ChatGPT: como funciona a inteligência artificial?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 28, 2023

Se hoje você tem um blog para o qual cria conteúdo, não importando o tema abordado, pode ser que o ChatGPT se torne sua primeira opção no futuro.

Essa ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022 deixou as pessoas assustadas e se tornou um sucesso.

Este artigo é para que você entenda o que é, como funciona, o que os especialistas dizem sobre e como usar o ChatGPT. Aqui você vai tirar suas dúvidas sobre a ferramenta, que por enquanto ainda é gratuita, mas planos pagos já estão sendo lançados.

Fique sabendo que a inteligência artificial do ChatGPT pode ser integrada em muitos outros serviços e aplicativos, podendo representar uma mudança de paradigma em muitos sentidos.

O que é o ChatGPT e por que só se fala sobre isso?

Para começarmos, sua empresa de compressor parafuso precisa saber que o ChatGPT é um novo chatbot que foi lançado pelo OpenAI, uma empresa de pesquisa e implantação de inteligência artificial que teve como um de seus fundadores Elon Musk.

Trata-se de uma evolução de outras tecnologias já existentes. GPT é a tecnologia Generative Pre-Trained Transformer, de forma que a tecnologia foi treinada usando a aprendizagem por reforço com feedback humano.

Durante o treinamento, os humanos forneceram conhecimento, atuando em ambos os lados, tanto como usuários como assistentes de IA.

Sua classificação e feedback eram coletados para melhorar as respostas. A OpenAI está confiante de que o ChatGPT pode evoluir ainda mais com o feedback do usuário.

O que os especialistas falam sobre tudo isso?

Para falarmos sobre isso, sua empresa de balança industrial deve saber que Benj Edwards, jornalista de tecnologia de produções como:

  • The Atlantic;
  • PCWorld;
  • Macworld;
  • PCMag;
  • How-To Geek;
  • FastCompany.

Também repórter de IA e Machine Learning para Ars Technica, apontou no Twitter que por enquanto é possível que a OpenAI tenha inventado a mentira mais convincente, perigosa e embasada da história.

Trata-se de uma máquina de ficção sobre-humana que poderia ser usada para influenciar as massas e até mesmo alterar a história.

Segundo o The Guardian, essa inteligência pode gerar desemprego em poucos anos, especialmente para profissionais como professores, jornalistas e programadores.

Fique sabendo que o ChatGPT surpreendeu os especialistas com sua habilidade de redação e proficiência para tarefas complexas.

Sua empresa de teclado de membrana deve saber que o The Guardian menciona ainda uma experiência que tiveram antes com um GPT inferior da mesma família da OpenAI. 

Já naquela época eles haviam sido surpreendidos com um artigo de opinião escrito para eles, e agora o ChatGPT está ainda mais inteligente.

Como funciona o Chat GPT?

Assim como toda inteligência artificial, o ChatGPT se alimenta de dados e informações coletadas na internet.

A base de dados do algoritmo é o que está disponível na internet. Baseado em padrões e no cruzamento de informações, a ferramenta transforma os questionamentos dos usuários em respostas.

O diferencial é que essas respostas podem ser criativas, pois ao perguntar sobre determinado assunto, como “esteira transportadora”, o ChatGPT é capaz de contextualizá-lo e elaborar textos, poesias, contos, códigos de programação, receitas, entre outros formatos.

O algoritmo também pode ser integrado a outros aplicativos por meio de uma API, transformando a experiência do usuário.

Não será preciso acessar um determinado site e fazer suas perguntas, pois a solução pode ser incorporada em serviços como o Microsoft Word, o WhatsApp, chatbots de atendimento, etc.

Quais são as oportunidades e alertas sobre o ChatGPT?

Em seus primeiros dias de lançamento, o ChatGPT bateu mais de milhão de usuários, o que surpreendeu as expectativas.

Embora já seja possível ver todo o poder da ferramenta em gerar boas ideias para qualquer tipo de conteúdo, ela ainda está longe de ser perfeita, assim como todas as outras tecnologias de IA.

Essa solução vem sendo destacada pelas boas oportunidades que cria para uma empresa de mangueira de alta pressão. Na mesma proporção, também vem sendo criticada pela possível desinformação e pelos erros.

O jornalista Billy Perrigo, que cobre conteúdos de tecnologia da Time, entrevistou o ChatGPT, e a IA respondeu a algumas questões que reforçam suas limitações e mostram como as pessoas podem se adaptar a essa tecnologia no que diz respeito ao seu aproveitamento.

A ferramenta admite alguns riscos que a envolvem, além de dar alguns conselhos para os usuários. No final da entrevista, responde a uma questão sobre as preocupações relacionadas com a tendência do desemprego.

O ChatGPT indica o desenvolvimento de novas habilidades e competências. De acordo com o avanço da tecnologia de IA, é muito provável que empregos e setores sejam afetados.

Para ser um profissional mais relevante e competitivo, é fundamental desenvolver competências e habilidades que estão na demanda da economia impulsionada pela IA.

Sua empresa de metais não ferrosos precisa saber que isso pode incluir habilidades técnicas, tais como programação, análise de dados e machine learning, além de habilidades interpessoais, como pensamento crítico, colaboração e comunicação.

Da mesma forma que outras ferramentas de suporte à escrita já citadas, o ChatGPT pode ser muito útil para o marketing, principalmente quando se trata da produção de conteúdos.

Assim como outras ferramentas semelhantes, ele deve ser usado como um facilitador, e não como um produtor.

O Google vem trabalhando há anos para aprender a detectar conteúdos desenvolvidos exclusivamente por IA, se tornando cada vez mais eficiente em desvendar mesmo aqueles com programas avançados de bloqueio de detecção.

É difícil que profissionais experientes estejam dispostos a abandonar tudo por causa da IA, correndo o risco de receber uma penalidade manual do Google.

Sua empresa de correia transportadora deve saber também que no caso do ChatGPT, se fosse essa a intenção, seria muito fácil convencê-los a desistir, pois a ferramenta conta com algumas limitações bem claras.

O ChatGPT precisa de imputs 100% detalhados, com clareza sobre a questão apresentada. E a base de informações de seu algoritmo não é atualizada em tempo real.

Isso quer dizer que as respostas oferecidas serão baseadas em vieses internacionais que estão imputados em sua inteligência, e a última entrada é de 2021.

A OpenAI bloqueia conteúdos ilícitos e também desenvolveu uma marca d’água criptografada capaz de auxiliar na detecção de conteúdos gerados pela tecnologia OpenAI, o que inclui o ChatGPT.

Se isso ainda não estiver atualizado, certamente a nova versão virá com essa funcionalidade importante para a detecção.

Como usar o Chat GPT?

Se você nunca testou o ChatGPT, trazemos aqui um passo a passo para usar a ferramenta de forma simples e fácil.

Lembre-se que o ChatGPT já está disponível em português, facilitando a vida dos brasileiros. Outra menção relevante é que essa ferramenta é gratuita, mas devido ao grande volume de acessos, tem encontrado algumas instabilidades.

Já estão disponíveis planos pagos que custam cerca de US$ 20 por mês, o equivalente a cerca de R$ 100 mais impostos. A grande vantagem de pagar é ter acesso prioritário à ferramenta, mesmo em momentos em que a plataforma esteja congestionada.

Para começar a usar o ChatGPT, primeiramente acesse o site oficial da empresa criadora. Logo na página inicial, você deve clicar em “Try ChatGPT”. Na próxima tela, clique em “login” para entrar na ferramenta. O sistema permite que você o acesse de 3 formas.

Pode ser com uma conta Google, com uma conta Microsoft ou criando uma conta na plataforma. Escolha a melhor opção para você.

Depois, você vai digitar seu nome e sobrenome e clicar em “Continue”. Fazendo isso você concorda com os termos de uso do serviço e confirma que é maior de 18 anos.

Então insira seu número de telefone para a verificação, não se esquecendo de adicionar o DDD e o código do país. Vá até “Send Code” e você receberá o código de seis dígitos por mensagem de texto no seu celular.

Agora está tudo pronto e basta você digitar as perguntas desejadas sobre tubos de aço carbono no campo de busca, que fica localizado no rodapé da página.

Considerações finais

O ponto central é explorar as vantagens do ChatGPT para tornar sua rotina mais produtiva com essa importante ajuda para todo produtor de conteúdo, principalmente em dias de bloqueio criativo.

Uma boa forma de usá-lo como um bom parceiro é preparar com atenção as perguntas para usar as respostas como inspiração.

Não podemos nos basear no ChatGPT para tomar todas as decisões, pois os próprios criadores da plataforma alertam que as respostas dadas por ela podem ser imprecisas e o mecanismo ainda se encontra na fase beta.

Ainda que os resultados sejam próximos do ideal, erros ainda podem acontecer. Textos escritos, especialmente em português ainda têm uma qualidade abaixo do conteúdo produzido por um profissional.

Mas a expectativa é que a inteligência artificial evolua e com o passar do tempo comece a escrever textos mais complexos e mais difíceis de serem identificados como gerados por uma IA.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade