Design: tendências visuais que dominarão 2024

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por karine.menezes
em janeiro 31, 2024

design visual é a criação de soluções visuais esteticamente agradáveis para transmitir uma mensagem específica. Ele abrange uma grande idade de elementos visuais, como layout, cores, tipografia, imagens e ícones.

Todos eles são combinados de maneira harmoniosa para transmitir uma ideia ou um conceito, por essa razão, o design visual tem um papel muito importante em várias áreas, como no caso do marketing e da publicidade.

A identidade visual do negócio precisa ser coesa, pois isso ajuda a construir uma marca reconhecível e memorável. Toda a escolha deve ser cuidadosa em termos de elementos visuais, pois a intenção é refletir a personalidade da marca.

Também é da forma que a empresa vai conseguir estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo.

Dentro do contexto digital, o design visual é muito importante para garantir a usabilidade e proporcionar uma boa experiência para o usuário dentro de sites e aplicativos.

Os elementos devem ser organizados de modo a facilitar a navegação e para que as informações apresentadas possam ser compreendidas pelos visitantes.

Este artigo vai mostrar as principais tendências visuais para 2024, como podem afetar o design da marca, como as empresas podem usar essas tendências para se destacar e quais são os desafios de segui-las.

Tendências visuais em 2024

Existem várias tendências visuais que são destaque em 2024 porque conseguem mudar a estética e a experiência do usuário. Entre as principais estão:

  • Arte gerada por IA;
  • Profundidade e realismo 3D;
  • Integração com realidade aumentada;
  • Ilustrações com textura realista.

A arte gerada por inteligência artificial é algo proeminente porque traz novas formas de expressão artística e ajuda a explorar a interseção entre criatividade humana e tecnologia.

Um fabricante de display de acrílico para doces pode investir em profundidade e realismo 3D porque esse recurso vai proporcionar experiências visuais imersivas em vários setores.

Por outro lado, a integração com realidade aumentada vai mudar a maneira como as pessoas interagem com o ambiente digital ou físico, podendo ser aplicada nas compras online e nos treinamentos.

Quantas ilustrações com textura realista, conseguem acrescentar um toque tátil e sensorial às representações visuais para que a marca possa criar uma estética autêntica e palpável, com ilustrações que imitam materiais reais.

Como as tendências afetam o design de marca?

As tendências desempenham um papel significativo no design da marca, sendo capazes de influenciar a maneira como as organizações se apresentam e como são percebidas pelo público.

É necessário acompanhar e incorporar o que é mais relevante no design da marca para manter uma imagem contemporânea e atrativa, mas sem exageros.

Com a evolução do design visual, é possível notar impactos nos elementos mais importantes da marca. Por exemplo, um fornecedor de forno iglu alvenaria vai repensar suas cores, tipografia, formas e estilo geral.

Supondo que existe uma tendência dominante em direção a cores vibrantes e gradientes, a empresa pode usar esses elementos para transmitir modernidade e dinamicidade.

O minimalismo e a simplicidade também geram impactos nos logotipos e na identidade visual, pois muitas empresas preferem uma estética limpa e elegante para atender as preferências contemporâneas por algo simplificado e fácil de identificar.

No cenário digital, a integração de elementos interativos e a adaptação para interfaces de usuários amigáveis, juntamente com as tendências tecnológicas, são muito importantes.

Isso porque a organização precisa garantir uma boa experiência para o usuário se realmente quiser construir uma marca sólida, e as tendências em termos de design geram um impacto direto nesse sentido.

Sem falar que existe uma valorização cada vez maior da autenticidade e da sustentabilidade em relação às preferências do consumidor que acabam interferindo no design de marca.

Qualquer organização que adote uma abordagem autêntica e demonstre que seus valores estão de acordo com as questões sociais e ambientais vai conseguir se destacar.

De que modo se destacar da concorrência?

Quando uma pessoa está pesquisando um produto ou serviço na internet, como fornecedor de conexão pneumática telefone , vai encontrar diferentes opções e fazer negócio com a empresa que souber se destacar.

Para superar os concorrentes, é fundamental saber usar as tendências atuais do design de maneira estratégica, e algumas formas de fazer isso são:

  • Identidade visual única;
  • Experiência inovadora;
  • Autenticidade;
  • Conhecer o público;
  • Inovar.

Ao adotar as tendências de design, as empresas precisam saber personalizá-las para que sua identidade visual seja única. Algo que leva em conta cores, tipografia e estilos visuais que podem ser ajustados para refletir a personalidade da marca.

É essencial integrar tendências no design de interfaces e experiência do usuário para oferecer vantagem competitiva significativa.

A marca vai usar elementos interativos, animações e abordagens inovadoras para melhorar a usabilidade e criar experiência envolvente.

Para clientes que estão pesquisando sobre curso de comissário de bordo preço , uma escola de aviação pode usar as tendências de design para destacar sua autenticidade e sustentabilidade.

Em outras palavras, pode estabelecer uma comunicação transparente sobre práticas comerciais éticas e ambientais, com foco em atrair consumidores que se preocupam com essas questões e assim se diferenciar da concorrência.

A escolha dos elementos que serão usados deve ser pautada pela compreensão do público, de modo a entender suas preferências e valores para adaptar as tendências e com isso alcançar uma audiência específica e que vai se conectar com a marca.

Toda organização precisa ter capacidade de se adaptar e incorporar novas tendências de maneira contínua. Então, inovar o design para acompanhar as mudanças nas preferências do consumidor e os avanços tecnológicos ajuda a manter a relevância da empresa.

Além de design gráfico, o conteúdo visual dentro das campanhas de marketing e das redes sociais também precisa seguir algumas tendências, principalmente vídeos, imagens e ilustrações, para que atendam às preferências do público.

Desafios para seguir tendências

Seguir tendências visuais também tem alguns desafios que precisam ser considerados para manter uma presença forte e autêntica.

Um deles é a uniformização, ou seja, um despachante próximo a mim precisa observar se muitas outras empresas do mesmo segmento estão adotando os mesmos modelos, pois isso pode provocar uma saturação.

Consequentemente, o negócio pode perder sua singularidade e ter mais dificuldade para se destacar no mercado.

As tendências costumam ser passageiras, assim sendo, adaptar-se constantemente pode ser muito caro e desafiador para o negócio, principalmente se tiver recursos limitados.

Além do mais, nem sempre é possível acompanhá-las devido à identidade e aos valores da marca. Tanto é que adotar algo popular sem considerar a autenticidade da marca pode fazer com que ela perca a conexão com o público.

Tendências de design para 2024

O ano de 2024 traz algumas tendências em termos de design que podem ser acompanhados pelas empresas, e entre eles está o minimalismo.

Pode ser adaptado tanto para uma empresa que oferece lavadores gases industriais quanto para qualquer outro negócio por se tratar de uma proposta simples e que elimina tudo o que é desnecessário.

Também envolve o uso de espaços em branco, paleta de cores suaves e designs limpos para transmitir uma estética elegante e moderna.

Já as ilustrações em 3D também estão em ascensão porque trazem uma dimensão adicional para o design visual. Com elementos tridimensionais realistas ou estilizados, acaba proporcionando uma experiência visual envolvente.

As organizações também podem usar cores vibrantes e contrastantes para trazer mais energia e impacto visual ao design.

Um negócio especializado em fechamento de sacada automatizado , por exemplo, pode usar tons ousados e combinações de cores vivas para chamar a atenção e criar uma identidade visual marcante.

É primordial lembrar que a tipografia tem um papel essencial para designs que incorporam letras expressivas e personalizadas.

É interessante adotar um tipo único e inovador para transmitir a mensagem da organização de maneira distinta e memorável, pois assim fica muito mais fácil acompanhar as tendências e se destacar entre os concorrentes.

A quinta possibilidade para 2024 são os efeitos de gradiente, pois eles ajudam a fazer uma transição suave entre as cores.

Um fabricante de porta celular de acrílico pode aproveitar seus benefícios porque se trata de uma técnica amplamente utilizada para logotipos, imagens de fundo e elementos gráficos, para trazer uma estética moderna e dinâmica.

Todas essas tendências mostram uma evolução contínua do design, com foco em simplicidade e profundidade visual para criar experiências visuais impactantes e contemporâneas.

Considerações finais

O design visual é uma área que evolui constantemente, e por isso lança novas tendências que refletem uma busca contínua por experiências visuais inovadoras.

Indo desde o minimalismo até a escolha de uma tipografia expressiva, essa área consegue criar maneiras únicas de expressar a marca.

Basta que o negócio saiba equilibrar modernidade com autenticidade para garantir harmonia entre os elementos e transmitir sua identidade de marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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