Data driven marketing: saiba o que é

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 24, 2022

O data driven marketing é uma ação da qual os dados são adquiridos por meio das interações que se tem com os clientes ou até mesmo terceiros para se compreender melhor quem é o público-alvo dos produtos ou serviços de uma empresa. 

O data driven em si ajuda com que os números e outros dados que fossem sendo adquiridos, ajudando na tomada de decisões e com isso, resolvendo os problemas dentro de um contexto, buscando sempre a melhor saída. 

Por exemplo, uma empresa que trabalha com serviço de copa, pode usar essa ação para melhorar estratégias para seu público-alvo. 

Em casos usados dentro do marketing, estes dados ajudam na criação de abordagens com mensagens mais criativas e também, apontar as tendências das quais possam ser preferenciais do cliente, tanto pelos seus motivos como pelo seu comportamento. 

Desta forma, o marketing da empresa ganha maiores eficiências e aprimora a experiência do cliente durante o processo de compra, fazendo com que o retorno sobre investimento, conhecido como ROI, seja ainda melhor. 

Visto que em boa parte das estratégias, a presença de capital seja essencial e por isso, quanto melhor a empresa planejar para não perder dinheiro, melhores se tornam os retornos que ela irá adquirir. 

Essa técnica foi ganhando ainda mais força dentro do mercado, em um aspecto geral, conforme a tecnologia foi avançando ao longo dos anos, permitindo que softwares contribuíssem com as estratégias e metas da empresa. 

E conforme o volume de dados foi crescendo a cada avanço, seja na contratação da limpeza de tapetes ao domicílio ou nas vendas, ferramentas para ajudar no auxílio de tarefas envolvendo essas informações se tornaram essenciais.

Para que uma empresa possa ter um bom data driven marketing que contribua com planejamentos futuros e ações que já estão presentes, é fundamental que o negócio conheça desde os motivos para aplicação até seus benefícios. 

E assim, as formas para a aplicação possam ser feitas com um maior assertividade, agregando valores a empresas que usufruir da estratégia.

Por exemplo, quanto mais um empreendimento de persiana romana sala se preparar para atuar dentro do mercado, melhores tornam-se suas condições para se destacar dentre a concorrência e assim, conquistar maiores números de consumidores. 

Os benefícios da aplicação do data driven

Conhecer bem o mercado que se atua e as operações interiores das quais movimentam a empresa para os seus objetivos é algo que toda empresa deve ter conhecimento, contudo, os benefícios do data driven no marketing vão além do aumento das vendas.

O conhecimento de como o consumidor atua dentro de um mercado, especialmente os seus comportamentos é importante para que as ações sejam melhor definidas, tanto nas abordagens iniciais quanto na nutrição ao longo do processo. 

Se a empresa já tem uma percepção dos consumidores de adesivo para envelopamento personalizado, as chances de uma alta performance ser mantida e concluída tornam-se ainda maiores. 

Por isso, pode-se pontuar que os benefícios da técnica dentro do marketing estão relacionados com:

  • Saber onde comprar;
  • Público-alvo mais segmentado;
  • Conteúdos relevantes;
  • Melhor experiência ao consumidor;
  • Desenvolver melhor o produto;
  • Maiores Retorno sobre Investimento (ROI).

Quando se usa o data driven, o setor de marketing consegue conduzir melhor o consumidor para se ter um conhecimento de quais são os canais de compras mais apropriados para o seu perfil, caso a empresa atue com múltiplos canais. 

Fazendo com que o público-alvo se transforme em algo mais segmentado para a empresa, tornando propício para que as abordagens tenham resultados ainda melhores. 

Outra forma que o data driven contribui para o marketing é por meio dos conteúdos relevantes, porque com o conhecimento e os dados que a empresa de placa de endereço de vidro possui, as formas de criação de conteúdo se aprimoram. 

Proporcionando que o conteúdo atinja o público desejado e com isso, o retorno seja ainda maior devido a melhor experiência que o cliente passa a ter quando entra em contato com este material. 

Oferecer uma boa jornada de compras é importante e vantajosa quando trata-se da competição do mercado, especialmente porque é por meio destas ações que atraem o cliente que a fidelização ocorre mais rápido.

E por sua vez, há um aumento de divulgação vinda de uma forma natural dos conteúdos que a página da empresa publicou, portanto, chegando a um maior número de clientes que se interessam e possuem o mesmo perfil. 

Caso isso não ocorra, a divulgação contribui com o engajamento da página, fazendo com que, desta forma, os clientes certos encontrem a empresa que fabrica etiqueta de garantia personalizada, por exemplo. 

O que faz com que o produto seja ainda mais desenvolvido e aprimorado, atraindo ainda mais o público e fazendo com que a empresa se transforme em uma referência dentro do mercado do qual está atuando. 

Isso contribui para que o aumento do ROI (Retorno sobre Investimento) da empresa seja ainda maior, visto que para algumas técnicas necessitam de um capital que retorna junto aos consumidores que consomem. 

Por ser uma estratégia que agrega valor na empresa em um aspecto geral, as formas que o data driven marketing é aplicado varia de empreendimento para empreendimento por conta dos objetivos que foram criados. 

Porém, ao ser colocado em prática, o negócio ganha benefícios que geram um bom resultado a longo prazo, algo propício para a concorrência constante que é o mercado. 

Como aplicar o data driven marketing?

Para que o data driven marketing seja bem aplicado dentro de uma empresa fabricante de corrimão para escada caracol, os primeiros passos que devem ser realizados é a definição de objetivos. 

Quando a empresa já tem seus objetivos estabelecidos, as ações posteriores para se criar metas ou as ferramentas necessárias se transformam em algo mais fácil de ser estabelecido, porque já há um caminho a ser trilhado. 

Posteriormente, é fundamental que a empresa colete e analise os dados que já tem disponível para saber com maiores certezas as mudanças que são necessárias ou então aprimoradas. 

Caso o marketing da empresa seja multicanal para atrair mais consumidores, os resultados que forem sendo apresentados para cada um desses lugares contribuem para que a estratégia e a análise dos dados seja ainda mais específica. 

Isso porque o ato de coletar e observar ajuda a empresa a construir estratégias de marketing ainda mais segmentadas, seja com conteúdos postados em blogs, sites ou redes sociais, como abordagens em propagandas ou nos e-mails. 

Assim, uma otimização no que já está em andamento é feita mais rapidamente, bem como o alinhamento para que o que está em prática continue sendo mantido. 

Após uma ação, observar os resultados ajuda a saber o que fazer ou não e com isso, o data driven marketing gera uma estabilidade para a empresa ter o retorno certo e conquistar o consumidor em um menor tempo, mas que seja fidelizado por um longo. 

Processos de automatização também podem fazer parte do data driven, como uma forma para lidar com mais vigor com os dados que são coletados e armazenados, permitindo que o acesso seja no momento que o setor desejar. 

Com uma boa aplicação de data driven, é possível que o empreendimento se torne referência dentro do segmento não apenas para os consumidores, como também para aqueles que realizam buscas dentro do nicho e assim, aumente a visibilidade. 

Considerações finais 

O data driven marketing é uma prática que colabora para que o empreendimento ganhe bons resultados e com isso, consiga não apenas se estabelecer bem dentro do mercado como também, conquistar o público-alvo certo. 

A segmentação de consumidores é algo importante dentro do mercado, seja de lavadora de vidro vertical ou de cosméticos, porque são eles que proporcionam não apenas o retorno de investimento mas um maior destaque dentro da segmentação que atua. 

Com essa técnica, as formas de desenvolvimento de produto também sofrem alterações positivas, fator que colabora para que a fidelização do consumidor também ocorra mais rapidamente e com isso, divulgue o serviço ou produto para amigos e familiares. 

O data driven permite que os conteúdos criados sejam mais relevantes para a empresa, fazendo parte da experiência e o processo tanto de compras como de fidelização, essenciais para que o funcionamento das estratégias sejam concluídas. 

As formas como o data driven são incorporadas dentro da empresa podem variar desde o investimento que deseja para o marketing, como também, as otimizações que o negócio deseja fazer internamente para melhorar performances externas. 

Como a tecnologia está cada vez mais transformando o mercado, é importante que exista um acompanhamento do que está sendo introduzido como novo ou virando tendência, fazendo com que deste modo, as chances de solidificação sejam ainda maiores.

Portanto, desde acompanhamentos de resultados até um alinhamento com o que deseja ser conquistado no mercado, o data driven marketing é uma técnica que proporciona um diferencial e com isso, maiores chances de ser a referência do mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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