Caixa de som bluetooth: Dicas para escolher o modelo ideal

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 13, 2023

A tecnologia de transmissão via bluetooth vem transformando a forma de consumir entretenimento.

Causando uma revolução no mercado de tecnologia, a chegada do bluetooth foi um diferencial na forma como se transmitia informações após os anos 1990. Essa popularização veio com a democratização do acesso a dispositivos móveis pela população em geral.

Antes dessa popularização, instrumentos como CDs, pen drive e conexões com fio eram os maiores aliados para transmitir música de seus dispositivos pessoais, como celulares e computadores, para outros aparelhos amplificadores. 

Com o passar do tempo diversas tecnologias avançaram, desde os setores mais próximos da indústria, sendo facilmente representado pelo avanço no rastreamento de frotas, até chegar em aparelhos de amplificação de som. Nesses cenários se inicia a popularização de caixinhas de som via bluetooth.

Onde houver uma comemoração é possível encontrar esse tipo de dispositivo. A diversidade de preços e modelos faz com que as caixinhas de som portáteis se tornem cada vez mais comuns e presentes no dia-a-dia dos usuários.

Muitas vantagens cercam a paixão por caixinhas de som com esse modelo de transmissão, um dos principais é que não se faz necessário o uso de energia elétrica. Após carregadas, as caixinhas portáteis podem durar horas, sem a necessidade de uma nova carga.

Com esse perfil é muito mais simples de levar para qualquer lugar, até mesmo em situações sem nenhum recebimento elétrico, não sendo necessário o aluguel de gerador preço de investimento que poderá ser usado para outros fins, inclusive. 

O interessante nesses modelos de caixinha e sendo o ponto que mais intriga os usuários, é entender como ocorre essa conexão via bluetooth. 

A tecnologia do Bluetooth

Quando se trata de assuntos que geram curiosidade, no mundo da tecnologia, a funcionalidade do envio e recebimento de arquivos através do bluetooth, se torna o primeiro da lista. 

Em resumo, o envio é feito através de ondas de rádio, em uma baixa potência. Essa tecnologia de transferência sem fio conta com 79 canais e uma frequência específica. Além destes, uma série de outras especificidades técnicas fazem parte de sua composição. 

Mas o que realmente importa é a adaptabilidade dessa tecnologia, estando presente em celulares, tablets, computadores e diversos outros sistemas multimídia. Essa tecnologia pode ser usada para facilitar o dia-a-dia, auxiliando na facilitação de manutenção de impressoras HP, ou também inseridos como instrumentos de entretenimento.

A presença dessa tecnologia em caixinhas de som, faz com que ela se torne compatível com a grande maioria dos celulares atualmente, aumentando a capacidade de ser portátil e prática.

Popularidade de caixinhas de som bluetooth

A música está diretamente ligada a formas de diversão dos brasileiros. Existem estilos diferentes, que se enquadram em diversas situações e comemorações. Portanto é necessário que os aparelhos produzidos para participar desses momentos também sejam adaptáveis e práticos.

Praticidade inclusive que se tornou uma das principais vantagens dessas caixinhas. Outro ponto que favoreceu o crescente aumento, desses itens nas casas, é a variedade de preços disponíveis no mercado. 

Atualmente é possível encontrar caixinhas de som por R$15,00 em lojas de eletrônicos. E para quem deseja investir um pouco mais é possível encontrar variações custando até R$3.000. 

Claro que o uso das caixinhas de som vai além da vontade de apenas ouvir música, afinal de contas, o próprio celular apresenta essa função.

Porém possibilita ouvir a mesma música junto com os amigos, sendo até possível registrar o momento em uma câmera de segurança com áudio, capturando então de forma genuína e mais espontânea possível

Principais Benefícios

Além da praticidade, já citada, que foi uma das responsáveis pela consolidação das caixinhas de som bluetooth no mercado, em um espaço curto de tempo, existem alguns outros benefícios que facilmente justificam esses pontos. 

Cada vez mais os dispositivos móveis e aparelhos eletrônicos evoluem, trazendo tecnologias inovadoras para o mercado, por exemplo a melhoria da memória desses dispositivos funcionando cada vez mais como um poderoso guarda arquivos. 

Essa evolução, faz com que a conexão via bluetooth das caixinhas se torne ainda mais útil, pois a compatibilidade com diversos dispositivos é cada vez mais real, sendo necessário apenas que o aparelho também tenha a conectividade de Bluetooth, o que já é a realidade da maioria dos aparelhos atualmente.

Um ponto importante a lembrar é que o bluetooth não necessita de conexão de internet para funcionar, o que reforça o ponto da praticidade, pois mesmo em locais sem disponibilidade de rede wi-fi ou sinal de celular, é possível aproveitar o momento com música sendo compartilhada entre todos.

A versatilidade de modelos também inspira os usuários a consumir. Existem caixinhas bluetooth de todos os formatos e destinados para diversos objetivos, um deles é o material à prova d’água, que além da segurança de haver a possibilidade de molhar e não causar dano. 

Com todos os pontos que já foram citados a durabilidade dos produtos também impressiona. Além da bateria interna que pode durar horas com o aparelho conectado, os materiais usados reforçam que a prioridade das marcas está em proporcionar qualidade em cada detalhe. 

Muitas vezes a estética também é um fator importante que faz com que os consumidores se apaixonem por seus aparelhos. 

Alguns trabalhos mais detalhados sempre são vistos com bons olhos, como em trabalhos manuais que utilizam maquinário como uma fresadora CNC router para garantir a perfeição em cada detalhe.

Os fabricantes de caixinhas de som também apostam nos detalhes dos produtos, tendo até mesmo opções que podem ser personalizadas pelo comprador. 

Portanto, conhecendo tudo que podem oferecer, é necessário ponderar alguns pontos antes de escolher sua própria caixinha de som bluetooth. 

O que observar antes de comprar?

 Com a infinidade de caixinhas de som no mercado, indo desde produtos com fio até as queridinhas via bluetooth, é importante considerar alguns requisitos, para compreender se ela atenderá as necessidades de quem procura, como:

  • Planejar o Investimento;
  • Potência sonora;
  • Tipo de pareamento;
  • Duração da bateria;
  • Resistência, ou não, a água;
  • Dimensões do aparelho.

A escolha de quanto deve ser investido é um ponto desafiador, tanto que muitas empresas optam pelos serviços de uma assessoria contábil em SP e demais regiões do país. 

Com esse tipo de planejamento é possível entender quanto de orçamento está disponível para a compra e quais as prioridades na composição do produto. A potência sonora do aparelho é um fator crucial para definir sua qualidade. 

A recomendação de especialistas é que a potência não seja menor que 6W RMS, sigla em inglês para potência média quadrática, representa a potência média que as caixas de som podem chegar em um determinado período de tempo. 

Após pensar na potência também é importante considerar a frequência da caixinha de som em questão. O recomendado é que o aparelho opere em uma faixa entre 100Hz e 20Khz, abreviação para hertz e kilohertz, esta é a faixa de vibração do som audível. 

O tipo de pareamento mais comum é o bluetooth, é importante verificar se o dispositivo com o qual a caixinha se conectará é compatível. Dessa forma o investimento será certeiro e não será necessário realizar uma troca posterior. 

Escolher a caixinha pensando em quanto tempo a bateria irá durar é essencial. Optando por opções com a presença da função Power Bank entende-se que essa bateria dura mais de 8 horas em funcionamento, sem necessitar de uma nova carga. 

Além da opção de ser ou não a prova d’água, algo que depende da escolha do comprador, é necessário observar as dimensões do produto. Existem modelos maiores, sendo mais complicado de carregar, assim como modelos menores, que podem ser levados para todos os lugares. 

Cuidados com a caixinha de som bluetooth

Quando se adquire um produto novo é essencial manter os cuidados necessários, desde a embalagem, no momento da compra, que pode ter papéis de proteção somados a embalagens de papel pardo, ou com outros tipos de protetores até o armazenamento em casa. 

Com a caixinha de som não é diferente.  Alguns cuidados simples podem ser tomados para aumentar a vida útil das caixinhas de som bluetooth. 

Entre eles é preciso respeitar a opção de ser ou não a prova d’água, caso não seja é melhor evitar deixar o produto em superfícies molhadas ou que possa cair algum líquido em cima. 

Também é importante não usar produtos de limpeza corrosivos, a maior parte da estrutura do aparelho é plástica, que pode ser danificada por esses produtos. O calor excessivo também não é recomendado, mesmo se a caixinha for de materiais mais resistentes ou metálicos. 

A porcentagem da bateria também deve ser um sinal de atenção, caso o aparelho fique muito tempo sem ser carregado a próxima carga será mais demorada e a longo prazo podendo ser danificada, chegando a queimar. 

No geral, a vida útil desses produtos já é bem longa, mas quando bem cuidados eles durarão ainda mais. 

As caixinhas de som via bluetooth se tornam uma excelente aquisição, quando pensada exatamente para atender as necessidades do comprador. Após escolher a caixinha que mais agrada, basta ligar o som e começar a festa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade