Carrinho abandonado no e-commerce? 4 Dicas para Reverter

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por mcoutinho
em novembro 23, 2021

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Carrinho abandonado no e-commerce? 4 Dicas para Reverter

No mundo tecnológico atual, muitos negócios iniciaram-se na área de e-commerce, já que um mercado virtual vem-se mostrando cada vez mais presente na vida das pessoas. 

Entretanto, muitas vezes o carrinho de compras virtual que está cheio, aparece abandonado, tornando-se um empecilho na vida dos empresários.

Às vezes o caminho para realizar uma compra online é mais complicado do que parece, tendo que levar em consideração diversos fatores, não sendo um processo tão dinâmico. 

Isso porque, o caminho entre a pesquisa e a compra final deve ser considerado, principalmente antes do cliente clicar definitivamente em comprar.

Diferentemente de um carrinho físico, o carrinho virtual tende muito a ser abandonado. Dessa forma, deverá haver maneiras de contornar esse problema de abandono, principalmente após identificar quais as razões que fazem esse fenômeno ocorrer.

Principais motivos do carrinho abandonado

Para saber como contornar esse problema do carrinho, é importante antes de tudo entender a razão do carrinho virtual ser tão abandonado e, após isso, dicas de como minimizar, ou até mesmo excluir esse abandono.

Um dos maiores problemas recorrentes é o valor abusivo do frete, que às vezes supera até mesmo o valor do próprio produto que você está comprando. 

Muitas vezes tem aquela famosa promessa de “frete grátis”, mas o valor que você deve pagar para conseguir esse frete grátis acaba sendo muito alto e revelado somente no último passo do checkout.

Outro problema muito grande são os cadastros desnecessariamente grandes e complexos, que muitas vezes acabam influenciando na decisão de compra do cliente. 

Muitas vezes os sites pedem uma lista de dados desnecessários, tornando o próprio processo de cadastro, que já não é legal, muito mais chato e cansativo.

A quantidade de meios de pagamento também é um fator que influencia e muito na hora de realizar uma compra, sendo diferente do mercado físico, que aceita, normalmente, qualquer cartão na máquininha

Algumas pessoas tendem a preferir certos tipos de pagamento, que o site pode acabar não disponibilizando, o que impedirá elas de continuarem a sua compra, já que ficarão frustradas com as poucas opções.

Por fim, um outro ponto importante é a falta de estabilidade e outros problemas técnicos que um site pode apresentar em um certo momento. 

Muitas vezes as pessoas até querem finalizar a compra, mas podem acabar enfrentando algum tipo de problema de conexão, desanimando os clientes a realizarem a compra novamente.

Alguns métodos de contornar esses problemas

Como dito anteriormente, primeiramente era importante entender quais eram os principais problemas que influenciavam na hora de finalizar as compras virtualmente. 

Após entender os principais empecilhos, é pertinente ter as ferramentas necessárias para minimizar esse abandono, melhorando, portanto, a influência da sua empresa.

  1. Oferecer um frete grátis ou diminuir o valor mínimo do frete

Por mais que não seja uma tarefa tão fácil, conseguir diminuir o frete, ou torná-lo grátis, terá um impacto extremamente positivo nas suas vendas, já que os clientes adoram ler a opção de “frete grátis”.

Caso não seja possível realizar o frete grátis, devido a distância ou qualquer outro empecilho, uma boa maneira de contornar isso é diminuir o valor mínimo do pedido para que tenha frete grátis, o que influenciará positivamente na hora do cliente realizar a compra.

  1. Otimizar o site 

Como citado, um dos problemas mais chatos que os usuários enfrentam são os problemas técnicos. 

Por isso, sempre procure otimizar o seu site e deixá-lo atualizado, para que não ocorra esse tipo de problema técnico que pode ser facilmente contornado. Ter um servidor de internet decente também é altamente recomendado.

  1. Mostrar os feedbacks dos clientes

Deixe os feedbacks dos clientes sempre visíveis em sua página, mas seja sempre transparente e deixe comentários negativos também, já que não basta você ter apenas comentários positivos e realizar compras com erros.

Além disso, sempre responda os depoimentos que seus clientes realizam, pois eles terão mais clareza e ainda podem vir a comprar com você novamente, visto que sua empresa é atenciosa e preza pela clientela.

  1. Aumentar os meios de pagamento

Muitas vezes as pessoas desistem por não terem os meios de pagamento que eles estão acostumados. O mercado físico tem poucas formas de pagamento, sendo normalmente a máquina de cartão a mais usada por sua praticidade e acessibilidade.

Dessa forma, disponibilize todos os meios de pagamentos possíveis para os usuários, oferecendo também formas de parcelamentos variadas, flexíveis, já que muitos compradores gostam ou só conseguem realizar pagamentos parcelados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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