Brincadeiras de adivinhação

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Conheça a brincadeira que tem o objetivo de instigar a curiosidade das crianças e incentivar o pensamento e o raciocínio

As brincadeiras de adivinhações são umas das melhores brincadeiras para fazer as pessoas pensarem e se divertirem. Comuns entre todos, fazem muito sucesso entre as crianças e também entre os adultos.

Elas são uma interessante forma de passar o tempo e exercitar o raciocínio enquanto se diverte.

Essas brincadeiras são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São formadas por perguntas e respostas inesperadas com toques de humor e podem ocorrer em diferentes níveis de dificuldade.

Jogo de perguntas e respostas

Também conhecida como o que é o que é, charada, enigma, adivinha, o sucesso passa de geração em geração independente do nome, as pessoas se reúnem para participar da brincadeira que exercita o raciocínio dos participantes, deixando todos inspirados para descobrir as respostas

Por usar artifícios de lógica e trocadilhos, acaba sendo uma atividade bastante disputada entre as crianças, animadas em participarem dos jogos de adivinhação para chegar nas respostas engraçadas.

O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?

A resposta é: o livro.

Os jogos de adivinhação ajudam a desenvolver a inteligência das crianças. São um dos jogos mais divertidos e desafiadores para disputar entre família e amigos.

Fazendo parte dos jogos infantis mais incríveis que existem, eles têm o poder de entreter e ensinar às crianças, já que contribui positivamente com a aprendizagem, o ensino de palavras, pensamento rápido e raciocínio lógico. 

É um tipo de brincadeira que rende horas de qualidade e diversão entre pais e filhos. Ela promove a união e aproximação da família, estreitando laços e criando boas memórias.

Além disso, brincadeiras entre pais e filhos são importantes para o desenvolvimento social da criança. 

O afeto e a atenção dada a elas produz efeitos no organismo dos pequenos, essas ações têm o poder de diminuir a produção do hormônio do estresse e aumentar a produção dos hormônios do bem-estar, o resultado disso é que a tensão diminui e o sorriso aparece.

O toque e o carinho dos pais ajuda a melhorar diversos fatores na vida dos filhos, incentiva o aumento da confiança e da segurança que a criança precisa para se comunicar e se expressar com outras pessoas.

Crianças aprendem brincando

Atividades lúdicas e divertidas como as adivinhações tem muitos benefícios por auxiliarem bastante na associação de ideias e palavras, na criatividade e repertório de uma criança.

Uma ótima opção é aproveitar os momentos de diversão e aprendizado para as crianças através de uma brincadeira simples, fácil e possível de ser feita em qualquer lugar.

As brincadeiras de adivinhação trazem recursos importantes para o estudo e o conhecimento infantil:

  1. exercita a capacidade mental;
  2. estimula o desenvolvimento da inteligência;
  3. auxilia na resolução de problemas;
  4. exercita o pensamento;
  5. promove o raciocínio;
  6. incentiva a associação de ideia e palavras;
  7. aumenta o repertório e vocabulário.

Brincadeira em grupo 

Por ser um jogo muito democrático, qualquer pessoa é bem-vinda na brincadeira, a única regra é se divertir.

É o tipo de brincadeira que pode ser feita com os pais, tios, primos, avós, responsáveis diretos e indiretos, professores e amigos. Pode acontecer em qualquer lugar, em casa, na escola, no parque, até mesmo no carro durante uma viagem longa.

De livre escolha, as adivinhações podem ser variadas de acordo com o grau de dificuldade e interesse dos participantes, sendo compatível com a faixa etária dos pequenos.

E ainda como um incentivo à criatividade, podem ser reproduzidas adivinhações que já existem, ou ainda, podem ser desenvolvidas novas charadas e respostas.

Sem limite de ideias, enquanto for feita com amor, a brincadeira será divertida.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade