Contabilidade rural: o que é, importância, objetivos e benefícios

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em outubro 26, 2022

A contabilidade rural exige um conhecimento mais específico para ser implementada na área rural, tanto no setor agrícola, quanto agropecuário, agroindustrial e zootécnico, porque é diferente dos processos contábeis gerais, já conhecidos.

Para entender os negócios que envolvem essas áreas, os conhecimentos básicos não atendem às necessidades de uma loja varejista de telhado galvanizado embutido, por exemplo.

A diferença das atividades que cercam o agronegócio é marcada por riscos pertinentes à instabilidade climática e na flutuação dos preços das commodities agrícolas ou na variação de preços de produtos e insumos, provocados pela oscilação do dólar.

Esses fatores acabam por modificar o gerenciamento dessas áreas e quando aplicada pode melhorar os resultados financeiros de um empreendedor, contribuindo para que os recursos obtidos sejam usados mais adequadamente.

Conceituando a contabilidade rural

A contabilidade rural é um ramo que tem como foco o patrimônio rural, atendendo empresários do setor agrícola e possui características próprias, sendo distinta de outros segmentos empresariais.

Portanto, é importante desenvolver um atendimento contábil direcionado, para que ele atenda às necessidades desse ramo de atuação, para que os resultados de vendas e a lucratividade aumentem nas áreas acima apontadas.

A contabilidade rural é um instrumento de auxílio para melhorar a gestão de uma fazenda que utiliza serviços de locação de rolo compactador pé de carneiro. Toda a informação contábil fornecida, tornam as decisões estratégicas as melhores.

Ela exige o cumprimento das exigências fiscais pertinentes, que dependem da contabilidade, que quando bem estruturada evita perda de dinheiro, caso a empresa receba multas pelo descumprimento das mesmas.

Objetivos da contabilidade rural

A contabilidade rural é muito pouco utilizada pelos produtores rurais, pois é classificada como uma técnica complexa, que na prática dá pouco retorno e é adotada apenas para fins da Declaração do Imposto de Renda. Porém, ela tem objetivos bem específicos, tais como:

  • Direcionar e planejar as operações agrícolas e agropecuárias;
  • Medir a performance financeira das atividades rurais;
  • Assegurar as condições de sobrevivência do empresário rural;
  • Garantir a competitividade no agronegócio;
  • Aumentar os resultados econômicos;
  • Fornecer informações úteis para a administração rural;
  • Fortalecer os preços dos produtos no mercado do agronegócio;
  • Estudar, calcular e registrar as movimentações financeiras.

Não importa o tamanho do empreendimento, seja pequeno, médio ou grande. A contabilidade rural é importante para o produtor que trabalha com madeira plástica deck, em uma fazenda, pois ela registra todas as informações contábeis.

O governo federal considera como atividades rurais as seguintes modalidades de negócios, apontados na lista abaixo:

  • Atividades agrícolas;
  • Atividades pecuárias;
  • Extração e exploração vegetal;
  • Exploração da apicultura;
  • Atividades de avicultura;
  • A suinocultura;
  • A piscicultura.

Por isso, o empreendedor rural que trabalha com essas atividades precisa realizar a contabilidade rural, para que as informações fiquem armazenadas, no sentido de serem bem utilizadas para o avanço de suas atividades.

Por meio dela, a gestão dos negócios de demolição de alvenaria fica mais eficiente e ainda consegue manter as responsabilidades tributárias junto ao Fisco em ordem, sem atrasos nos pagamentos, que, quando ocorrem, levam a multas muito altas.

A importância da contabilidade rural

Ao realizá-la, em primeiro lugar, dá para ter muito mais noção de custos, investimentos e lucros, porque ela é um recurso importante para controlar os negócios, abrindo espaço para expandir as atividades rurais.

Ela torna-se essencial nas atividades rurais, pois os donos de uma fazenda com pisante de madeira para jardim, conseguem tornar a administração do local mais organizada, economizando recursos financeiros para outros investimentos.

A seguir, a lista mostra alguns fatores que tornam esse tipo de contabilidade imprescindível para os empreendedores rurais, tais como:

  • Equilibrar a entrada e saída financeira do caixa;
  • Disponibilizar recursos para compra de equipamentos;
  • Facilitar o pagamento de empréstimos concedidos;
  • Direcionar recursos para compra de fertilizantes e sementes;
  • Propiciar maior evolução na venda de animais;
  • Levantar o patrimônio do empreendedor;
  • Otimizar o fluxo de caixa.

Portanto, o empreendedor rural, através desse tipo de contabilidade, pode ter a noção exata da quantidade de imóveis, carros e equipamentos que possui, bem como o número de cabeças de gado que circulam pela sua fazenda.

Por isso, a organização do fluxo de caixa, que pode ser realizada por meio de softwares modernos, torna-se adequada para controlar tudo o que é gasto ou economizado, para que esse dinheiro possa ser melhor utilizado, sem desperdícios.

Existem plataformas digitais que facilitam o controle financeiro e são tecnologias bem simples, objetivas e bastante intuitivas e qualquer empreendedor rural pode utilizá-las, tornando o sistema de gestão qualificada e eficiente.

Há, inclusive, um sistema de geração de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que auxilia os produtores rurais que plantam a matéria prima para produzir engradado de madeira para transporte de animais, por exemplo.

A madeira, o insumo principal para esse tipo de produto, é plantada pelo trabalhador rural em sua fazenda e depois vendido a um preço estabelecido nesse mercado, fazendo com que ele se torne competitivo frente aos concorrentes.

Essas são algumas razões da importância da contabilidade rural. Com a sua utilização, as metas e objetivos planejados pelos empreendedores podem ser alcançadas ao longo do tempo.

Benefícios da contabilidade rural

Os benefícios da contabilidade rural, no desenvolvimento do agronegócio, vai além de uma simples administração de valores e das possíveis questões burocráticas envolvidas.

Ela traz benefícios para os empreendedores, tais como os principais, elencados abaixo, para conhecimento:

  • Acompanhamento da carga tributária que envolve o negócio;
  • Auxílio no controle dos recursos financeiros;
  • Registro das informações contábeis;
  • Possibilidade de um planejamento estratégico nos negócios.

O conhecimento da carga tributária que envolve cada tipo de empreendimento rural é bastante complexo. Porém, a contabilidade rural, realizada por um contador especializado no assunto, pode manter o empreendedor rural informado a respeito.

Esse acompanhamento de valores mensais despendidos podem ser verificados mensalmente, para que o pagamento nunca atrase, contribuindo para controlar seus custos  e o plano de contas rural.

O plano de contas rural é um planejamento que precisa possuir as informações sobre ativos, passivos, receitas, custos e despesas do empreendedor de barreira new jersey pré moldada, mantendo-o seguro com todos esses dados.

Muitos empresários rurais não têm experiência em como lidar com os aspectos financeiros dos seus negócios. Desta forma, o contador pode colaborar para dar início a um projeto simples de controle financeiro, com base no patrimônio.

A partir dele, é possível elaborar o fluxo de caixa e medir todas as entradas e saídas de dinheiro, proporcionando  total controle das finanças.

Os registros contábeis são totalmente primordiais quando o assunto é contabilidade rural. São informações relevantes que devem ser lançadas, permitindo maior controle nos custos que envolvem a criação de animais ou a aquisição de produtos agrícolas.

Através da contabilidade rural, os empreendedores podem elaborar um planejamento econômico estratégico para adquirir lona plástica preta 300 micras e cobrirem seus equipamentos para que não enferrujem, quando expostos em dias chuvosos.

Portanto, esse planejamento vai estar pautado nas informações contábeis organizadas pelo contador, aumentando a produtividade e o lucro dos negócios rurais.

O setor rural é importantíssimo para girar a economia de um país. E, mesmo diante de uma crise, a contabilidade rural é indispensável para diagnosticar os riscos e as oportunidades do mercado, apontando falhas e vantagens em cada tipo de negócio.

A contabilidade rural é altamente indicada, pois seu foco está direcionado para as necessidades e características próprias da rotina de trabalho e da realidade do modelo de negócio atuante.

Além do que permite que o empreendedor conheça a realidade econômica do seu país, auxiliando-o a reconhecer os pontos positivos e negativos do seu negócio.

Considerações finais

Entender as ramificações de conhecimento que envolvem a contabilidade rural é fundamental para qualquer profissional que queira atuar nessa área.

Há, portanto, necessidade de aprofundamento técnico para que o contador especializado aumente seus conhecimentos básicos, pois elas não são suficientes, porque a contabilidade rural é complexa e bem detalhista.

Quando aplicada de forma adequada nas atividades rurais, ela facilita o uso do capital de maneira mais assertiva, para que as necessidades que envolvem o negócio possam ser supridas.

Atualmente, o setor contábil se encontra em constante expansão e o setor agrícola tem buscado essa prática, justamente para se adaptar às novas perspectivas e realidades do mercado.

Portanto, a contabilidade rural é importante para manter o direcionamento das operações agrícolas e agropecuárias, independentemente do tamanho do empreendimento.

Afinal, ela é capaz de mensurar o desempenho financeiro de cada negócio, assegurando que os recursos sejam destinados apropriadamente para garantir a sobrevivência do empreendedor rural.

Ela garante a competitividade no agronegócio, como também consegue estabelecer qual é o nível da concorrência, na determinação dos preços dos produtos colocados no mercado de cada segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade