Misturar combustíveis compensa? Veja os prós e contras

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Misturar combustíveis compensa? Veja os prós e contras

Os carros precisam ser usados ​​e mantidos com cuidado para garantir a segurança dos passageiros. Um dos aspectos importantes do bom funcionamento de um veículo é o combustível. Ao reabastecer, além da busca pela economia, os motoristas devem prestar mais atenção à qualidade e à certificação.

Os combustíveis são uma das partes principais devido às suas funções, demandam grande cuidado cada vez mais atenção em sua utilização, na forma como são usados no dia a dia e no funcionamento do automóvel.

Por isso, esse cuidado e as formas de otimizar e conseguir reter os lucros estão presentes em todos os meios possíveis, desde pessoas que utilizam o automóvel para a sua rotina até um serviço de rastreamento de veiculos.

Além disso, existem outros riscos envolvidos que vão desde a falha do motor até o colapso do motor, exigindo gastos significativos. Por isso, busque sempre abastecer em sua bandeira de confiança no posto de gasolina.

Dessa forma, evitando situações e problemas cada vez mais significativos, passando por transtornos ainda maiores, fazendo com que a preocupação e os gastos venham a ser absurdos devido a esses problemas.

Assim, o cuidado deve ser constante, como exemplo uma empresa de alto falante automotivo, ao realizar suas entregas e a ida para a realização de seus serviços, as formas para uma viabilização desses problemas deve ser algo constante nesse e em outros meios.

Desse modo, a importância do combustível se dá justamente nesses pontos apresentados, garantindo segurança e mais conforto, conforme o cuidado e a sua utilização de forma válida e eficaz.

Ao entender a importância do combustível e o quanto sua utilização demanda cuidado e precisa ser feita de uma forma precisa, acompanhe a seguir a alta dos preços atualmente e a reação das pessoas diante desses aumentos.

Alta no preço dos combustíveis

Uma pesquisa do Google revelou um aumento repentino nas buscas por perguntas relacionadas ao aumento dos preços dos combustíveis no Brasil. Cada vez mais as pessoas querem entender o porquê desse aumento e qual o motivo dessa constância.

Dessa forma, as pesquisas e uma procura maior por soluções para lidar melhor com esses problemas só aumentam, fazendo com que a população opte por diversos recursos para que se tenha uma melhora no controle desse combustível.

Os brasileiros estão curiosos para saber por que o preço do litro de gasolina continua subindo, segundo pesquisa realizada com a ferramenta Google Trends. Os internautas também buscam explicações para a diferença de preços dos combustíveis entre o Brasil e outros países.

Assim, esse assunto se faz presente desde uma empresa envelopamento de veículos até as mais diversas empresas e pessoas que abastecem seus automóveis, fazendo com que as pessoas tenham esse desejo em descobrir e entender esse momento.

Dentre os motivos para esse aumento sobre os combustíveis, podem ser citados justamente a alta global no preço do petróleo e principalmente a desvalorização do real, resultando em consequências como esses aumentos entre outros malefícios para a população.

Isso afeta a população em diversos sentidos e faz com que se procure soluções para não lidar diretamente com esse problema, encontrando recursos e formas de viabilizar esses transtornos e esses aumentos frequentes.

Por isso, a atenção e o estudo constante para justamente entender esse momento e como lidar melhor com cada aumento e com cada acontecimento em todo o país, deve ser algo constante entre a população, passando desde um serviço de transporte de veículos das mais diversas empresas e pessoas.

Ao acompanhar o porquê da alta constante nos combustíveis e a reação da população diante desses aumentos e de cada acontecimento, veja a seguir práticas para mitigar os altos valores, como a mistura dos combustíveis.

Práticas para mitigar os altos valores

Hoje a decisão de adicionar gasolina, etanol ou uma mistura de combustível a um motor com tecnologia Flex Fuel geralmente leva em consideração fatores de curto prazo, como custo, autonomia e desempenho do veículo.

Optar por essas práticas acabou se tornando algo comum diante de toda a população, sendo uma prática desde uma locação de ônibus executivo até pessoas e empresas que usam seus automóveis frequentemente.

Com a alta dos preços como citada no texto, a mistura dos combustíveis está presente em diversos momentos, sendo uma das principais soluções para conseguir mitigar esses valores e aumentos progressivos.

Assim, sendo um recurso a ser levado em consideração, auxiliando no uso dos automóveis de forma mais frequente e conseguindo não ter gastos absurdos em seu dia a dia.

Dependendo da taxa de compressão utilizada no motor, um combustível ou outro pode ser favorecido, conseguindo realmente impactar positivamente o seu automóvel através dessas misturas, e não ter danos que possam prejudicar a sua utilização.

Embora o etanol tenha um poder calorífico inferior ao da gasolina, sua maior resistência à compressão permite o uso de ângulos de avanço de ignição mais elevados que, aliados a uma mistura um pouco mais rica, podem aumentar a potência extraída.

Dependendo da diferença de preço entre os combustíveis, o aumento de consumo causado pela mistura mais rica pode ser amortizado, tornando mais vantajoso o uso do etanol.

Por isso, estar atento a esse uso e a mistura em seu automóvel pode ser a solução diante dos aumentos e diante das perspectivas que fazem parte do país, tendo um impacto positivo desde uma Empresa de limpeza de poltrona em suas entregas aos mais variados meios.

Às vezes, alguns usuários da tecnologia flex fuel tentam misturar pequenas quantidades de gasolina com etanol para aumentar o poder calorífico do combustível e reduzir o consumo.

Dessa forma, conseguem obter resultados positivos e uma melhora em seus gastos. Com isso, acompanhe as regulamentações que devem ser seguidas para utilizar essa técnica e o uso do etanol para a mistura dos combustíveis.

Regulamentações a se seguir ao misturar combustíveis

Os regulamentos em alguns países exigem que você misture 5%, 10% ou 20% de etanol com gasolina comum. Essa mistura é chamada de gasolina E(nº). Por exemplo, E20 é um álcool de gasolina contendo uma mistura de 20% de etanol e 80% de gasolina.

Em agosto de 2011, o governo decidiu reduzir a proporção de etanol na gasolina de 25% para 20%, o que significa que os postos não podem mais vender o combustível do tipo E25.

Mesmo que não haja problemas na alternância entre os combustíveis usados ​​para acionar o motor de um carro flex, geralmente é recomendado que você tome cuidado com mudanças muito bruscas entre álcool e gasolina.

O ideal é mantê-lo igual por um período ao invés de trocar a cada abastecimento, mantendo sempre um padrão e uma forma de não causar transtornos e situações prejudiciais para o seu automóvel.

A alternância de gasolina comum e aditivada não causará danos ao motor desde que o combustível tenha o mesmo número de octanas (NO), ou seja, a capacidade de suportar altas temperaturas na câmara de combustão sem desgaste ou danos excessivos.

Por isso, a atenção e o cuidado ao realizar essas misturas devem estar presente em cada passo e momento, conseguindo sempre reter o melhor dessas misturas e de cada momento nesse processo.

Que esses aumentos e cada ação têm gerado impacto em todos os meios, atingindo desde uma empresa de embalagem para exportação de maquinas ao ramo de automóveis, isso não é uma novidade, mas é importante se adequar e buscar soluções diante desses momentos.

Dessa forma, acompanhe os benefícios e malefícios dessa prática, por que usar esse recurso no automóvel e a importância de escolher produtos certificados para garantir a proteção e segurança.

Benefícios e malefícios dessa prática

Essa prática garante vantagens e desvantagens em todo o processo de utilização, garantindo uma série de fatores que devem ser levados em conta e devem ser pensados ao optar por essa prática.

Veja a seguir as vantagens e desvantagens dessa utilização:

  • Poder de escolha: optar por qual combustível quiser;
  • Custo: os custos são bem menores diante dessas misturas;
  • Impacto: o impacto positivo deve ser levado em conta;
  • Dificuldade na partida: os carros demoram mais a dar partida;
  • Danos no motor: os motores podem ser extremamente prejudicados.

Se atentar a essas vantagens e desvantagens e sempre levar em consideração esses fatores são um dos pontos chaves para que essas misturas possam acontecer sem ter danos totalmente prejudiciais ao seu automóvel.

Por isso, essas misturas podem ser extremamente vantajosas desde produtos químicos para lavagem automotiva das mais variadas empresas, desde que sejam feitas com cuidado e com atenção em sua prática e utilização.

Vale lembrar que essa mistura pode ser feita apenas em carros que aceitam ambos os combustíveis, caso contrário o motor do seu veículo pode ser danificado talvez até de forma irreparável, tendo que fazer a troca da peça inteira, o que causaria gastos maiores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.