Cartão de crédito: saiba como escolher o melhor cartão 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 15, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Cartão de crédito: saiba como escolher o melhor cartão 

O cartão de crédito é uma importante ferramenta para sua saúde financeira, mas é muito fácil perder a mão e acabar se endividando por não cuidar corretamente deste item.

Por isso, é importante saber escolher corretamente o tipo de ferramenta que você pretende utilizar em uma abertura de empresa MEI.

Até pouco tempo atrás, existiam algumas poucas opções de cartão de crédito, muitas vezes que exigiam uma série de informações e de itens que acabavam eliminando muitos brasileiros da possibilidade de utilizar este serviço.

Entretanto, com o avanço da internet e com o processo conhecido como transformação digital, empresas conhecidas como fintechs, startups financeiras começaram a despontar e oferecer opções muito mais acessíveis para o público.

Esse tipo de movimentação fez um levante na utilização de cartões de crédito, e hoje milhões de brasileiros têm acesso a este serviço que pode ser muito útil para fazer compras e mesmo para utilizar em viagens.

Com todas essas opções no mercado, é importante pensar em maneiras de identificar qual bandeira e qual empresa se encaixa mais em suas necessidades, uma vez que cada uma delas oferece diferentes benefícios para a utilização em uma consultoria de exportação.

Entender seus objetivos em adquirir um cartão é muito importante, uma vez que ele ajuda a determinar o tipo de cartão que será solicitado e como você pode aproveitar melhor os benefícios escolhidos.

Cada operadora tem uma série de vantagens na utilização de cartões de crédito, como por exemplo:

  • Descontos em ingressos;
  • Programas de pontos;
  • Cashback;
  • Exclusividade de compra.

Todos estes itens são importantes para você levar em conta quando estiver organizando sua vida financeira, identificando a empresa que lhe é mais satisfatória para conseguir uma estrutura de cartão adequada.

Além disso, é preciso ter em mente que empresas diferentes podem ter avaliações completamente distintas de seus recursos e de suas condições de pagamento, oferecendo valores diferentes de crédito para sua utilização.

Nem sempre o maior valor disponível é a melhor opção. Você deve buscar maneiras de identificar como um determinado cartão pode beneficiar sua vida, e aplicar estes elementos para conseguir bons resultados para uma empresa de tradução de documentos.

Quanto mais você é capaz de avaliar estas ações, melhor será o momento de efetivamente bater o martelo e começar a usar o cartão de crédito.

Como escolher o cartão ideal?

Agora que você consegue entender a importância dos cartões de crédito e o impacto que eles possuem em seu poder de compra, é importante avaliar alguns elementos antes de tomar uma decisão final.

Isso porque cada instituição de crédito possui uma série de elementos que devem ser levados em conta na hora de se estruturar para usar o cartão, e nem sempre a empresa mais badalada é a que oferece os serviços que você precisa, como um elemento filtrante.

Por isso, é muito importante conseguir adaptar essa escolha à sua realidade, identificando as necessidades de utilização do cartão para pensar adequadamente em qual bandeira você deve se focar.

Isso não significa que você não pode ter múltiplos cartões, mas para aproveitar as vantagens de um cartão de crédito corretamente, é preciso utilizá-lo, e quando você faz isso com muitas linhas de crédito diferente pode se prejudicar no futuro.

Identificando suas necessidades

O primeiro passo para a escolha de um cartão de crédito de qualidade é entender porque você está precisando dele em primeiro lugar. É importante ter em mente que essa é uma decisão pessoal, e você deve evitar pedir conselhos para outras pessoas.

Isso porque cada um tem suas próprias prioridades, e os conselhos podem levá-lo a tomar uma decisão equivocada. Pessoas que não desejam fazer compras internacionais ou viajar para fora do país, por exemplo, não têm necessidade de ter um cartão internacional.

Cada cartão de crédito possui uma taxa de anuidade, e cartões que funcionam internacionalmente costumam ter valores mais elevados. Além disso, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes.

Escolha a data da fatura para alguns dias depois de seu pagamento. Dessa forma, se ele atrasar alguns dias, você não atrasará o pagamento do cartão. As taxas de juros e multas por atrasos em cartões de crédito podem ser bem pesadas.

A bandeira do cartão também deve ser levada em conta. Avalie os locais que você costuma frequentar e pretende usar o cartão. Uma bandeira mais nova pode ter taxas mais interessantes, mas elas não adiantam se os estabelecimentos não as aceitam.

Esse tipo de ação leva em conta uma série de itens, como seu estilo de vida, motivações para uso, avaliação patrimonial e muitos outros fatores que podem impactar diretamente a escolha de seu cartão.

Valores de juros

Os juros são outro item importante para se avaliar em um cartão de crédito. Existem diversas taxas diferentes dependendo da forma como você utiliza o cartão, sendo as maiores as decorrentes de atraso no pagamento.

Para evitar esse tipo de situação, você pode contar com o pagamento mínimo da fatura. Trata-se de um valor estipulado pela emissora do cartão, que permite que você pague apenas parte da conta, gerando um valor de juros menor que o de atraso para o mês seguinte.

Tenha em mente, entretanto, que pagar o mínimo de um cartão pode se tornar uma bola de neve, sobretudo se você tem valores parcelados no cartão. A tendência é o valor total da fatura subir ainda mais e tornar mais difícil a quitação.

Além disso, algumas empresas de laudo ambiental fazem parcelamentos de compras utilizando a própria prestadora de serviços de crédito, e neste caso, é importante saber a taxa de juros para você se comprometer com esse tipo de pagamento.

Anuidade de cartão de crédito

Este é um item que independe do local onde você está procurando iniciar uma relação com um cartão de crédito. Existem diversas operadoras que não cobram nenhuma taxa de anuidade, ou que vinculam a anuidade a questões específicas.

Essa é uma taxa cobrada apenas para gerar lucro para a instituição, e sempre que puder optar pela isenção, é a melhor opção a se seguir. 

Em alguns casos, é possível até mesmo conversar com a instituição para adquirir um posicionamento melhor de sua empresa de segurança do trabalho.

Isso porque clientes antigos de uma operadora de crédito podem negociar o cancelamento da anuidade, uma vez que outras opções no mercado se tornam mais atrativas por conta desse benefício em questão.

Com as fintechs surgindo a cada momento, a isenção de taxas em cartões de crédito se tornou um elemento comum, e a maioria das empresas está buscando manter os clientes em sua chancela, oferecendo esse tipo de benefício.

Limite do cartão de crédito

O limite do cartão de crédito é um dos pontos mais importantes para definir sua escolha, uma vez que é o valor que será liberado para sua utilização. Essa definição é muito importante para você entender se vale a pena utilizar esse tipo de cartão.

Normalmente, a ideia de usar um cartão de crédito é poder parcelar itens cujo valor é muito alto para você gastar a vista. Entretanto, para que você consiga fazer a compra, o valor total do produto deve estar disponível em sua linha de crédito.

Nesse ponto, cartões com linhas de crédito muito baixas acabam não permitindo que você utilize o cartão de crédito de forma eficiente, perdendo um espaço considerável de mercado.

Valores muito extensos precisam ser avaliados com muito cuidado, uma vez que muitas pessoas acabam perdendo a mão e gastando mais do que podem, não conseguindo bancar o valor da parcela, precisando dos serviços de um advogado direito do consumidor.

Uma vantagem que muitas empresas têm aplicado é o valor variável. Neste caso, você pode controlar seu limite em um aplicativo de smartphone ou no internet banking, e definir o máximo que pode gastar.

Assim, você terá uma estrutura adequada de pagamento mensalmente, e ainda poderá aumentar seu limite para parcelar uma compra maior e conseguir adquirir o item que deseja em primeiro lugar.

Portanto, tenha certeza de que sempre que utilizar o cartão de crédito, ele estará de acordo com sua realidade financeira, evitando problemas posteriores.

Considerações finais

Escolher um cartão de crédito envolve inúmeros fatores, e você deve estar consciente o tempo todo de que se trata de uma escolha importante do ponto de vista financeiro. O impacto em sua estrutura monetária é imediato.

Esse tipo de ação deve ser feita com cuidado, e avaliando muito bem cada um dos pontos que você está buscando em um cartão de crédito para não ficar com problemas no futuro, tendo que gastar tempo e recursos para resolver.

A ideia de um cartão de crédito é solucionar seus problemas, e não aumentá-los, por isso essa escolha deve ser muito consciente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.