BPO: Entenda a terceirização de processo de negócios e suas funcionalidades 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 23, 2022

Em um mercado cada vez mais competitivo, o BPO, sigla para Business Process Outsourcing, que significa terceirização de processos de negócios, é uma tendência que vem se concretizando e se tornando um ganho estratégico para grande parte das empresas do país. 

De fato, através do BPO, uma empresa pode voltar sua atenção para o núcleo central do negócio, deixando as atividades menores para especialistas.

No entanto, muitos executivos ainda lutam com esse conceito – ou até o conhecem, mas muitas vezes confundem-o com serviços de consultoria ou assessoria, o que não tem a ver com o BPO.

Com isso em mente, muitas empresas de BPO entendem como o mercado está favorável, e com isso, precisam mostrar que estão cada vez mais se tornando parte importante no meio corporativo e no mundo dos negócios em geral. 

Para essas empresas, o desafio é entender como mostrar aos clientes o que a diferencia das demais no mercado.

Além de oferecer uma gestão estratégica de atendimento, uma boa opção é buscar soluções que agreguem valor ao negócio para o cliente.

Nesse ponto, é importante que as empresas de caldeiraria, ou empresas de qualquer outro segmento, tenham uma equipe qualificada, sejam ágeis no atendimento e invistam em tecnologia de ponta para lidar com a competitividade do cenário.

Assim, elas podem permitir que seus clientes foquem nas principais atividades do negócio enquanto a empresa de BPO foca na manutenção e otimização de outros departamentos críticos para o negócio – ainda que secundários.

No artigo de hoje, vamos entender melhor como aumentar a produtividade da sua empresa, mesmo com uma mão de obra menor.

A premissa envolve desenvolver a capacidade de trabalho dos funcionários, delegar atividades repetitivas e burocráticas ao software, e automatizar a maioria das tarefas como contratar equipe de consultoria contábil para fazer a contabilidade da empresa.

Porém, antes de se aprofundar no assunto, é importante entender o conceito de BPO e entender suas características. Então confira lendo adiante!

O que é BPO?

Como já mencionamos anteriormente, BPO é a abreviação de Business Process Outsourcing, que pode ser traduzido como terceirização de processos de negócios. Ou seja, é uma empresa contratada para realizar atividades para outras empresas.

Pode-se dizer que são empresas do segmento B2B que promovem facilidades através de seus serviços – como empresa de transporte, por exemplo. Mas é importante frisar que o BPO não é sobre consultoria ou assessoria.

Ao contratar uma empresa de BPO, os clientes procuram especialistas que possam assumir de forma integral um departamento ou atividade importante para a empresa – do back office ou do front office.

Lembre-se que esta atividade ou departamento não pode estar relacionado ao core business da empresa, pois esta é uma prática proibida e fora dos padrões da ética corporativa.

Portanto, ao selecionar um BPO, as empresas buscam, por exemplo: Parceiro de negócios responsável por seus departamentos de contabilidade, TI ou jurídico, ou mesmo serviço de entrega.

Porém, além da expertise, as empresas de BPO devem trazer diferenciais que agreguem valor às operações de seus clientes, como conhecimento qualificado, tecnologia e inovação de processos.

Com isso, reduz custos, passa a focar mais nas prioridades do negócio, podendo tornar toda a operação mais ágil e focada.

É esse modelo de negócios eficiente que, segundo pesquisa da Grand View Research, o mercado de BPO atingiu  um marco no valor de US$ 237 bilhões em 2020.

Consultoria é um serviço de assessoria que propõe um plano de ação e acompanha sua aplicação. O BPO tem mais um foco estratégico do que se engajar em um processo produtivo de forma prática.

A consultoria geralmente consiste em muitas conversas, cursos e palestras. A consultoria fornece mais ajuda técnica e é orientada para o modelo de negócios. Ou seja, enquanto atuam em algumas tarefas práticas, suas ações se limitam a uma parte do negócio.

Um exemplo são as assessorias financeiras e empresa de call center home office, que analisam a situação financeira de uma empresa, traçam um plano de ação e trabalham em conjunto para solucionar problemas.

Benefícios da terceirização de processos de negócios

Vamos ver agora todos os benefícios que o BPO promove para as empresas de todos os segmentos de mercado, seja empresas de facas industriais, ou agências de turismo e viagens, por exemplo. Confira!

Reduz os processos manuais e repetitivos

O mundo está em constante mudança, e esse é um fato inegável. Portanto, diante desse fato importante no mundo corporativo, as empresas precisam estar atentas a isso se quiserem melhorar seu desempenho no mercado.

Dito isto, é preciso andar de mãos dadas com a inovação e entender as necessidades dos clientes de forma intensiva.

Há alguns anos as empresas procuravam clientes, mas hoje é o contrário, porque os clientes procuram empresas, seja através de pesquisas na internet, através de anúncios na internet, publicidade offline,  ou mesmo indicações de pessoas próximas.

Não só isso, mas a percepção e comportamento dos consumidores também mudaram.

Ou seja, isso significa que as pessoas não querem apenas comprar coisas, elas querem agregar valor e experiências positivas juntamente com as ações de compra de produtos e serviços. 

Portanto, quanto mais tempo você passar prestando atenção no que realmente está acontecendo e desenvolvendo em sua estratégia para que se encaixe com os interesses do seu público, melhor será o resultado.

Para isso, a maioria dos processos manuais, como busca e gerenciamento de documentos físicos, deve ser eliminada.

Ao invés disso, pensar em um software de automação e gestão de documentos é algo muito mais indicado e mais inteligente de ser realizado nos processos internos, e é aí que o BPO entra, afinal, através de empresas terceirizadas de software de automação de documentos. 

No momento em que você decide optar pelo BPO, a gestão de todos os documentos físicos e digitais passa a ser de responsabilidade da empresa contratada, pois esta possui toda a tecnologia e conhecimento para simplificar e automatizar o processo.

Outro exemplo que pode facilmente ser abordado nessa questão é uma impressora datadora, que facilita o processo de codificação de produtos.

Acesso a tecnologias inovadoras

Assim como o BPO oferece um trabalho especializado, também garante a integração de tecnologia de ponta na formulação dos processos do cliente. A tecnologia é cara, então muitas empresas podem relutar em comprar software que pode oferecer benefícios significativos. 

É por isso que as empresas de terceirização de processos de negócios estão começando a oferecer acesso por um período de tempo, dependendo do método de contrato.

A propósito, isso é ótimo porque oferece aos clientes mais flexibilidade para obter os benefícios da tecnologia sem precisar comprá-la.

Trabalho mais rápido e preciso

Como os BPOs concentram seus esforços nas atividades em que são de fato boas, tudo pode ser feito com mais eficiência, o que garante resultados incríveis e melhores do que se a empresa não contratasse uma BPO.

Benefícios econômicos

As organizações percebem ligeiramente que, ao contratar um fornecedor terceirizado, podem economizar tempo e dinheiro e fortalecer relacionamentos com clientes em potencial.

Tudo porque o BPO fornece uma redução de custos operacionais mal desenvolvidos, além de evitar retrabalhos e feedbacks negativos por parte de outros colaboradores. 

Maior flexibilidade

O BPO permite que as empresas aumentem ou reduzam equipes, mudem de função e não se preocupem com nada porque a empresa com a qual fazem parceria assume a responsabilidade.

Isso dá às empresas maior flexibilidade para serem mais competitivas e conquistar espaços mais amplos em relação aos seus serviços.

Vantagem competitiva

Com o BPO, as organizações podem terceirizar processos que não são críticos para seus negócios e concentrar mais recursos em operações que as diferenciam no mercado.

Maior qualidade e melhor desempenho

Como o principal negócio dos provedores de BPO é executar os processos específicos que contratam, eles podem, de fato, focar na entrega desses processos no nível mais alto, geralmente com maior precisão, eficiência e velocidade.

Quais atividades podem ser terceirizadas?

Essa é a dúvida que a maioria das pessoas tem, e é sobre isso que vamos falar agora. Aqui estão alguns exemplos que podem ser terceirizados:

  • Serviços de Catering;
  • Serviços de conservação do património;
  • Serviço de infraestrutura de rede;
  • Serviços de software e gestão de relógios de ponto;
  • Serviço de Limpeza;
  • Serviços de segurança;
  • Serviços gerais de construção e manutenção profissional;
  • Projetos civis;
  • Arquitetura;
  • Entre outros.

Como vimos, as empresas podem contratar um BPO para realizar processos ao longo de suas operações. Afinal, as empresas de BPO oferecem soluções que se adaptam às necessidades de qualquer empresa.

Isso porque a maioria das pessoas gasta muito tempo e dinheiro com algumas das atividades que o BPO pode assumir com total responsabilidade e assertividade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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