Chá de rooibos: Conheça essa bebida e desfrute dos seus benefícios

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Chá de rooibos: Conheça essa bebida e desfrute dos seus benefícios

O chá de rooibos tem ganhado muita popularidade no mercado nacional, principalmente como uma alternativa para pessoas que não podem tomar cafeína.

Além disso, trata-se de uma bebida com alta concentração de nutrientes, ideal para a maioria das pessoas que trabalham pesado, como trabalhadores de empresas de calandragem de tubo de inox, entre outros serviços.

A bebida tem sua origem na África do Sul, e é muito saborosa, o que ajuda ainda mais no crescimento de sua popularidade. Seus benefícios à saúde são muito notáveis, fazendo com que diversas pessoas comecem a procurá-la.

Dentre os benefícios encontrados no chá de rooibos, é possível citar a Vitamina C, o cálcio e o ferro. Estes elementos ajudam seu organismo a ficar melhor adaptado, ajudando em sua qualidade de vida enquanto produtor de grade metálica como um todo.

As folhas das quais o chá de rooibos é feito são inicialmente verdes, lembrando muito o alecrim. Elas são comumente encontradas em um arbusto muito comum no continente africano.

Para o transporte, entretanto, elas passam por um processo de desidratação e oxidação, o que deixa o tom das folhas vermelho-escuras, dando a mesma coloração para a bebida, depois de pronta.

O chá de rooibos não é uma novidade, uma vez que a tradição sul-africana de tomar a bebida é milenar, e as pessoas da região costumam tomá-la da mesma maneira que os ingleses consomem chá preto ou os chineses o fazem com o chá verde.

Tecnicamente, entretanto, o chá de rooibos é uma bebida de infusão, mas não um chá propriamente dito, uma vez que suas folhas não se originam de plantas das quais os chás se originam, que são conhecidas como Cammelia sinensis.

A bebida em si é adocicada, além de apresentar o tom vermelho citado anteriormente. Por conta desse sabor natural, não é recomendado o uso de nenhum tipo de adoçante, ainda assim é recomendável que passe por uma análise de água, pois se estiver contaminada pode desenvolver graves riscos à saúde. Além disso, ela combina com vários blends de bebidas de infusão.

Além disso, o fato da bebida ser livre de cafeína é muito interessante, abrangendo um público muito maior para seu consumo, incluindo:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Idosos.

A bebida pode ser consumida a qualquer hora do dia, uma vez que não possui as características oferecidas pela cafeína. Pessoas que têm problemas com o consumo desse elemento também encontram no chá de rooibos um ótimo substituto enquanto trabalham com compensações ambientais.

A bebida possui uma série de antioxidantes, como os já citados ferro e cálcio, ele também conta com magnésio, potássio e zinco. Dentre as vitaminas, também é possível encontrar registro de vitamina A e E.

Todos estes elementos tornam o chá de rooibos uma excelente opção para a maioria das pessoas consumirem, sem nenhum tipo de restrição e aproveitando uma bebida que ao mesmo tempo é saborosa e benéfica para a saúde e bem-estar de quem está consumindo ao preparar um laudo ambiental.

Benefícios do chá de rooibos

Agora que você conhece um pouco mais do chá de rooibos, é importante entender os benefícios que esse tipo de bebida pode trazer para seu organismo, identificando porque é tão interessante tomá-lo.

Ainda assim, cada organismo é único, e é muito importante que você entenda todos os recursos que ele tem disponível antes de inseri-lo em sua dieta, uma vez que as reações podem ser diferentes das de outras pessoas.

Quanto mais você adaptar a sua realidade e suas necessidades a esse tipo de alimento, melhor será o benefício para sua qualidade de vida, garantindo uma estrutura muito mais funcional para você aproveitar seu dia.

Ajuda contra insônia

O chá de rooibos é uma bebida ótima para ajudar a diminuir a insônia. Uma vez que ele é um substituto para bebidas com cafeína, é muito mais fácil você conseguir controlar sua rotina de sono e de trabalho com uma divisora de massa com a ingestão deste chá.

A cafeína é uma das principais responsáveis por aumentar o impacto de problemas relacionados ao sono, uma vez que ela desregula o relógio biológico da pessoa e acaba fazendo-a ter mais dificuldades para dormir.

Por isso, trocar esse tipo de bebida por uma que não possui cafeína garante que você poderá beber em qualquer momento do dia, mesmo à noite, e não terá nenhum tipo de problema relacionado a este elemento.

Anti-inflamatório

O chá de rooibos é uma bebida com fortes propriedades anti-inflamatórias, em grande parte por conta dos flavonóides presentes na bebida. Uma de suas principais, a quercetina, tem um forte poder de redução de inflamações.

Além disso, a bebida pode ajudar no relaxamento muscular, sendo uma interessante opção para diminuição de cólicas menstruais e até mesmo para os cuidados com cólicas de bebês, sendo muito utilizado por empresas como distribuidor de fingerboard entre outros.

A ausência de restrições torna a bebida especialmente importante para lactantes, mas se o bebê já estiver tomando outros líquidos na mamadeira, é possível oferecer um pouco do chá de rooibos, que não possui contra-indicações.

A redução de dores e de inflamações é um dos motivos que mais leva as pessoas a consumir o chá, uma vez que ele acaba auxiliando em uma série de recursos que precisam ser trabalhados a longo prazo no organismo da pessoa.

Antialérgico

Outro grande benefício da bebida é o potencial de auxílio no tratamento e na prevenção de alergias diversas, sobretudo nas vias respiratórias, como é o caso da rinite, um problema que afeta uma série de brasileiros.

Além disso, algumas alergias tópicas também podem ser melhoradas com o consumo do rooibos, uma vez que alguns de seus flavonóides ajudam a diminuir a liberação de histamina no organismo.

Ainda assim, é preciso ter em mente que o chá é apenas uma maneira de prevenção e de auxiliar o tratamento em casos mais leves, sendo necessário o uso de medicamentos ou mesmo uma visita ao hospital no caso de agravamento da alergia.

Se você está com suspeita de ter alergias a algum tipo de alimento ou outro produto, é importante procurar ajuda especializada, como um médico alergologista que fará exames adequados para identificar problemas.

Nesse caso, você pode avisar ao profissional do consumo do chá de rooibos, e ele pode até indicar uma quantia adequada para auxiliar na prevenção de problemas relacionados a alergias como um todo.

Bebida isotônica

O chá de rooibos é um isotônico natural, em grande parte por conta do acúmulo de antioxidantes que ele possui. Por isso, quanto mais você conseguir utilizar essa bebida no lugar de um item industrializado, melhor.

Atletas costumam perder nutrientes importantes na prática de suas atividades físicas, principalmente os profissionais, que treinam ao limite do corpo para as competições que participam.

Por isso, as bebidas isotônicas são uma importante maneira de repor estes nutrientes, garantindo uma estrutura mais adequada para seu corpo, e para proteger-se de problemas no futuro.

Entretanto, as bebidas isotônicas industrializadas não possuem a mesma eficácia de itens naturais, como o chá de rooibos, tornando esta uma bebida muito importante para esportistas de diversas modalidades.

Sistema imunológico

As melhorias no sistema imunológico que o chá de rooibos propicia é muito importante para ajudar no combate de gripes, resfriados e uma série de outras doenças que podem causar muitas complicações para a pessoa, tendo auxílio do uso do álcool absoluto para a descontaminação do ambiente.

Manter um ritmo adequado da bebida é importante para você conseguir ter mais clareza desse tipo de benefício, e ela pode até mesmo substituir alguns remédios simples para lidar com esse tipo de situação.

Ainda assim, se os sintomas persistirem ou se aumentarem, é importante que você busque ajuda médica profissional, garantindo que sua saúde será a prioridade nesse tipo de situação como um todo.

Como consumir o chá de rooibos

O chá de rooibos é uma bebida que pode ser consumida de diversas maneiras, tanto quente quanto fria. Seu preparo também pode ser feito tanto com água quanto com leite, modificando assim o sabor dela.

O modo de preparo é relativamente simples. Basta colocar água para ferver, e ao chegar no ponto de fervura, desligar a chama. Então, inserir a erva e deixar tampado por pelo menos 10 minutos para a infusão começar a fazer efeito.

A bebida pode ser ingerida logo depois desse processo, com cuidado para não queimar os lábios ou a boca. Entretanto, algumas pessoas preferem deixar o líquido na geladeira para um consumo posterior.

Considerações finais

O chá de rooibos é uma bebida que ainda não tem tanto destaque no mercado nacional, mas que está chegando firme, e com um alto potencial de vendas. Isso porque seus benefícios são claros, e ela é uma excelente substituição para outras bebidas.

Para pessoas que têm problemas com cafeína, ou que estão em um estágio da vida no qual não podem consumir este elemento, encontrar uma alternativa saudável e saborosa é muito interessante.

Por isso, a tendência é que o chá de rooibos ganhe ainda mais destaque nas mesas de todo o mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.