade de vida e de bem-estar.

A massagem é uma técnica terapêutica, com a qual as pessoas têm buscado se reencontrar e restabelecer o seu equilíbrio natural, procurando assim mais fôlego e entusiasmo para encarar o dia a dia.

Com o aumento da popularidade da massagem e de terapias que estão relacionadas com a redução de estresse e de problemas musculoesqueléticos crônicos, a massagem vem ganhando grande valor para a sociedade.

Diferenças entre massagem e massoterapia
Diferenças entre massagem e massoterapia

Massagem e as suas diferentes técnicas

Para compreender a diferença entre Massagem e Massoterapia será preciso saber mais sobre a massagem e as suas técnicas. A palavra massagem vem do latim e do grego, e ela é utilizada no alívio de dores e de tensões há milhares de anos.

As suas práticas podem ser divididas entre técnicas orientais e ocidentais. A diferença entre essas técnicas é que a massagem do ocidente segue as regras da ciência ocidental e as suas técnicas buscam trazer melhores benefícios para o aparelho locomotor, muscular e esquelético da pessoa. E as técnicas orientais são focadas no equilíbrio das energias do corpo.

As duas técnicas refletem em diversos benefícios, como na liberação de hormônios que promoverá relaxamento, o estímulo da circulação sanguínea, entre outros.

Profissional Massagista

Definimos o profissional massagista como aquele que por meio de cursos livres aprenderá a executar as técnicas de massagem.

Como por exemplo, em um determinado curso livre, o profissional aprenderá a fazer drenagem linfática, sendo assim transmitidos conhecimentos necessários sobre essas manobras e todo o conteúdo necessário sobre o sistema linfático. Com isso, o massagista torna-se apto a realizar a drenagem linfática.

Profissional massoterapeuta

O profissional massoterapeuta terá formação técnica, podendo aperfeiçoar os seus conhecimentos em cursos livres. Esse profissional terá um conhecimento muito mais abrangente, com o objetivo de atender melhor às necessidades de seus clientes. Em sua formação, o massoterapeuta aprenderá a executar diversos tipos de massagens orientais e ocidentais. Como por exemplo:

  • Massagem clássica;
  • Drenagem linfática;
  • Cromoterapia;
  • Reflexologia podal;
  • Quick Massage;
  • Aromaterapia;
  • Shiatsu;
  • Tui Ná (Tuina);
  • Do-in;
  • Auriculoterapia.

E o profissional adquire ainda os conhecimentos sobre anatomia, biossegurança e fisiologia humana.

O curso técnico de massoterapia possuirá em média dois anos de duração, sendo o período necessário para que o aluno se especialize nas técnicas mencionadas acima, e além dessas técnicas.

Depois de ler sobre as diferenças entre massagem e massoterapia, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade