Como Preparar um Almoço com Amigos e Família em Casa

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em janeiro 31, 2022

O convite deve ser feito sempre com alguns dias de antecedência.

Nada se compara aos momentos que dividimos com aqueles que amamos, seja nossa família ou amigos (ou todos juntos). E um almoço é, sem sombra de dúvidas, uma excelente ocasião para reunir todos à mesa.

Para tanto, a palavra-chave é organização. Quando se trata de um evento que reunirá pessoas diferentes, é preciso analisar a quantidade de alimentos e bebidas, espaço disponível para abrigar a todos e até mesmo receitas de sobremesas e drinks rápidos.

Tendo em mente todas as dicas que serão reveladas a seguir, você terá um almoço muito mais tranquilo e com maiores chances de agradar a todos.

Almoço com amigos e família

Para fazer um almoço em família é preciso planejamento. O primeiro passo, portanto, é determinar o melhor dia para sua realização. Olhe no calendário uma data com certa antecedência e confira se não é feriado ou aniversário de alguém que você gostaria que estivesse presente.

Então, faça os convites. O ideal é ligar ou falar pessoalmente com cada pessoa, mas como nem sempre isso é possível, uma mensagem por WhatsApp deve resolver. Lembre-se de fazer o chamado com mais ou menos uma semana de antecedência e peça a confirmação da presença dois dias antes do evento.

Um pequeno detalhe que deve ser observado é em relação às afinidades das pessoas convidadas. Se possível, evite chamar pessoas que têm desavenças explícitas entre si para escapar de situações constrangedoras. O ideal, nesse caso, é fazer reuniões em dias diferentes.

É o número de pessoas convidadas que vai determinar a quantidade média de comida e bebida a ser servida. Considere ainda que algumas pessoas trazem namorado(a), marido, esposa e/ou filhos. Exatamente por isso é tão necessário que todos confirmem se vão ou não ao seu almoço.

O local onde vai acontecer o almoço também precisa ser pensado previamente, afinal de contas, desejamos que todos se sintam confortáveis à mesa. Caso você não tenha cadeiras ou mesas suficientes, o certo é fazer a locação dessas peças previamente.

Busque um cardápio variado

Um dos maiores erros na hora de fazer um almoço para várias pessoas é não buscar saber os gostos de cada convidado. Claro que você não precisa fazer um tipo de prato para cada um (a não ser que você queira e possa fazer isso), mas é, no mínimo, elegante e respeitoso saber o que as pessoas comem ou não.

Isso considera principalmente quem tem restrições quanto a certos tipos de comida. Existem pessoas que são alérgicas a frutos do mar e amendoim, por exemplo, e o contato com tais comidas pode gerar reações exageradas que podem ser facilmente evitadas com um pouco de cuidado.

Além disso, há ainda pessoas com intolerância ao glúten e à lactose; bem como os que são vegetarianos (não comem carne animal) e veganos (não comem nenhum tipo de carne ou derivado de animal). Tente fazer um cardápio que seja mais abrangente para que ninguém fique restrito na hora de comer.

Atenção à limpeza da casa

A sua casa precisa estar bem limpa quando os seus convidados chegarem e essa limpeza não deve ser feita no dia do almoço. Uma boa faxina é recomendada com o mínimo de antecedência, evitando deixar tarefas para última hora.

Lugares onde haverá circulação de pessoas, como sala, lavabo e cozinha, precisam estar devidamente higienizados e com os itens próprios organizados. No dia do almoço, você só vai precisar conferir se tudo está em seu devido lugar.

Resfriamento no ponto certo

Uma cerveja quente ou uma sobremesa derretendo é algo que ninguém quer, ainda mais em um almoço para juntar os amigos e a família. Por isso, veja se o seu refrigerador e geladeira estão funcionando bem e se você precisa de um reforço para manter as bebidas e doces gelados.

O cooler é uma ótima opção para quem só tem geladeira em casa, deixando tudo na temperatura ideal e trazendo mais praticidade na hora de pegar as bebidas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade