Conheça 6 dicas de como o CRM pode ajudar na receita da sua empresa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 22, 2022

Depois da abertura de uma empresa, um dos maiores desejos dos empresários é que o número de clientes cresça a cada dia. Para gerenciar todo o processo de comunicação com o público, uma ferramenta de destaque é o CRM.

Não é difícil imaginar o quanto a relação com cada cliente de uma empresa tem o potencial de gerar dados que podem ser usados nas etapas seguintes do processo de vendas. 

De fato, muitos vendedores anotam e guardam essas informações para que elas possam ser utilizadas no futuro, de modo que cada passo avançado em uma negociação faça sentido e não seja criado do zero. 

No entanto, manter esses dados anotados em um bloco nem sempre vai ser o modo mais eficiente e prático de manter um banco de informações sempre alimentado. Afinal, os recursos são limitados e podem prejudicar as anotações. 

Por isso, tal como existe um braço robótico industrial para auxiliar na produção de uma fábrica, é essencial dizer que hoje já existem sistemas importantes que ajudam na gestão de relacionamento com o cliente. 

Justamente pela sua capacidade de facilitar o relacionamento com o público, o CRM é uma ferramenta que ajuda também, de modo especial, na receita de qualquer companhia que esteja em busca de mais lucros e de maior sucesso no mercado. 

De fato, os gestores que podem acessar e utilizar o CRM podem ser beneficiados em vários sentidos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias de vendas, aumentando os resultados da companhia. 

Para saber como isso é possível, é interessante que se entenda o que é o CRM, quais os benefícios que ele oferece, além de conhecer dicas de como o CRM pode ajudar na receita de uma empresa. Neste artigo, é possível se aprofundar mais nesse assunto. 

O que é CRM?

Muitos empresários já conhecem as principais ferramentas voltadas para empresas do mercado. Além disso, sabem o quão importante elas são para que a companhia conquiste maior independência e autonomia. 

O uso do Customer Relationship Management (CRM) é, como o próprio nome já diz, fundamental para uma gestão de relacionamento com o cliente que seja eficaz e que possa trazer mais facilidade para o dia a dia da empresa. 

Uma companhia que vende catraca acesso academia, por exemplo, sabe que o processo de venda desse tipo de produto é bastante diferente daquele de vender alimentos básicos, como arroz e feijão. 

Isso porque uma venda de catracas pode variar conforme o tamanho do estabelecimento, o preço, as formas de pagamento e outros itens, que quando alinhados, podem fazer com que a venda dure alguns dias. 

É aqui que entra a importância e necessidade do CRM, ele é um sistema que permite registrar e organizar os diversos pontos envolvidos no contato e na tratativa do consumidor com o vendedor da empresa. 

Ao entrar na etapa de negociação, o vendedor precisa armazenar uma série de dados, como o nome, telefone e endereço do cliente, conseguindo assim um novo lead para a companhia. 

Mas, além disso, ele pode registrar cada etapa de contato realizada para o fechamento de uma venda. Dessa maneira, o cliente não vira apenas o comprador de uma oportunidade, mas sim um cliente fiel com o qual se estabelece uma relação duradoura. 

O uso do CRM, nesse sentido, é também uma maneira interessante de oferecer uma experiência mais rica para o cliente, pelo tempo que durar o processo de vendas. Afinal, ele permite o registro de todo um histórico de relacionamento com o cliente. 

Vale a pena dizer, inclusive, que um CRM era considerado um sistema caro e que, por isso, poucas empresas podiam adquirir para tornar a sua rotina mais produtiva. Porém, hoje a realidade mudou consideravelmente.

Nesse sentido, uma empresa de grama natural para campo de futebol que queira implementar o uso do CRM no seu dia a dia pode encontrar o modelo e as opções mais fáceis de usar sem precisar desembolsar quantias muito altas. 

Quais os seus benefícios? 

Qualquer pessoa que já tenha visto um CRM sabe o quantas vantagens ele pode trazer para a gestão diária de uma empresa. 

Ao mesmo tempo, é interessante conhecer uma pequena lista de benefícios que ele pode oferecer, são eles:

  • Maior quantidade de negócios fechados;
  • Aumento de clientes;
  • Melhora no relacionamento com o cliente;
  • Aumento no nível de satisfação do cliente;
  • Otimização da qualidade de relacionamento com o público.

Por exemplo, ao precisar comprar uma estação de trabalho com divisória se sabe que o processo de compra pode ser mais lento que o normal. Por isso, quanto melhor for o atendimento da loja, maior é a chance do cliente comprar com ela. 

Com essa organização trazida pelo CRM, fica fácil perceber que, naturalmente, o número de clientes cresce. Tudo isso se deve aos recursos usados para melhorar a qualidade de relacionamento com o cliente.

O nível de satisfação do consumidor é um exemplo disso. Afinal, que pessoa não quer dizer que recebeu um excelente atendimento ao visitar uma loja. Nesse sentido, o CRM pode ajudar e cumpre bem o seu papel. 

Ao mesmo tempo em que tudo isso ocorre, a consequência mais imediata e que se perdura no campo de relacionamento da empresa é a otimização do contato estabelecido entre a firma e o cliente. 

Por isso, seja para comercializar saco valvulado para argamassa ou para vender imóveis, o uso do CRM traz vantagens que vão desde um contato simples até a automatização de processos de venda com tranquilidade. 

Como o CRM pode ajudar na receita?

Como não poderia deixar de ser, o CRM é um elemento que vai além das suas funções mais básicas. Com isso, o sistema de gestão de relacionamento com o cliente pode impactar de modos diferentes na melhora da receita da companhia. 

Gestão de oportunidades

Cada contato recebido por um cliente, ou mesmo um que tenha sido realizado, deve ser definido como uma oportunidade de vendas. Diante disso, usar o CRM para que o processo ocorra de forma otimizada é essencial. 

O CRM ajuda a fazer a gestão disso, pois ajuda a elaborar e a armazenar as propostas enviadas, além de permitir a criação de cadências personalizadas, de modo que o processo possa ser acompanhado com tranquilidade. 

Acompanhamento de vendas

Toda venda, seja de motor de portão com braço ou de qualquer outro produto ou serviço do mercado, precisa ser acompanhada de perto para que traga os frutos desejados. 

Isso inclui tanto a capacidade de envio de propostas para os leads, como o acompanhamento de vendas já realizadas. 

O CRM ajuda nesse processo pois permite a geração automática da venda, enquanto oferece recursos que auxiliam rastrear de forma eficiente o faturamento da companhia.

Aprovação financeira

É indiscutível que o setor de vendas e o financeiro devem andar juntos. Com o uso do CRM, essa necessidade se torna mais efetiva. Afinal, o sistema oferece modos de criar processos importantes. 

Um deles é o da conferência, que funciona gerando uma pendência para a área financeira. Dessa forma, a comunicação se torna mais fluida, pois ambos os setores se alinham e conquistam o relacionamento desejado para fazer o processo de vendas acontecer. 

Criação de relatórios

Todo processo de vendas pode ser muito mais completo quando existe um relatório que reúne informações sobre ele. O CRM também é capaz de auxiliar nesse sentido. 

Entre os recursos que são possíveis desfrutar nessa função, vale mencionar os ganhos por funil de vendas, desenvolvimento de visão personalizada, listagem de oportunidades pendentes e recebimento de documentos. 

Envio de e-mails

Assim como o uso de banner fachada loja pode ser essencial para melhorar a receita de uma empresa, o envio de e-mails é um recurso fornecido pelo CRM e que tem potencial para garantir ainda mais resultados. 

Isso ocorre porque o CRM faz o disparo de mensagens com arquivos anexados, permite a padronização de textos, ajuda na configuração de um e-mail para todos os leads e muitas outras funções. Essa ação se torna mais eficiente e prática, trazendo mais receita. 

Gestão de agenda

Em algumas negociações, é fundamental que o vendedor não perca o timing da venda, justamente para que não perca a oportunidade de vender para o seu cliente. Atender a um pedido de lote de bateria de caminhão de 150 amperes pode ser um exemplo. 

Justamente porque grandes negociações levam tempo, é fundamental que o vendedor esteja atento para saber como administrar o contato no dia a dia. Usar um calendário pode ser uma ótima forma de gerenciar o processo, tornando os contatos mais eficientes. 

Considerações finais

O uso do CRM pode ser o caminho mais promissor para que uma empresa consiga gerenciar o seu processo de vendas e organizar os contatos realizados com o público. 

Por isso, ao utilizar as ferramentas do CRM que são capazes de aumentar a receita, a companhia passa a conquistar melhores condições de trabalho, de modo que os seus lucros são maximizados e trazem retornos constantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade