Combinar roupa de cama e decoração: segredo do quarto perfeito

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em novembro 28, 2021

Veja como escolher a roupa de cama para combinar com o ambiente do quarto

O quarto é considerado por muitos o melhor ambiente da casa. É nele onde descansamos e nos divertimos e é para ele que corremos após um longo dia de trabalho e afazeres. Por isso, tornar o quarto um ambiente harmonioso é tão importante. E, por harmonia, queremos dizer organização, decoração e combinação.

Pensando em ajudá-lo a tornar seu quarto um ambiente bonito e organizado, preparamos este texto. Saiba como combinar sua roupa de cama: edredom, cobertor, lençol, travesseiros, almofadas etc. Saiba como combinar toda a roupa de cama com a decoração do quarto! Continue lendo para aprender como!

Harmonia x contraste

O primeiro fato a se aprender em decoração é que existem dois tipos de esquemas decorativos: harmônicos e contrastantes. Em esquemas harmônicos, itens coloridos são menos utilizados e possuem um papel secundário.

Em geral, a maior parte do ambiente é composta de cores neutras. O colorido entra como uma parte menor, sendo um ou outro elemento decorativo, como um detalhe arquitetônico, um móvel, um objeto de decoração mais chamativo etc.

Já nos esquemas contrastantes, as cores estão em destaque, sendo o foco principal. Nesses esquemas, é comum utilizar uma cor junto a sua complementar, para que uma reforce a outra e ambas chamem muita atenção. Para entender melhor isso, é necessário saber o que são cores primárias e o que são cores secundárias.

  • Cores primárias são aquelas que não podem ser criadas misturando outras cores. É como se elas já existissem e não pudessem ser criadas. E elas são: vermelho, azul e amarelo.
  • Cores secundárias são as criadas a partir da mistura de duas cores primárias. Por exemplo: vermelho e azul formam roxo; azul e amarelo formam verde; e vermelho e amarelo formam laranja. Para obter o preto, são misturadas as três cores primárias.

Em uma combinação contrastante são utilizadas uma cor primária e uma cor que é obtida por meio da mistura de outras cores primárias. Por exemplo: amarelo e roxo formam uma combinação contrastante.

Dicas de cores e decoração

Cores neutras

Se você está começando a embarcar nessa viagem de cores e decoração é importante ter prudência para não errar. Cores neutras são excelentes opções, pois combinam na maioria dos lugares. Você pode escolher uma paleta de cores similares ou até mesmo variar entre os tons de uma mesma cor.

Cores vibrantes

Caso você goste de cores mais vibrantes, o bacana é utilizá-las em quartos com paredes neutras. Assim, você pode brincar com diversas cores, como laranja, amarelo, roxo, azul, vermelho, verde etc.

Quando utilizar cores vibrantes, combine com cores mais neutras, como cinza e branco. Você pode, por exemplo, utilizar um edredom e almofadas coloridos e/ou estampados com lençóis e travesseiros neutros.

Nas cores vibrantes, pode ser interessante usá-las junto ao cinza, já que esse tom enaltece as cores, tornando-as ainda mais brilhantes.

Mix de estampas

Você também pode usar um mix de diversas estampas no edredom, na fronha, nos travesseiros e na decoração. Para acertar e não transformar em algo brega, procure utilizar duas ou três cores como base, que combinem entre si, além de escolher itens lisos, sem estampas e texturas.

Mesmas cores

Uma dica que não falha é utilizar as mesmas cores da decoração na roupa de cama. Por exemplo: se o quarto tem um papel de parede rosa, pode-se usar um edredom, cobertor ou almofadas da mesma cor. Lembre-se apenas de criar harmonia! É necessário equilíbrio para não exagerar e acabar deixando tudo da mesma cor.

Cores complementares

As cores complementares e contrastantes, como já explicamos acima, criam um ambiente muito bonito, especialmente para quem gosta de colorido. Essas cores não seguem tanto um padrão e podem ser mais utilizadas por quem tem mais experiência em decoração e gosta de arriscar.

Decoração com madeira

Caso a decoração do quarto possua madeira nas paredes, existem duas variações de combinação. A primeira está relacionada à madeira escura. Nesse caso, a dica é utilizar cores mais vivas e claras para iluminar o quarto.

Já em madeiras claras e amareladas, o ideal é contrastar as cores. Você vai conseguir isso com tons mais fechados.

Por fim, lembre-se: você não precisa de um decorador ou designer para conseguir montar um ambiente bonito e harmônico. Embora a presença desses profissionais facilite a tarefa, é um fato que qualquer pessoa – com muita pesquisa e bom gosto – pode montar quartos lindos! Então, que tal começar hoje a transformação do seu cantinho?

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade