Bluetooth 5.3: Confira as mudanças na nova versão da conectividade 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 9, 2022

A tecnologia Bluetooth 5.3 traz uma série de inovações a esse modelo de conexão, tornando-o ainda mais funcional e prático e garantindo uma funcionalidade ainda melhor para quem trabalha com esse tipo de conexão.

Essa ferramenta é fundamental para uma empresa de gestão de redes sociais para empresas conseguir utilizar diversos dispositivos e fazer transferências de arquivos entre eles.

Apesar de não ser um termo tão difundido no mercado, a conexão Bluetooth é extremamente popular, e a maioria dos usuários de smartphone a utilizam quase diariamente, ainda que não saibam muito sobre ela.

Essa tecnologia é ideal para equipamentos em curta distância, principalmente por conta de seu baixo consumo de energia, e ela pode ser usada para uma série de dispositivos diferentes, como por exemplo:

  • Alto-falantes;
  • Fones de ouvido;
  • Rádios automotivos;
  • Computadores e tablets.

As conexões bluetooth permitem uma série de funcionalidades, e é importante entender um pouco mais de sua origem e de sua essência para entender as mudanças realizadas no modelo 5.3 e como aproveitá-las melhor.

Criado em 1994 pela empresa de telecomunicações Ericsson, a tecnologia permite que dois dispositivos consigam trocar informações rapidamente sem nenhum cabo envolvido no processo.

Para isso, a tecnologia usa uma frequência de rádio específica, o que faz com que sua funcionalidade seja restrita a um curto espaço onde essas ondas podem ser transmitidas.

O nome, que em uma tradução livre seria “dente azul”, é uma homenagem a Harold Gormsson, rei da Dinamarca e da Noruega no fim do século X. O rei era conhecido como “Blatand”, que em inglês significa “Bluetooth”.

Acredita-se que a referência ao nome de Gormsson se dá pelo fato de ele ter um dente podre, que teria uma coloração mais escura e daria a impressão de que ele tinha um dente azul.

A homenagem também está no símbolo usado como logotipo da tecnologia, que é a união das runas que representam as iniciais do rei.

Harold unificou os povos escandinavos sob seu comando, e o Bluetooth tem a mesma proposta com dispositivos digitais.

Hoje, uma empresa que trabalha com vendas de balcão refrigerado inox pode aumentar consideravelmente seus resultados ao utilizar dispositivos que conversem entre si.

O bluetooth é utilizado na conexão de diversos dispositivos, e pode transmitir sons, dados e outras informações. Ele também é muito utilizado por equipamentos médicos, uma vez que é mais funcional que dispositivos infravermelhos.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos tem se popularizado, e o mesmo aconteceu com essa tecnologia.

Hoje, a maioria dos usuários comuns sabe usar de forma natural o bluetooth, com os dispositivos preparados para gerar a conexão através desse tipo de ferramenta.

Embora seja uma tecnologia muito segura, é preciso atenção quando você for utilizar o bluetooth. O ideal é que não o deixe ligado sem necessidade, principalmente se o seu dispositivo não estiver conectado a nenhum outro local.

Se você permitir o acesso de um dispositivo desconhecido, pode acabar compartilhando seus dados com criminosos digitais, que tentam utilizar o Bluetooth para conseguir furtar dados importantes do usuário do dispositivo.

Por isso, é interessante evitar deixar essa possibilidade acontecer ao manter a tecnologia desligada até que você precise de fato utilizá-la, garantindo mais segurança e evitando que alguém mal-intencionado se aproveite da situação.

Dessa forma, sua tecnologia de PABX VOIP nuvem fica muito mais segura e possibilita uma interação ainda maior com a transmissão de dados por Bluetooth.

Mudanças na versão 5.3

Agora que você conhece um pouco mais sobre o bluetooth e sua importância no mercado atual, é importante entender o impacto que as mudanças mais recentes fizeram na tecnologia.

Vale lembrar que cada usuário é único, e possui suas próprias preferências de uso do Bluetooth. Por conta disso, duas pessoas diferentes podem ter impactos completamente distintos na utilização desse tipo de atividade.

O ideal neste caso é entender como o bluetooth 5.3 pode impactar sua realidade, aproveitando ao máximo para explorar todos os novos recursos e garantir uma estrutura adequada de comunicação entre seus dispositivos eletrônicos.

Chave de criptografia

A segurança é um dos pontos mais importantes que a tecnologia bluetooth tem tentado trabalhar, como já mencionado anteriormente no texto. Ainda que exista um longo caminho a percorrer, o novo modelo traz importantes avanços nessa área.

A criptografia é uma ferramenta digital fundamental para a navegação e compartilhamento de informações, uma vez que ela cria chaves aleatórias que bloqueiam as informações para outros dispositivos.

Dessa maneira, sua empresa de certificado digital a1 CPF consegue controlar muito melhor quem recebe seus dados, e consegue impedir o vazamento de informações em diversos modelos de conexão diferentes com o bluetooth, otimizando seu perfil de segurança.

Com a nova versão, a criptografia é determinada pela sensibilidade do dado compartilhado. Isso garante uma transação muito mais segura de transferência para o usuário em questão.

Quando um dado sensível for passar de um dispositivo para outro, o código de criptografia se torna muito maior, protegendo o item em todo o transporte até o receptor.

Isso acaba garantindo muito mais segurança para ambos os dispositivos, otimizando esse tipo de processo e garantindo para usuários de Bluetooth que suas operações sejam realizadas de forma adequada, sem nenhum tipo de complicação.

A segurança avançada torna o Bluetooth 5.3 a melhor opção para esse tipo de transferência de informações, garantindo muito mais qualidade na execução da tarefa, tornando-se mais efetivo durante o dia a dia da sua empresa de PABX virtual com gravação.

Transmissão mais efetiva

Para garantir que o conteúdo enviado através do bluetooth chegue corretamente ao dispositivo receptor, a conexão envia várias vezes os mesmos dados, evitando assim qualquer tipo de complicação.

Entretanto, ao fazer esse processo, a ferramenta acaba gastando mais energia do que o necessário no aparelho, o que se torna um problema, principalmente quando uma das propostas do bluetooth é justamente fazer a transferência sem exigir demais do aparelho.

Com a nova versão, entretanto, essa transação fica muito mais leve, uma vez que a etapa de verificação dos arquivos enviados é realizada apenas uma vez, mesmo quando você os envia mais de uma vez.

Isso faz com que a conexão bluetooth 5.3 desconsidere todas as transmissões duplicadas, possibilitando um canal de transferência mais limpo entre os dispositivos e favorecendo esse tipo de situação em sua fábrica de peças agrícolas.

Isso é ainda mais importante para dispositivos com pouca vida útil, ou com problemas de bateria. Esses dispositivos acabam sendo muito beneficiados com um processo que demanda menos da bateria do dispositivo.

Assim, o bluetooth acaba sendo uma excelente opção para dispositivos menos potentes conseguirem fazer a transferência de arquivos sem nenhum tipo de complicação.

Alternar conexão

Uma das principais vantagens do Bluetooth 5.3 é a possibilidade de alternar entre os modelos disponíveis de conexão, o que pode ser realizado sem causar nenhum impacto na qualidade da transferência de informações.

Normalmente, quando você fazia essa troca em modelos anteriores acabava causando um atraso no envio das informações, o que podia tornar a transferência muito mais lenta.

Esse tipo de ação atrapalha a experiência do usuário, causando insatisfação e até mesmo o desejo de utilizar outra ferramenta que seja mais adequada para a realidade daquele usuário em particular.

Por isso, melhorar esse tipo de ação com o modelo 5.3 ajuda a tornar o bluetooth mais confiável para esse tipo de atividade, garantindo uma experiência muito mais satisfatória para o consumidor de seu serviço de eletropolimento.

No mercado atual, a experiência do cliente é um dos itens mais importantes a se avaliar. Alguns consumidores estão até mesmo dispostos a pagar mais por equipamentos que atendam suas expectativas.

Isso se reflete no Bluetooth, fazendo com que os usuários procurem ativamente por melhorias dentro desse tipo de ação para conseguir aproveitar ao máximo o modelo de comunicação e o que ele pode oferecer.

Com o tempo reduzido para alternar entre conexões, você pode atender a uma ligação ou utilizar o smartphone de outra maneira com muito mais facilidade, sem perder a qualidade da conexão bluetooth.

Considerações finais

A tecnologia bluetooth tem diversas aplicações importantes, e conseguir utilizá-la de forma efetiva em sua empresa de corte a laser é muito importante para garantir mais funcionalidade aos dispositivos que têm essa possibilidade de transmissão.

Por isso, estar sempre atento a atualizações e as mudanças positivas que esse tipo de ação pode trazer é muito importante, garantindo que você esteja na dianteira frente a sua concorrência e se torne uma verdadeira liderança em seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade