Saiba como preparar o seu apartamento com decoração minimalista

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 15, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Saiba como preparar o seu apartamento com decoração minimalista

O minimalismo se caracteriza pelo lema “menos é mais” e vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de ambientes em todo o mundo.

Este estilo se popularizou em meados da década de 1960, uma época difícil em que muitas pessoas tinham perdido quase tudo que tinham devido às lutas da Segunda Guerra Mundial.

Os itens de decoração e os móveis têm a tendência de perderem suas curvas, prezando por um ambiente mais clean, com linhas mais retas.

Deixou-se de usar uma quantidade exagerada de elementos para enfeitar os cômodos, como era feito antes. O estilo ganhou personalidade em diversos espaços, ficando famoso por sua elegância e simplicidade.

Se você busca um estilo de decoração que deixe seu ambiente sem exageros, com uma sensação de maior organização, este artigo é para você. Aqui abordaremos diversas dicas para você fazer uma decoração minimalista, além de pontuar os benefícios desse estilo.

Por que escolher uma decoração minimalista?

A decoração minimalista pode ser aplicada aos mais diversos ambientes, permitindo um melhor aproveitamento do espaço, como em:

  • Casas;
  • Apartamentos;
  • Empresas;
  • Lojas.

Com sua aplicação em ambientes de trabalho pode ser uma grande ajuda para conseguir um bom laudo ergonômico, por priorizar o que realmente é importante em um ambiente.

Essa é uma decoração perfeita para quem quer aproveitar melhor os espaços, além de reduzir a quantidade de objetos expostos. Com isso, cria-se ambientes mais funcionais, com maior produtividade e equilíbrio para sua decoração.

A decoração minimalista permite uma maior organização dos itens, de forma que fica mais fácil manter os cômodos arrumados, melhorando a sensação de bem-estar.

Isso otimiza a limpeza dos ambientes, uma vez que você tem menos elementos para tirar do lugar e fazer a arrumação. Com uma bela decoração você faz com que seu imóvel passe a valer mais, destacando-se em uma avaliação de imóvel residencial.

Um dos principais benefícios deste tipo de decoração é o consumo consciente, tornando o viver com menos um hábito e um estilo de vida. Isso não se aplica somente aos itens de decoração, indo até uma escolha consciente de roupas, equipamentos e utensílios.

Como investir em uma decoração minimalista?

Existem alguns pontos que você precisa se atentar para alcançar um resultado realmente minimalista em sua decoração. Pontuamos a seguir 5 dicas com técnicas que permitirão que você aplique o minimalismo em todos os detalhes. Confira!

  1. Mantenha no ambiente só o que é necessário

Como você já percebeu até aqui, minimalismo tem a ver com o mínimo necessário para que os ambientes sejam funcionais. Isso significa que quanto menos elementos você deixar à vista no ambiente, mais minimalista é sua decoração.

Você pode dar destaque para sua escada metalica, mantendo visível só o que realmente for funcional. Deixe as estantes com poucas informações, guardando em locais adequados todos os utensílios e lembranças.

A dica é para não deixar os ambientes sobrecarregados, com muitas informações à vista no ambiente. Junte todos os elementos que ficam espalhados, como utensílios de cozinha, e encontre o melhor lugar para que eles fiquem guardados.

  1. Utilize um mesmo padrão de cores

As cores possuem um grande efeito nos ambientes, principalmente para a decoração minimalista. A aplicação de tons e efeitos deve ser muito bem estudada em cada cômodo, para manter o  ambiente clean.

Investindo em um piso industrial de concreto, você deve dar preferência aos tons mais básicos, como o bege, o branco e o azul.

Aposte em uma paleta de cores mais neutras que não carrega o ambiente, dando mais liberdade na escolha dos demais itens que vão compor a decoração.

Não misture muitos tons diferentes, mantendo a sobriedade na hora de colorir os ambientes para sua decoração minimalista.

  1. Planeje o espaço para cada item

Em todas as áreas de nossas vidas o planejamento é algo essencial, principalmente na hora de produzir um ambiente minimalista. Você pode lançar mão de um bom software de analise estrutural para planejar melhor os espaços.

Analise cada item que você deseja colocar na decoração, vendo o local e a disposição, visando aproveitar da melhor forma o espaço.

Você deve prezar pelo conforto e pela disponibilidade dos itens que mais utiliza, fazendo com que todos os itens sejam realmente funcionais na decoração.

É importante prezar por uma disponibilização dos itens de forma que não precise fazer grandes esforços para realizar suas atividades cotidianas.

  1. Utilize espelhos e texturas

Os espelhos e as texturas podem trazer um efeito extraordinário para a decoração de seus ambientes. Com eles é possível dispensar muitos quadros nas paredes, deixando o ambiente ainda mais limpo.

Com um jogo de iluminação com placas e interruptores você pode dar destaque para diferentes texturas no ambiente. Os espelhos são ótimas opções para aumentar a sensação de amplitude nos ambientes, dando uma impressão que o espaço é maior.

Seu uso também auxilia na iluminação, aproveitando melhor a luz natural e fazendo com que você economize na conta de energia.

  1. Aposte em móveis simples

É fundamental que sua mobília converse com o restante da decoração, mantendo o padrão minimalista no ambiente.

Invista em móveis com poucos detalhes, sempre tomando cuidado para que eles não obstruam as passagens ou fiquem em posições que dificultam suas atividades diárias.

Aposte em móveis inteligentes, com mais de uma função, que trazem mais funcionalidade ao ambiente. Pufes e cabideiros trazem charme ao local e são funcionais, sendo ótimas escolhas para a composição.

Você pode também reformar seus móveis antigos, investindo em novas cores e novas estampas, podendo também buscar uma empresa de divisórias para renovar móveis planejados.

Benefícios da decoração minimalista

A decoração minimalista certamente é a melhor escolha para quem gosta de ambientes bem organizados. Se você está pensando em como vai decorar seu ambiente e quer prezar pela organização, essa é a melhor escolha.

Com esse estilo você muda hábitos, prezando por aquilo que é realmente importante e funcional. Você verá o que precisa e o que não precisa no seu dia a dia, descartando excessos e coisas desnecessárias.

Estes ambientes trazem alguns benefícios para sua rotina, garantindo o bem-estar. Listamos alguns benefícios a seguir.

Mais espaço

Com ambientes com menos móveis e utensílios, o estilo minimalista é caracterizado pelo visual mais clean. Com mais espaços vazios você tem ambientes mais amplos que favorecem a circulação de pessoas, além de trazer mais conforto.

Utilizando um mobiliário reduzido é importante investir em itens de qualidade e que realmente sejam funcionais no ambiente, fazendo a diferença onde forem colocados.

Isso gera ambientes com maior amplitude e itens que realmente são importantes em sua rotina colocados à disposição, enquanto o que é desnecessário é descartado ou guardado.

Você deve ainda priorizar a luz natural, valorizando espaços e trazendo mais conforto para seus ambientes.

Organização e praticidade

Com menos móveis no ambiente, as chances de deixar focos de desorganização são menores. Assim é possível manter o ambiente mais limpo e organizado sempre, garantindo que tudo esteja em seu lugar.

Em uma decoração minimalista cada item, objeto e móvel tem seu lugar e sua função, deixando a organização sempre em dia. Ambientes com uma decoração minimalista têm poucas prateleiras abertas, e quando existem elas contam com poucos objetos.

Os armários ganham mais características minimalistas quando não possuem puxadores, sempre optando por um visual mais clean. Na cozinha você pode usar os eletrodomésticos expostos, conforme sua funcionalidade e uso, mantendo-os à mão.

Nestes ambientes eles assumem o papel de objetos de design, sendo os itens decorativos da sua composição. A intenção é sempre prezar pela organização, pela funcionalidade e pela praticidade, em todos os cômodos.

Simplicidade e elegância

Uma decoração minimalista pode ser adotada tanto em ambientes internos ou em ambientes externos, e você pode valorizar muito seus locais com a contratação de uma empresa de paisagismo e jardinagem.

Escolha linhas retas e finas, associadas com cores neutras, como o preto, branco, cinza e bege, para manter a elegância dos cômodos. Os materiais naturais também são pontos-chave em sua decoração minimalista, então saiba aproveitar deles. 

Tirando os excessos, a decoração minimalista torna os ambientes mais simples e mais elegantes. É a valorização da qualidade em vez da quantidade, que traz sofisticação para suas composições.

Considerações finais

O minimalismo é um estilo que valoriza o que é realmente funcional para a decoração dos ambientes.

Neste artigo você conferiu algumas dicas para investir nesse tipo de decoração, com benefícios como mais espaço disponível, mais organização e praticidade, além de simplicidade e elegância.

Uma decoração minimalista pode ser uma boa forma para você mudar seu estilo de vida, diminuindo o consumismo e revendo hábitos do dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.