Diferenças entre máscara e condicionador e quando usar cada um

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Aprenda como utilizar corretamente a máscara e o condicionador 

Para quem ama cuidar dos cabelos e procura deixá-los com um aspecto saudável, mas não sabe a diferença entre a máscara e o condicionador, fique tranquilo! Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa saber para manter a beleza dos seus fios. 

Se o objetivo for conservá-los macios e hidratados, recorrer ao uso da máscara e do condicionador é a melhor alternativa. No entanto, as vitaminas para o cabelo também são indispensáveis para a manutenção da saúde capilar, independentemente da textura das suas madeixas. Enfim, no que elas divergem e qual escolher? Confira!

Máscara e condicionador: qual é a diferença?

Caso esteja se perguntando se máscara e condicionador são a mesma coisa, saiba que a resposta é  não. Cada uma tem um uso específico, portanto, não substitua uma pela a outra. 

A melhor forma de aproveitar todos os benefícios que ambas oferecem é criando um cronograma capilar, garantindo, dessa forma, nutrição e vitalidade para suas mechas.

1. Máscara

Apesar de não selar as cutículas, as máscaras capilares têm a função de tratar, devolvendo todos os nutrientes necessários que estruturam os fios e proporcionam uma aparência sadia dos cabelos. Elas são comercializadas em três versões, sendo para:

  • hidratar;
  • nutrir; ou
  • reconstruir. 

Se o exterior do seu cabelo está opaco, quebradiço ou ressecado, opte pela máscara de hidratação, ela é recomendada porque fornece aos fios o brilho necessário para um visual sedoso.

Agora, se os fios estão ressecados, quebradiços ou com pontas duplas, prefira as de nutrição, já que elas são responsáveis por repor os lipídeos, os nutrientes e a água que as fibras capilares perdem, naturalmente, quando expostas ao calor do sol, de secadores ou de chapinhas. 

Porém, se excedeu no uso de produtos químicos, provavelmente eles estão frágeis, quebradiços, com frizz ou até mesmo elásticos. Nessa situação, escolha fazer uma reconstrução, elas irão restabelecer os elementos que dão sustentação às madeixas, depositando os aminoácidos, as proteínas e os minerais perdidos, assegurando o brilho, assim como a maciez de volta.

Dependendo do estado das mechas, monte um planejamento em que as aplicações das máscaras ocorram semanalmente ou a cada 15 dias, para preservá-los bem tratados. Não se esqueça: elas apresentam uma consistência mais pastosa e têm as funções de: 

  • hidratar;
  • agir profundamente nos danos causados aos cabelos;
  • atuar internamente e externamente no fio;
  • reconstruir a textura das mechas;
  • revitalizar e nutrir. 

2. Condicionador

Como um grande aliado do shampoo, o condicionador possui outras finalidades diferentes da máscara. Ele tem uma consistência mais fluida, podendo ser aplicado diariamente, visto que sua função é selar os poros dos fios que foram abertos durante o processo de limpeza, a fim de preservar os nutrientes restaurados pela máscara de tratamento.

Eles promovem a maciez e o brilho nas mechas antes da finalização, mesmo que sua atuação seja externamente. Apesar disso, condicionar os fios é muito importante para criar uma barreira protetora sobre as cutículas capilares. Além disso, o condicionador contém uma composição mais leve na sua fórmula, assim como outras vantagens, como:

  • desembaraçar os cabelos com facilidade;
  • proteger dos raios ultravioleta e da poluição do ar;
  • equilibrar o PH;
  • tornar as madeixas mais maleáveis.

Sempre escolha fazer a aplicação de ambos os produtos após o shampoo, uma vez que o cabelo estará com os poros abertos prontos para receber a nutrição desses itens. Em relação ao uso, alterne semanalmente as máscaras entre as de hidratação, nutrição e restauração, de acordo com a necessidade do seu cabelo. Para aplicar o condicionador não há restrição. Só tenha cuidado: nunca passe próximo ao couro cabeludo, para não causar caspas. E, ao contrário do que muita gente acredita, o certo é passar o creme de tratamento antes de condicionar os fios, desse modo, você estará mantendo todos os nutrientes recebidos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade