10 dicas para acertar na escolha do seu batom

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 4, 2022

O uso de batom pode modificar completamente a aparência de uma pessoa. Existem diversos estilos e cores diferentes, o que deixa muitas pessoas confusas com qual modelo é o ideal para você usar no trabalho com descartáveis cirúrgicos.

Por isso, é muito importante conhecer suas possibilidades e principalmente identificar o que você pode fazer em questão de estilo para conseguir criar visuais incríveis sem esforço.

A maquiagem é uma ferramenta importante para a autoestima da mulher, e suas origens são muito mais antigas do que se imaginam. O batom, por exemplo, tem suas origens ainda no Egito antigo.

Existem figuras de milhares de anos em museus, com imagens e informações sobre o uso de pintura labial por Nefertiti, a rainha egípcia que antecedeu a era romana de Julio Cesar.

Hoje os batons ganharam um destaque ainda maior, com cores diferenciadas e muitas estruturas diferentes de utilização, desde produtos mais sólidos até batons líquidos.

Saber qual deles escolher e como adaptar esse elemento em sua make ajuda qualquer mulher a se sentir mais vibrante, mais feliz com o resultado final de seu visual e mais confiante.

O batom perfeito possui uma série de questões a ser levadas em conta, como:

  • Cor;
  • Textura;
  • Acabamento;
  • Material.

Estes elementos podem deixar o resultado da maquiagem completamente diferente, e por isso são constantemente pensados quando você começa a fazer algum tipo de visual diferente em sua rotina de makes.

Escolhendo o batom ideal

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa peça de maquiagem tão importante para a maioria dos looks, é fundamental saber como escolher a opção certa para você e aproveitar muito mais esse item.

Vale lembrar que cada mulher é única e tem suas próprias particularidades. Por isso, é muito comum que duas mulheres tenham identificações completamente diferentes ao uso de um mesmo produto.

Por conta disso, o ideal é aproveitar os batons e adaptá-los à sua rotina e seu estilo, garantindo que eles farão a diferença na hora de montar uma make para qualquer ocasião, como o trabalho em uma fábrica de cadeira de rodas.

Quanto mais você consegue otimizar o uso desse item em seu estilo pessoal, mais opções de roupas e outros elementos de make você conseguirá aproveitar, garantindo escolhas muito mais precisas.

Dicas para escolher o batom ideal

Saber algumas dessas dicas pode ser essencial para você definir o melhor jeito de utilizar o batom certo e combiná-lo com uma série de looks que você pode montar para as mais diversas ocasiões, do trabalho num laboratório com lava olhos até uma balada.

1. Teste de cor

O teste de cor é um ponto fundamental na hora de comprar um novo batom. As embalagens muitas vezes são apaixonantes, mas o resultado final pode ficar diferente do apresentado.

Por isso, é muito importante que você peça o provador quando for comprar um batom, garantindo que o produto terá o efeito exato que você deseja. A maioria das marcas possui diversos provadores diferentes.

Dessa forma você consegue identificar melhor as diferenças, garantindo muito mais qualidade na hora de usar seu batom e aproveitar a composição de looks que planejou para ele, incluindo outros elementos como um alongamento de cabelo grande.

2. Evite testar nas mãos

Um procedimento muito comum entre mulheres é o de passar o batom no dorso da mão como forma de testá-lo. Esse é um hábito antigo, mas que tem muito pouca funcionalidade prática na verdade.

Isso porque a cor da pele e a cor da boca são completamente diferentes. Quando você faz um teste na pele da mão, o resultado pode ser completamente diferente de usar o batom no local certo.

Isso pode acabar estragando a experiência de usar o batom, uma vez que você já tem uma expectativa sobre a cor que está sendo escolhida para seu dia a dia trabalhando em um centro de medicina do trabalho, por exemplo.

3. Combinar com o tom de pele

A utilização de batons coloridos pode ser usada por qualquer um. Independentemente de seu tom de pele, é possível explorar cores e tons diferenciados para criar uma série de looks.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente para verificar se a cor do batom tem um bom caimento com relação à temperatura de sua pele. Para isso, é interessante procurar o fundo do batom.

Os batons de fundo quente e de fundo frio acabam contrastando diretamente com a temperatura da pele e devem ser escolhidos para um resultado mais favorável desse tipo de ação.

4. Diferentes texturas

A cor do batom é um dos elementos mais fáceis de perceber, mas existem muitas diferenças na textura de um batom que podem impactar diretamente a maneira como você consegue trabalhar suas makes.

Definir a textura ideal para você depende muito do gosto pessoal e podem variar desde os batons líquidos até aqueles mais foscos, de efeito matte. Além disso, existem diversas outras texturas para serem exploradas.

O ideal nesse caso é testar o batom antes de comprar para identificar como ele se encaixa em seus lábios e como pode se tornar uma peça-chave em seu visual de trabalho na produção de bacia com saída horizontal.

5. Textura por ocasião

Diferentes eventos requerem diferentes códigos de vestimenta. As makes não se isentam disso, e existem opções adequadas para os mais variados tipos de atividades que você pode realizar.

No caso das texturas, escolher a certa para a ocasião é fundamental. Para ações profissionais, os mattes e outras texturas mais discretas são muito funcionais, pois ajudam a manter a imagem limpa e são mais difíceis de borrar.

Em eventos de dia, alguns batons mais líquidos podem ser a opção, especialmente aqueles com efeito brilhante, que realça a boca e apresenta um conceito mais leve para a maquiagem escolhida para seu trabalho com câmera térmica.

6. Swatches de batons

Se você está em dúvida ou gostaria de fazer uma pesquisa mais ampla sobre cores e tons de batom que você pode utilizar, existem diversas opções de swatches na internet que podem ajudá-la a ter uma visão mais ampla.

Os swatches são ferramentas que estampam as cores de batom sobre a pele, permitindo que você tenha uma visão mais completa de como o item fica no rosto de fato, possibilitando uma antecipação na hora de montar o look.

Com os swatches, é muito mais fácil escolher peças adequadas para qualquer tipo de situação em que você se encontrar, combinando com peças como um conjunto brim azul.

7. Teste cores diferentes com antecedência

O batom é em muitos casos um produto de rotina, e é comum que você esteja acostumada a algumas cores, tons e texturas de uso diário, com os quais nem se imagina sem.

Entretanto, você pode querer diversificar para um evento e escolher uma opção linda em suas makes, que você não usa a muito tempo ou nunca usou efetivamente. Embora essa cor possa ser interessante, ela pode não ornar com seu look.

Por isso, o ideal é fazer testes em casa antes de ir para qualquer tipo de evento para garantir uma qualidade maior em suas escolhas.

8. Lápis de contorno

Evitar borrar o batom é uma tarefa muito importante para que seu visual fique impecável. Saber trabalhar com essa peça é muito importante e pode ajudar a tornar mais fácil a aplicação da make.

O lápis labial é um grande aliado da preparação da maquiagem, ajudando a definir o contorno dos lábios para que você consiga preencher melhor com o batom. Além disso, os lápis ajudam a manter a cor fixa por um tempo muito maior.

Os lápis labiais impedem que você tenha pequenas falhas e borrados na maquiagem, o que pode ser bastante desconfortável quando você nota essas diferenças.

9. Pincel para batom no fim

Alguns batons são os favoritos e você tem vontade de usá-los até o fim. Nestes casos, o uso de um pincel de maquiagem pode ajudá-la a aproveitar até o fim do item em questão.

Além disso, os pincéis também são muito interessantes para possibilitar um contorno mais adequado e diminuir os riscos de falha durante o preparo da make.

10. Verifique antes de sair de casa

Quando estiver indo para o evento para o qual se arrumou, verifique o batom antes de sair de casa. Isso é muito importante principalmente para aproveitar e limpar manchas nos cantos da boca ou nos dentes.

Dessa forma você se protege de uma série de questões e consegue utilizar os batons de forma muito mais precisa, aproveitando cada opção em sua bolsa de maquiagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade