Cachos: 10 dicas para hidratar os seus cabelos

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 13, 2023

Os cuidados com os cachos se tornaram uma prioridade de muitas mulheres nos últimos anos. O desapego dos métodos de alisamento foi incentivado por uma onda positiva de recuperação dos cabelos naturais, chamado de transição capilar.

As buscas por informações a respeito desse assunto se tornaram tão populares quanto as pesquisas por “queijo prima donna preço”. Pessoas procuram diariamente por dicas de cuidados, penteados, produtos e tudo o que permeia o universo dos fios cacheados.

Há ainda, entretanto, muita confusão sobre os tipos de curvatura. O famoso “liso rebelde” continua presente no cotidiano de muitas pessoas que não entendem que, na verdade, têm o cabelo ondulado, por exemplo.

Cuidados com os cabelos envolvem muito mais do que fazer um bom penteado para começar o dia: sem uma rotina de hidratação eficiente, os fios não respondem adequadamente aos outros tratamentos e adotam um aspecto desagradável.

Neste artigo, entenda quais são as características do cabelo cacheado, como a sua alimentação pode influenciar os seus fios e veja dez dicas indispensáveis para fazer uma hidratação poderosa.

Conheça os tipos de cabelo cacheado

O cabelo cacheado é um meio-termo entre o ondulado, que forma curvas abertas em forma de S, e o cabelo crespo, com ondas bem fechadas. Há uma denominação para os tipos de curva:

  • Cabelo liso: tipo 1;
  • Cabelo ondulado: tipos 2A, 2B, 2C e intersecções;
  • Cabelo cacheado: tipos 3A, 3B, 3C e intersecções;
  • Cabelo crespo: tipos 4A, 4B, 4C e intersecções. 

A classificação de cabelo com curvatura 3 se refere ao tipo de cabelo com cachos definidos e um pouco mais soltos em comparação com o cabelo com curvatura 4. 

O cabelo 3A tem cachos largos e definidos, com volume e forma de S, mas que completam uma curva inteira, fechando o cacho.  O cabelo 3B tem cachos definidos, mas um pouco mais encaracolados e volumosos do que o 3A. 

Por fim, o cabelo 3C tem cachos definidos, mas ainda mais encaracolados e volumosos do que o 3B. 

É importante lembrar que a classificação de cabelo é apenas uma ferramenta para identificar as características gerais de um tipo de curvatura, mas nem sempre se aplica a todas as pessoas de forma exata.

Além disso, o tipo de cabelo pode mudar ao longo do tempo devido a fatores como idade, mudanças hormonais, tratamentos capilares, entre outros.

Qual a função da hidratação?

Assim como uma agência de assessoria tributária presta serviços necessários, a hidratação tem função fundamental nos cuidados com os cabelos. Ela ajuda a manter a saúde, o brilho e a elasticidade dos fios. 

A hidratação ajuda a repor a umidade perdida, mantendo o cabelo macio e sedoso, além de controlar o frizz, mantendo o cabelo disciplinado e com aparência saudável.

Além disso, ao repor a umidade dos fios, é possível proteger o cabelo contra fatores externos, como químicos e calor. A hidratação também recupera a elasticidade dos fios e fortalece os cabelos contra quedas.

De modo geral, a hidratação é crucial para manter a saúde e a beleza dos cabelos, independentemente do tipo ou textura. Incluir essa etapa como parte da rotina de cuidados capilares é fundamental para obter resultados ótimos.

O papel da alimentação na saúde dos fios

A alimentação tem um papel crucial na saúde dos fios. Algumas vitaminas e minerais são importantes para o crescimento saudável do cabelo, e uma dieta equilibrada pode ajudar a fornecer esses nutrientes. 

O ferro é importante para a produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para as células, incluindo as células do couro cabeludo. Carnes vermelhas, frango, peixes, feijão e tofu são alimentos ricos em ferro.

A vitamina B é importante para a saúde dos fios, especialmente a biotina (vitamina B7) e a niacina (vitamina B3). A biotina ajuda a manter a saúde do cabelo, enquanto a niacina é importante para a saúde da pele e do couro cabeludo. 

Algumas fontes de vitamina B são as carnes, frutos do mar, grãos integrais e leguminosas. Incluir farinha de arroz integral na alimentação é uma boa forma de consumir mais vitamina B.

A vitamina C é importante para a produção de colágeno, que ajuda a manter a saúde do couro cabeludo e dos fios. Frutas cítricas, brócolis, pimentões e kiwi são excelentes fontes de vitamina C.

Por fim, o zinco pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. Carnes vermelhas, frutos do mar, grãos integrais e nozes fornecem zinco ao organismo.

Se você estiver preocupado com a saúde do seu cabelo, é importante conversar com um médico ou nutricionista para obter orientação individualizada.

10 dicas para hidratar os cabelos com eficácia

Além da alimentação, uma boa rotina de hidratação é fundamental para a saúde dos fios. Confira as dez dicas essenciais para hidratar bem o cabelo.

1 – Escolha um hidratante adequado

Assim como embalagens de papel kraft para alimentos são ideais, existem produtos indicados para o seu tipo de cabelo. Se você tem cabelos secos, pode escolher um produto mais concentrado e rico em hidratação. 

Produtos inadequados podem, em alguns casos, até mesmo prejudicar a hidratação do cabelo. É importante considerar o tipo de cabelo (seco, oleoso, com química, etc.), bem como suas necessidades, como proteção térmica, nutrição, entre outras. 

2 – Use água morna ou fria

A água quente pode danificar o cabelo e remover a umidade natural dos fios. Use água morna ou fria para ajudar a preservar a hidratação. A água quente abre as cutículas do cabelo, o que pode permitir que a hidratação escape e prejudicar a estrutura do fio. 

Já a água fria ou morna ajuda a fechar as cutículas do cabelo, o que pode ajudar a preservar a hidratação e a proteger o cabelo contra danos futuros. Além disso, pode ajudar a reduzir o frizz, tornar o cabelo mais macio e brilhante e aumentar a durabilidade da hidratação. 

3 – Aplique o produto no cabelo molhado

Aplique o produto hidratante no cabelo molhado, concentrando-se nas pontas, que tendem a ser as mais ressecadas. 

Assim, é mais fácil abrir as cutículas do cabelo e permitir que os ingredientes hidratantes penetrem mais profundamente, além de aumentar a eficácia da hidratação, melhorando a maciez, o brilho e a resistência dos fios. 

4 – Siga as instruções da embalagem

Cada produto é formulado de uma maneira específica para fornecer resultados ótimos. Alguns produtos podem ser deixados agir por um período de tempo específico, enquanto outros podem ser rapidamente enxaguados após a aplicação.

Seguir as instruções como se fossem regras para o fornecimento de refeições para empresas pode ajudar a maximizar a eficácia da hidratação e a evitar possíveis efeitos colaterais, como a irritação da pele ou o ressecamento dos fios.

5 – Use toalhas de algodão

As toalhas comuns podem causar atrito no fio, gerando frizz e danos. Além disso, ao usar uma toalha de algodão para secar o cabelo, você ajuda a preservar a forma natural dos fios.

6 – Aplique um finalizador

Use um finalizador hidratante para ajudar a selar a hidratação e proteger o cabelo contra o dano. Ele pode ajudar a selar as cutículas dos fios e a manter a hidratação por mais tempo. 

Além disso, protege contra fatores externos, como o sol e o vento, que podem danificar o cabelo e contribuir para o ressecamento e o frizz. 

Os finalizadores também podem ajudar a dar forma e definir os cachos, o que pode tornar o cabelo mais fácil de ser penteado e modelado. 

7 – Evite o uso excessivo de secadores

O calor do secador de cabelo pode danificar o cabelo e remover a umidade natural. O ar quente do secador pode danificar a cutícula dos fios, tornando-os mais suscetíveis a quebra e ressecamento. Evite o uso excessivo ou use o secador de cabelo em uma temperatura baixa.

8 – Não penteie o cabelo molhado

Pentear o cabelo molhado pode danificar os fios e remover a umidade natural. Se houver necessidade, use um pente de dentes largos ou uma escova, mas prefira sempre pentear o cabelo úmido. 

9 – Proteja o cabelo do sol

Proteja o cabelo dos danos causados pelo sol usando um chapéu ou um protetor solar para cabelos. 

Pessoas que trabalham com coleta de resíduos não perigosos devem usar chapéus e protetores para se proteger durante o dia de trabalho, e o mesmo cuidado vale para a pele.

10 – Mantenha uma dieta equilibrada

Manter uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais pode ajudar a manter a saúde dos fios. Alimentos como carnes, frutos do mar, grãos integrais e nozes podem ajudar a fornecer os nutrientes necessários para a saúde do cabelo.

Inclua adaptações saudáveis, como um snack de grão de bico, no lugar de industrializados e garante que todos os nutrientes necessários sejam consumidos.

Como manter a hidratação?

Para manter a hidratação dos cabelos, você pode tratar regularmente, usar um finalizador hidratante, evitar produtos com sulfatos, não abusar do secador de cabelo, não dormir com cabelo molhado e evitar o uso frequente de produtos químicos. 

Não se esqueça de consumir muita água, portanto, conte sempre com uma bombona 30 litros perto de você.

Com os cuidados certos, é possível manter os cabelos hidratados, trazendo maciez e brilho aos fios.

Não cometa esses erros!

Alguns erros muito comuns que você pode se atentar e evitar são:

  • Não deixar o produto agir o suficiente;
  • Usar produtos com ingredientes agressivos, como sulfatos e silicones;
  • Não aplicar o hidratante nas raízes;
  • Não pentear o cabelo antes da hidratação;
  • Usar produtos de forma excessiva;
  • Não prestar atenção às necessidades do cabelo.

É preciso estar atento aos sinais dados pelo cabelo antes de fazer um tratamento. Via de regra, as hidratações são liberadas e indicadas a cada quinze dias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade