Como são feitas as rações de cachorro?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 11, 2022

Entenda a importância e o processo para a fabricação de rações para cães

A ração é a principal fonte de alimentação dos nossos cachorros. Elas são preparadas com base no porte, faixa etária e estado de saúde dos cães, buscando ser um alimento nutritivo que os deixe mais fortes e garanta longevidade. Alguns sites, como o Petz, facilitam a compra de rações e são uma garantia de encontrar produtos de qualidade. 

O Brasil é um dos líderes mundiais na fabricação de rações para cachorros, sendo o maior produtor da América Latina. Aqui, vamos mostrar como as rações são preparadas, quais são os principais ingredientes e a sua importância para a saúde dos cães. 

Como as rações para cachorros são preparadas? 

A fabricação de rações consiste em uma série de ações que buscam garantir a qualidade e a segurança da comida para os cachorros. Dividido em etapas, a fabricação começa com o recebimento e a pesagem da matéria-prima. A pesagem é importante para garantir a dosagem certa de cada ingrediente na ração. 

Depois disso, a matéria-prima passa pelos processos de moagem e mistura. A seguir, é preciso passar pelo processo de peletização, que consiste em transformar a ração esfarelada em granulada por meio de processos químicos. Essas três etapas são muito importantes para a qualidade nutricional da ração. 

Os ingredientes também passam pelo processo de extrusão, para se tornarem partículas homogêneas em uma mistura rica em nutrientes. É nesse processo que a ração se torna bolinhas secas, duras e de tamanho uniforme para serem servidas aos cães. 

Os próximos passos são o resfriamento e o armazenamento da ração em locais apropriados, para que por último seja possível seguir com o transporte e embalo da ração para cães. Todas essas etapas são fundamentais para a fabricação de um alimento de qualidade para o seu cão. 

Quais são os principais ingredientes das rações para cachorros? 

A ração para cachorros conta com diversos tipos de nutrientes, conheça os principais ingredientes abaixo.

Milho integral moído 

O milho é um alimento bastante presente em rações standard e premium por ser rico em fibras. Esse ingrediente é essencial para garantir que a ração fique mais durinha, ideal para a dentição dos cachorros. 

Farinha de vísceras 

Esse é o principal ingrediente de rações dos tipos premium e super premium. A farinha de vísceras é rica em proteínas e fácil de ser digerida, o que garante uma boa absorção de proteínas pelos cães. Essa farinha é composta de vários tipos de vísceras, como tripa de boi, por exemplo. 

Óleo de peixe 

O óleo de peixe faz parte da maioria das rações dos tipos premium e super premium por ser um ingrediente rico em gordura boa. Dessa forma, é um ingrediente importante para reduzir inflamações no organismo de cachorros, provendo-o de vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos cães. 

Farinha de carne e ossos 

Esse é outro ingrediente muito presente em todos os tipos de rações para cães. A farinha de carne e ossos é rica em proteínas, sendo preparada a partir de carcaça bovina. Também é bastante nutritiva para os animais. 

Qual é a importância de escolher uma boa ração para cachorros? 

A escolha de uma boa ração traz diversos benefícios para o animal. Como falamos acima, a ração é a principal fonte de alimentação dos cachorros, já que comidas caseiras podem causar diversos problemas e doenças nos animais. 

Confira abaixo os principais benefícios das rações para cachorros.

Altamente nutritiva

As rações são bastante nutritivas, trazendo ingredientes que, misturados, têm seus benefícios potencializados. Isso é essencial para garantir a qualidade de vida e a saúde do animal ao longo do tempo. 

Evita problemas gastrointestinais 

A preparação das rações visa misturar ingredientes ricos em fibras naturais e prebióticos, elementos fundamentais para garantir o bom trânsito intestinal no animal. Isso faz com que os cachorros não sofram com problemas gastrointestinais mais sérios. 

Comprar uma ração de qualidade é muito importante para o crescimento e o fortalecimento da saúde de cachorros. Entender como o processo da feitura de rações acontece é importante para entender a importância e fazer a melhor escolha para o seu pet.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade