Como evitar o acúmulo de placa bacteriana?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em maio 13, 2022

A placa bacteriana está associada a fatores de higiene, de controle e principalmente relacionada a hábitos alimentares. Ela pode estar ligada a alguns motivos genéticos também.

Quer saber sobre o que é placa bacteriana e como preveni-la? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é a placa bacteriana? 

A placa bacteriana é uma película que fica na superfície dos dentes.

Nessas películas há uma coletividade de bactérias que vivem juntas e quanto maior for a placa mais bactérias terá.

O problema é a liberação de toxina que as bactérias causam na superfície do dente. Ela é invisível, o que dá para sentir, principalmente quando os dentes estão com uma textura estranha.

As bactérias por serem pequenas, elas se alojam entre os dentes, por isso é importante o uso do fio dental. Não é possível removê-las através de apenas o uso do enxaguante bucal, ela é erradicada com o uso da escova, fio dental e limpeza em um consultório odontológico.

Pode ser utilizado o evidenciador de placa bacteriana, através de uma pastilha que é ingerida pelo paciente, mostrando onde estão localizadas as placas, fazendo a alteração de cor nos dentes. 

Interferência na saúde bucal

A placa bacteriana poderá afetar a saúde bucal, trazendo algumas doenças como cárie, dor de dente, gengivite, tártaro, perda do esmalte dental e perda do dente.

As placas bacterianas podem ser encontradas em dentes, no implante dental, aparelhos ortodônticos, restaurações dentárias e na garganta, em situações mais graves.

É preciso tomar muito cuidado, porque ela permite a entrada e acúmulo de outras bactérias nas estruturas dentais, fazendo com que os problemas possam se evoluir.

O tártaro é a evolução mais séria da placa bacteriana.

Doenças causadas pelas placas bacterianas 

O corpo reage ao perceber as placas bacterianas na boca, suas defesas passam a atuar na criação das células inflamatórias para combatê-las.

As bactérias podem ter defesas precisas, tornando difícil o controle e gerando infecções, das quais precisam ser feitas através de antibióticos.

Isso pode acarretar a inflamação da gengiva, se não for tratada de forma correta pode comprometer os vasos sanguíneos e se tornar uma periodontite, uma infecção gengival

A boca é repleta de vasos sanguíneos, quando se ingere comidas ou bebidas muito agressivas, podem causar o rompimento desses vasos resultando numa ferida.

As bactérias que estão na ferida pode chegar na corrente sanguínea, tendo contato com todo o corpo, podendo atingir alguns órgãos vitais, como:

  • Coração;
  • Pulmão;
  • Estômago;
  • Fígado;
  • Cérebro.

Isso fará com que seu corpo passe a correr riscos, e, a partir do momento em que elas estão em contato com os seus órgãos, podem representar diversas ameaças à saúde.

Se ela chegar aos seus pulmões, pode se alastrar e causar até uma pneumonia. É suscetível que possa haver inflamações nas articulações sucedendo a artrite.

Se a placa não for removida o mais breve possível, pode causar o tártaro e gerar os problemas periodontais.

Caso a pessoa esteja fazendo o tratamento com alinhadores invisíveis, é necessário que ela faça uma boa higienização, para que não venha causar o acúmulo de bactérias no aparelho. 

O que evitar para melhora na placa bacteriana? 

Ao melhorar a sua escovação, você conseguirá prevenir muitas coisas na cavidade oral, assim como doenças gengivais, entre outros.

Escove os seus dentes de forma regular, pelo menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições para que não fique nenhum resíduo alimentício na boca, faça a utilização do fio dental.

Vá regularmente ao dentista, assim ele irá falar qual é a melhor forma de realizar a higienização, fazendo uma verificação da presença de placas bacterianas ou até mesmo outros problemas.

Se o paciente passou por algum procedimento estético, como a colocação de facetas de porcelana, irá beneficiá-lo, porquanto, ele precisará tomar cuidado com ingestão de alimentos agressivos e excessivos em açúcar. Evitar esses alimentos também é um modo de prevenção contra as placas.

Tratamentos para placa placa bacteriana

Tenha uma boa higienização bucal, tomando cuidado até mesmo com os alimentos que são ingeridos. Há alimentos que podem fazer com que sua saúde bucal não fique em dia. Ao notar a presença da placa bacteriana, trate-a o mais rápido possível. 

O tratamento ornitológico poderá reduzir as chances das bactérias se proliferarem.

Dentes tortos ou danificados podem ser uma porta aberta para o acúmulo delas, procure um profissional e faça a avaliação, pesquise bons especialistas e faça o orçamento buscando sobre aparelho invisível preço”.

Caso haja o desenvolvimento do tártaro, é recomendado realizar uma limpeza chamada, tartarectomia, da qual pode ser feita num consultório odontológico.

As placas poderão fazer com que o esmalte do dente seja perdido, para que não interfira na estética, após o tratamento das placas, com a saúde bucal em dia, poderá realizar procedimento de clareamento dental.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade