Cachecol Mascuino: Veja modelos e dicas de como usar

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em novembro 9, 2021

A moda masculina conta com um número grande de artifícios a serem utilizados, diferente do conceito popular que a maioria dos acessórios se destina ao público feminino. Colares, relógios, um par de óculos, são peças comuns, mas vale destacar também o cachecol.

Um conjunto de acessórios capazes de criar um estilo próprio para aqueles que os utilizam, seja com as características visuais conquistadas com o uso desses apetrechos ou com a otimização que eles são capazes de trazer para as suas peças de roupa.

Normalmente esse tipo de conceito costuma ser direcionado com maior destaque ao público feminino, devido à ideia de que apenas as mulheres utilizam certos acessórios, talvez pela facilidade de encontrar tais objetos em suas bolsas de diferentes tamanhos.

A questão é que mesmo quem acredita nessa concepção precisa repensar os seus conceitos, com a proliferação das bolsas masculinas nos editoriais de moda, indo além das tradicionais pochetes, com modelos muito mais elaborados.

Uma relação que faz com que junto a camisas personalizadas em MG, os compradores da região de Belo Horizonte busquem também pelos mais diversos tipos de acessórios disponíveis, acarretando em uma popularidade maior dessas lojas.

E não estamos falando somente de lojas de chapéus ou de peças de relojoaria, mas também com estabelecimentos voltados a modelos específicos, como moda de inverno, estilo esportivo, além das tradicionais alfaiatarias de ternos e tecidos elegantes.

Fora as lojas que trabalham com a confecção de roupas personalizadas, como uma empresa de estamparia, que desenvolve tanto camisas individuais, como em grandes quantidades, como para uniformes e propósitos similares.

Mas voltando à citada moda de inverno, é preciso falar sobre uma peça específica de roupa que vem ganhando um espaço cada vez maior nos guarda-roupas masculinos, incluindo os armários brasileiros, que são os cachecóis.

O cachecol na moda atual

Muitas peças de roupa vindas da Europa foram sendo trazidas para o Brasil, em um movimento que teve início com a chegada da família real portuguesa e se expandiu por todos os movimentos imigratórios que aqui ocorreram.

Enquanto ternos e chapéus foram sendo adotados à moda nacional, a mesma coisa não aconteceu com os cachecóis, que passaram a ter uma certa relevância no cenário brasileiro como resultado da globalização dos conceitos de moda.

Afinal, não é mais preciso para uma empresa de uniformes esperar o lançamento de uma revista de moda por aqui para prever o tipo de modelo a ser mais requisitado pelos seus clientes, já que hoje esse estudo de tendência pode acontecer direto da internet.

A mesma coisa acontece com o cachecol em si, uma peça que passou a ser usada em território brasileiro por conta do estilo presente nesses materiais, pois mesmo em um país tropical, sentimos os impactos do frio do inverno, no qual os cachecóis passam a tomar conta.

Presentes nos pescoços femininos, o cachecol também passou a ser abraçado pelo público masculino, devido aos diversos tipos de combinação a serem conquistados com a utilização dessa peça de vestimentas de inverno.

Mas antes de se falar sobre as características estilísticas dos cachecóis, é importante conhecer a origem dessas peças, cujo título vem do francês cacher, verbo que significa esconder, junto a terminal col, cuja tradução é colo.

Logo ao se esconder o colo, principalmente por causa das condições climáticas frias dos países europeus, surgiu a necessidade dos chamados cachecóis, tornando-se importantes acessórios de vestimenta, assim como dispositivos especiais para a indústria.

Chegando-se aos anos 2020 essa peça de roupa vem se tornando cada vez mais requisitada pelos profissionais da moda, não apenas pelo público feminino, mas com um destaque para a audiência masculina, cada vez mais conectada aos conceitos de moda.

E com base na sua variedade de estilos e combinações, é importante para um homem que queria aproveitar as possibilidades de moda conquistadas com um cachecol no pescoço conhecer os modelos mais populares dessa peça para os dias frios.

Escolhendo o tipo correto de cachecol

No mundo da moda um conceito importante é de que não existe a roupa certa, mas sim o momento e a combinação adequada, assim como o uso de uniformes sociais em SP, para quem trabalha na área empresarial ou uma camiseta na praia.

Ou até mesmo andar com o peito desnudo durante a sua caminhada matinal na beira-mar, sendo algo socialmente aceito e comum ao público masculino. Mas o foco desse texto é sair do clima veranil e se desdobrar sobre a moda de inverno, com destaque para o cachecol.

Uma peça simples, mas de grande valor visual para o seu estilo a ser montado, sendo necessário apenas escolher o modelo correto:

Cachecol preto

Na moda feminina é comum o conceito do “pretinho básico”, ou seja, uma roupa simples da cor preta, como um vestido, que se destaca ao se adaptar aos mais diversos tipos de eventos e situações. A mesma coisa acontece com um cachecol preto simples para os homens.

Trazendo um estilo minimalista, esse modelo de cachecol combina com quase todo tipo de roupa presente no seu armário, desde um terno tradicional até camisetas promocionais exigidas em um evento, ao qual você quer ir destacando suas características próprias.

Cachecol xadrez

Apostando em um estilo mais diferenciado, destaca-se o uso dos cachecóis em estilo xadrez, combinando diferentes estampas e cores. Graças a isso, esse tipo de peça conclui uma boa harmonia com roupas sóbrias, como trajes finos.

Sendo assim, é importante usar um cachecol xadrez somente se acompanhado de uma vestimenta sem estampa, até para que a atenção do público seja direcionado somente ao seu chamativo e colorido cachecol.

Cachecol de tricô

Engana-se quem pensa que as peças de tricô se relacionam somente com um estilo mais tradicional, com aquelas roupas costuradas pela sua avó ou pessoa querida. O tricô é uma peça de elegância justamente por destacar um trabalho manual em sua confecção.

Assim como é preciso lidar com a calibração de transmissor de temperatura em uma máquina industrial, é ideal conhecer o equilíbrio correto do uso de um cachecol ao seu estilo, no caso do tricô combinando com gorros e toucas.

Lenço tático

Outra peça importante a ser citada é o lenço tático, que mesmo não sendo um cachecol tradicional, é uma peça de utilização similar, podendo ser usada como proteção contra o frio, mas também para cobrir o rosto, como uma máscara.

Essa peça, conhecida como Shemagh, é muito popular no Oriente Médio, e apesar do seu valor visual, é uma peça que levanta certa polêmica, por ser muito utilizada em campos de guerra na região.

Mas esse lenço não deixa de fazer uma boa combinação com a chamada moda militar, com o uso predominante do preto e das estampas de camuflagem.

Por outro lado, não existem somente as características dessas peças que devem ser observadas ao montar o seu guarda-roupa para uma ocasião específica. É importante analisar as características de cada pessoa que adotará esse uso.

Benefícios gerais de um cachecol

Mesmo sendo uma peça simples, o cachecol se destaca no universo da moda justamente pela sua variedade de estilos aos quais ele pode ser incluído, destacando assim uma série de vantagens relacionadas ao uso dessa peça a começar pela:

Proteção contra o frio

A principal função de um cachecol é também uma das suas características que mais evidenciam a sua utilização, protegendo o seu pescoço contra ventos frios e mudanças climáticas, capazes de pôr em risco a saúde dessas pessoas.

Variedade de estilos

De acordo com o modelo de amarração adotado, diversos são os estilos que podem ser conquistados ao seu usuário, destacando gêneros de personalidade como:

  • Sofisticação;
  • Descontração;
  • Estilo urbano;
  • Estilo esportivo.

Assim como uma válvula direcional define a direção de materiais hidráulicos em uma estrutura, um cachecol pode assumir diversas funções de estilo, de acordo com a direção a ser escolhida para organizar o seu cachecol.

Consegue se adaptar ao tamanho do seu pescoço

Os cachecóis também se destacam pela sua capacidade de evidenciar ou encobrir a dimensão do seu pescoço, principalmente para os homens que não se sentem confortáveis com o tamanho dele.

Para pescoços curtos é indicado moderar o volume do seu cachecol, de forma a mantê-lo em destaque, diferente do caso de pescoços longos, onde uma peça de maior proporção pode encontrar uma melhor utilidade.

A altura do usuário

Assim como alguns estilos ficam melhor em homens baixos e altos, o uso de um cachecol também é capaz de se adaptar para cada tipo de estatura.

Para homens baixos, a escolha de um cachecol da mesma cor da sua roupa pode criar uma sensação de alongamento, otimizando o seu perfil de vestuário. Já para pessoas altas é possível indicar o uso de cachecóis coloridos sem nenhuma restrição.

No fim, a popularidade dos cachecóis não parece ser algo apenas do momento, afinal anualmente o público passa pelo período mais frio do inverno, principalmente na região sul do país.

Sendo assim, não é preciso marcar uma viagem para Europa para poder estampar por aí um belo cachecol ao redor do seu pescoço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade