Busca interna: veja a importância de melhorar a experiência do consumidor 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 6, 2023

O volume de conteúdos na internet se mostra cada vez maior, fazendo então com que qualquer tipo de busca possa levar o usuário a um grande número de resultados, cabendo a ele escolher qual a melhor oferta entre todas aquelas que se mostram disponíveis.

Isso é bastante positivo para o público, mas talvez nem tanto para as empresas, já que agora elas precisam adotar as melhores estratégias de negócios para conseguirem se destacar com a melhor alternativa entre todas aquelas que se mostram disponíveis neste espaço.

Diante de toda essa concorrência, é importante para quem busca se destacar na internet trabalhar com as melhores estratégias disponíveis, garantindo assim uma boa conexão com o público, conquistando até mesmo uma melhor performance comercial a tal negócio.

Tal tipo de serviço é válido para qualquer tipo de oferta a ser feita no meio digital, seja para a oferta de papéis para plotter como também para qualquer tipo de serviço virtual, levando em conta que o crescimento comercial nas redes se mostra para qualquer tipo de negócio.

Nesse caso é importante olhar também para outros pontos de contato que estão disponíveis, tal como é o caso das redes sociais, sendo esses espaços onde o público pode hoje tanto se informar sobre um produto como até mesmo realizar sua compra ali dentro.

A esse tipo de serviço informado acima podemos chamar de social selling, tratando-se de uma estratégia na qual as empresas podem realizar uma negociação diretamente através dos canais digitais, aumentando assim a relação a ser conquistada com o público.

Além dos modelos de buscas citados, existe um que também merece atenção nas pesquisas feitas de forma interna, algo que ocorre quando um usuário entra em um site da área de educação e procura ali dentro pela opção de curso de bombeiro civil para se inscrever.

Caso a rede de educação do exemplo citado acima trabalhe com esse tipo de oferta, a instituição acaba ganhando um aluno, e isso tem que ser visto com atenção na medida em que tais níveis de buscas se apresentam em grande número.

Isso é apenas uma situação entre várias que devem ser levadas em conta por parte de quem gerencia algum tipo de plataforma ou negócio digital, de modo então a conquistar a melhor performance possível no meio digital, sendo então achado pelos seus clientes.

Como funciona uma busca interna?

Nos primórdios da internet, para chegar a um site em específico era necessário digitar o seu endereço diretamente no seu navegador, sendo esse um trabalho exaustivo, exigindo que os usuários conhecessem qual tipo de plataforma estava em busca de acessar.

Esse tipo de situação mudou a partir da chegada das plataformas de busca, como é o caso do Google e Bing, sendo necessário apenas digitar por algum tipo de termo para ser levado a uma série de sites e conteúdos que podem estar associados à sua pesquisa realizada.

É a partir desse tipo de sistema que você pode digitar algo como “mangueira para compressor de ar” nessas plataformas e rapidamente ser direcionado a qualquer tipo de site que envolva o termo, seja conteúdos sobre o material ou plataformas que o vendam.

Esse acabou sendo o modelo de busca mais popular na internet como um todo, no entanto, existem outros sistemas de pesquisa que devem ser levados em conta por parte do público e das empresas, como é o caso das buscas internas que podem ser realizadas em um site.

Tal tipo de sistema está associado a tudo aquilo que um usuário pode procurar não na internet como um todo, mas sim dentro de uma plataforma específica, como quando você digita por “camisas” dentro de uma loja virtual especializada na venda de roupas.

É comum a quem gerencia algum tipo de negócio digital prestar mais atenção nas buscas feitas sobre a sua marca e produtos no Google do que dentro da sua plataforma em si, um tipo de ação que deveria ser repensada para quem está em busca de melhores resultados.

Por exemplo, se dentro da plataforma digital de um empresa que realiza o conceito de peças industriais, a maior procura ali dentro seja de manutenção nobreak, talvez investir mais nesse tipo de oferta seja algo a ser considerado por quem gerencia tal negócio.

Tudo isso aponta para a importância que as buscas internas podem ter dentro do seu site, sendo válido então olhar com mais atenção para isso, até mesmo de forma a encontrar as melhores soluções para o seu negócio digital no futuro.

Como analisar melhor tais buscas internas?

Após compreender um pouco mais sobre o valor desse modelo de busca interna, é importante então para um negócio saber como melhor analisar tais informações, até mesmo para garantir um melhor processo de tomada de decisões para o seu negócio virtual.

Isso acontece de forma então a se garantir essas decisões melhores, podendo até mesmo otimizar os resultados comerciais de quem trabalha com gráfica de etiquetas personalizadas entre outros tipos de oferta, e é importante seguir algumas etapas, como:

Configurar o Google Analytics

Essa plataforma do Google permite a quem gerencia um site ter uma visão mais completa sobre tudo o que ocorre em sua plataforma, como número de usuários que acessam o seu endereço, as páginas mais clicadas, o tempo de um indivíduo ali e muito mais.

Entre as informações que podem ser acessadas, é possível ver também quais foram os termos mais pesquisados dentro da sua ferramenta interna de busca, ajudando um negócio a ter um melhor conhecimento sobre tudo o que ocorre dentro dessa sua plataforma.

Lembrando que o Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, bastando se cadastrar na plataforma e incluindo o seu site administrado, permitindo dessa forma ter acesso a uma série de informações, incluindo as buscas internas ali realizadas.

Pesquisar os termos buscados

Após buscar uma maneira de melhor se conhecer todos os termos buscados em seu site, o próximo passo é conhecer o significado por trás de cada um dos itens pesquisados, para então ter um conhecimento claro sobre tudo que o seu público pode estar em busca.

Se, por exemplo, no site de uma papelaria um título muito procurado é “etiquetas para alimentos”, pode ser interessante para quem trabalha com tal negócio pensar em trabalhar com a venda de adesivos que sirvam como etiquetas personalizadas.

Lista dos conteúdos

Junto do conhecimento em cima dos termos mais buscados em um site, é importante também fazer uma lista entre as palavras mais pesquisadas, de forma a separá-las entre os produtos que se encontram disponíveis na plataforma e aqueles que não.

A partir dessa demanda se mostra possível até mesmo trabalhar melhor com o seu sistema de estoque, sabendo exatamente quais são os itens de maior interesse por parte do seu público, isso baseado na quantidade de buscas realizadas dentro dessa plataforma.

Tal sistema de buscas internas pode ajudar também a pensar em possíveis produtos e serviços a se trabalhar junto ao seu site, tudo isso ao levar em conta essa mesma demanda apresentada pelo público, permitindo dessa forma uma otimização das suas ofertas feitas.

Estratégias otimizadas de SEO

O sistema SEO, Search Engine Optimization, trata-se de uma otimização dos mecanismos de busca, uma estratégia que permite com que certos termos e sites sejam melhor visualizados dentro dos sistemas de buscas de plataformas como o Google.

O ponto que isso pode ser trabalhado também junto ao seu sistema de buscas internas, passando a destacar o uso de palavras-chave, como serviço de caldeiraria, de acordo com o nível de pesquisas realizadas pelo público-alvo da sua plataforma digital.

Todas essas táticas permitem conhecer um pouco melhor a sua audiência, além de ser possível otimizar a gestão do seu site, tudo isso baseado nas buscas internas realizadas dentro de sua plataforma, podendo levar a uma melhor performance dele.

E, de fato, existem muitas razões para se trabalhar com esse tipo de estratégia em relação à forma em que o seu site de facas gráficas é configurado, o que inclui:

  • Conhecer o comportamento do consumidor;
  • Usar de dados para trazer uma melhor experiência;
  • Destacar-se na internet;
  • Criar melhores relações com o público.

Esses pontos positivos podem fazer com que o seu site conquiste um melhor desempenho, indo de acordo com a forma em que o seu site de vendas é administrado, com o sistema de buscas internas sendo útil para compreender melhor o comportamento do seu público.

A partir de tudo isso, se torna possível criar a melhor experiência aos seus possíveis clientes, tudo isso baseado na própria demanda apresentada por tal audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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