Emprego: Conheça as 7 competências mais procuradas pelo mercado em 2022

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em outubro 31, 2022

Desenvolver competências é um grande desafio para qualquer tipo de profissional, seja um adolescente que está começando hoje no mercado de trabalho ou até mesmo o direito de uma enorme área dentro de uma empresa multinacional. 

O mundo mudou por completo com a chegada da internet, das redes sociais e da tecnologia, o que fez com que o mercado de trabalho também mudasse totalmente, sendo ainda mais exigente e corando dos candidatos diversas exigências, como: 

  • Idiomas;
  • Cursos;
  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Boa universidade;
  • Características pessoais;
  • Boas recomendações;
  • Entre outros.  

Para pessoas, principalmente jovens, que saíram da periferia e não possuem um alto padrão de vida, possuir tudo isso no currículo pode parecer impossível, por isso, as competências do mercado de trabalho estão sendo reavaliadas. 

Muitas empresas estão humanizando seus processos seletivos e pedindo por competências que vão além daquelas que podem ser adquiridas através de um curso ou idioma, mas aquelas que aprendemos com a vida e que são essenciais para o mercado de trabalho. 

Dentro de uma empresa que trabalha com ações para cuidar do meio ambiente, um novo funcionário pode aprender mais sobre o assunto através de um programa de educação ambiental oferecido pela empresa. 

Entretanto, existem competências que não se aprende com um programa, curso ou palestra, muitas são as que desenvolvemos com o passar dos anos, com as experiências e com tudo o que acontece na vida. 

Por isso, hoje iremos abordar sobre algumas das principais competências que estão sendo exigidas dentro do mercado de trabalho, tudo isso para que você consiga se preparar bem para abraçar as oportunidades que deseja. 

Entenda o que é competência e a sua importância

Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos o que são as competências e a importância delas para a carreira de uma pessoa e para o seu sucesso dentro do mundo corporativo. 

Bom, competências podem ser entendidas como qualidades que uma pessoa tem e que a faz ser capaz de exercer algum tipo de função, seja como pedreiro em uma empresa de gestão de obras ou até mesmo como recepcionista em uma clínica médica. 

A pessoa que possui muitas competências, é a pessoa que é vista como uma ótima profissional e uma pessoa que possui propriedade em determinado assunto e que está pronta para abraçar novos desafios. 

Entretanto, vale a pena entender que competência é diferente de característica, isso porque, a competência é algo que pode ser construído, e as suas características são aquelas que fazem parte de quem você é e já está ligado a sua personalidade. 

Por exemplo, saber falar inglês é uma competência, pois você pode desenvolver isso com o passar da vida, agora, ser uma pessoa mais tímida e reservada são características que formaram quem você e que não irão mudar do dia para a noite. 

Vale a pena entender isso a fundo para que ao entrar em uma equipe que trabalha com sistema de gestão ambiental empresa, você entenda aquilo que pode e consegue desenvolver quanto competência e aquilo que faz parte de quem você é como pessoa.

Agora, falando um pouco sobre a importância dessas competências na vida de um profissional, elas dizem respeito sobre o seu perfil como tal e pode ser um divisor de águas no momento de uma contratação e na escolha entre você e outra pessoa. 

Isso porque, ao deter determinados tipos de competências, donos de empresas e gestores de áreas tendem a olhar com outros olhos para esses profissionais, entendendo que eles poderão ajudar e muito na rotina da empresa. 

Hoje, os empreendedores já não estão mais em busca de um simples empregado para fazer uma função na empresa, mas de uma pessoa que deseja crescer, construir uma carreira e uma história inspiradora dentro da empresa e que transforme sua vida. 

Sendo assim, entendemos que obter um curso NR 35 é um diferencial em sua candidatura, mas também existem outras competências que, em conjunto com esses cursos e conhecimentos, te farão ser o candidato mais procurado do mercado. 

7 competências mais valorizadas 

Pensando em cada vez mais formas de te ajudar, selecionamos 7 competências consideradas as mais valorizadas pelo mercado de trabalho e que vale a pena conferir para desenvolvê-las dentro da sua carreira. Confira: 

  1. Agilidade em tomada de decisões 

A primeira delas é justamente a agilidade no momento de se tomar decisões, isso porque, todos os dias receamos fazer escolhas e tomar decisões, sejam as maiores ou as menores, todas elas impactam no nosso dia, na nossa rotina e até mesmo na nossa vida. 

Por isso, as empresas estão em busca de profissionais que sejam ágeis nessa ação, que não demorem para dar uma resposta e que não fiquem pensando naquilo que poderá perder, mas que tome uma decisão rápido e com a convicção de que foi a certa. 

  1. Espírito de empreendedor 

Vivemos na era do empreendedorismo, o criador e dono de um curso NR 18 deve ter o espírito empreendedor para desenvolver o seu produto do zero para se tornar um sucesso de vendas dentro do mercado.

As empresas, líderes e gestores estão atrás de profissionais que tenham esse mesmo espírito, que não se limitem às paredes da empresa, mas que pensem em criar novos produtos ou serviços que possam ajudar outras pessoas e trazer mais renda para a marca.

  1. Foco nos resultados 

Os resultados são muito mais do que apenas números, eles são aquilo que não podem ser contestados, afinal de contas, as pessoas podem até duvidar de você e do seu potencial para determinadas ações, mas elas jamais poderão duvidar dos seus resultados. 

E um profissional que foca nisso tende a ser bem-visto dentro do mercado de trabalho e dentro da empresa, pois resultados é uma das partes fundamentais de um negócio, e quanto mais funcionários focados nisso, mais sucesso a marca terá. 

  1. Boa orientação para custos 

Custos são aquilo que toda empresa tem, mas que precisa ser devidamente controlado, para isso, muitos recebem um treinamento, assim como um treinamento de reciclagem NR10 que ajuda o profissional a entender mais sobre o assunto. 

Sendo assim, a boa orientação para custos se tornou uma característica fundamental do profissional para que ele saiba organizar as finanças da empresa e até mesmo as suas pessoais, afinal de contas, a forma como uma pessoa cuida do dinheiro diz muito sobre ela. 

  1. Resiliência 

A resiliência é uma competência essencial para a vida, e não apenas para o mercado de trabalho, muito se fala dela nos últimos tempos, mas alguns esquecem a real importância de saber sair de uma situação difícil sem deixar que aquilo te destrua. 

Essa competência diz respeito a arte de saber enfrentar os problemas, entendendo que eles não irão te destruir, que são apenas momentos ruins que irão passar e deixar uma lição valiosa, quem entende isso está preparado para o mercado de trabalho e para a vida. 

  1. Sendo de urgência 

O senso de urgência é aquele que diz respeito ao ato de saber resolver algo de última hora e entender quando alguma coisa precisa ser resolvida de imediato, é uma competência muito exigida para quem trabalha com terceirização portaria condomínio, por exemplo.

Um profissional que possui esse senso de urgência é um profissional que entende a importância de estar alerta para precaver qualquer tipo de problema e, ao detectar algo anormal, já pensar em formas de resolver aquilo e avisar os seus líderes. 

  1. Visão sistêmica 

Por fim, mas longe de ser menos importante, a visão sistêmica é uma competência que diz respeito a ação de olhar a empresa como um todo antes de tomar qualquer tipo de decisão, isso para evitar ao máximo problemas para grande parte dela. 

Essa tem sido uma das competências mais exigidas dentro de uma equipe de gestão de redes sociais para empresas, por exemplo, pois trabalha justamente a importância de saber tomar decisões que veem a situação como um todo e que entenda os seus impactos. 

Cada uma dessas competências podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa ou profissional, seja através de cursos, livros, workshops ou simples conversas com outros profissionais, o que não pode é ficar parado. 

Considerações finais 

Entrar no mercado de trabalho pode parecer uma missão impossível para alguns, assim como crescer dentro da empresa em que está também, mas ao desenvolver as competências acima, você verá que as oportunidades irão surgir e você se sentirá melhor. 

Dessa maneira, você terá um profissional pronto para encontrar a oportunidade perfeita no mercado de trabalho ou abraçar um novo desafio em sua empresa atual, sabendo que possui as competências necessárias para construir uma carreira de grande sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade