Barbeador ou lâmina de barbear: Saiba o que é melhor para você

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em outubro 25, 2022

No artigo de hoje você vai aprender mais sobre qual é a melhor escolha para você: barbeador ou lâmina de barbear. É um fato que todo homem, seja ele vaidoso ou não, tem o desejo de ostentar uma barba bem feita, ou seja, sem irritações e cortes na pele.

Para conquistar o visual desejado, o modo mais prático é utilizar algum equipamento como o barbeador elétrico ou a lâmina de barbear.

A questão é que exatamente quando chega o momento de escolher entre uma ou outra opção, muitos homens enfrentam um dilema: qual é o melhor método para fazer a barba?

E a resposta para essa pergunta é que tudo depende, havendo uma série de fatores que são importantes como o comprimento do fio e a sensibilidade da pele.

Então neste artigo vamos abordar todos os pontos relevantes dentro dessa temática para ajudar você a ter o melhor resultado em sua rotina de beleza.

Tudo sobre a lâmina de barbear

Vamos começar falando da opção mais popular que é utilizada por milhões de brasileiros: a lâmina de barbear. Sendo um método tradicional e acessível, é considerado também bem preciso, garantindo que a pele fique lisa em questão de minutos.

No mercado, assim como empresas de equipamentos em aço inox, existem modelos de aparelhos para diferentes gostos e necessidades, havendo aqueles mais baratos e outros mais caros.

O segredo, de qualquer forma, é sempre observar as lâminas do produto que você escolher, de forma que quanto maior for a quantidade de lâminas, mais rente será o corte dos pelos.

É importante contar sempre com uma espuma ou creme de barbear, pois esse componente ajudará a impedir que o rosto fique irritado ou suscetível a cortes.

Olhe com cuidado também a fita de lubrificação do aparelho, observando se ela está em bom estado, para que o barbear fique mais fácil.

Os pontos positivos

Entre os pontos positivos da lâmina de barbear, podemos citar o fato dela promover um corte rente, fazendo com que sua utilização dure mais tempo.

Ela sem dúvida é a opção mais econômica, sendo muito fácil de encontrar em supermercados e farmácias que trabalham com atacado de máscara descartável.

Usando a lâmina de barbear é possível fazer uma espécie de esfoliação facial, uma vez que o acessório ajuda a remover células mortas presentes na parte mais superficial da pele, um detalhe que colabora para estimular a renovação da pele.

Os pontos negativos

Certamente com a lâmina de barbear você corre mais riscos de se cortar, então todo cuidado é pouco. Outra desvantagem é que o aparelho deve ser reposto com frequência, e o processo tende a exigir mais cuidado, tendendo a ser mais demorado.

Visando ter mais facilidade, é importante contar com aparelhos que tenham cabeças móveis, mas essas versões costumam ser mais caras do que os clássicos.

Como funciona a lâmina de barbear?

A lâmina de barbear poderia sair perdendo em comparação ao barbeador elétrico com seu corte em uma única direção se não fosse o número de lâminas encontradas nos aparelhos mais modernos.

Como mencionamos, isso é um fato indiscutível: quanto mais lâminas, mais rente é o barbear. Isso possibilita uma melhor performance tanto para os homens que preferem o rosto liso, quanto para os que usam a barba desenhada ou mesmo a barba grande.

Nesses casos, é preciso manter as linhas bem marcadas em regiões como maxilar ou bochechas, como no caso da barba lenhador.

Aposte em um aparelho com uma cabeça bem menor, pois é mais fácil de manusear e controlar o aparelho para desenhar o rosto.

E se a cabeça é pivotante, ou seja, gira em torno de um ponto fixo, é melhor ainda, pois não é preciso muitas manobras para fazer o contorno do rosto. Trata-se do método mais bem adaptável que qualquer outro método de barbearia.

Para ir trabalhar em uma empresa de etiquetas adesivas personalizadas, essa combinação de uma cabeça menor e pivotante permite que você alcance os cantos mais difíceis e corte os fios com igual precisão em áreas como:

  • Mandíbula;
  • Bochecha;
  • Queixo;
  • Ou para desenhar o cavanhaque e o bigode.

Com o uso de uma boa lâmina de barbear, até mesmo quem usa bigode fininho consegue bons resultados.

Tudo sobre o barbeador elétrico

Por outro lado temos também os barbeadores elétricos, que são modernos, práticos e rápidos. Muitas vezes esses equipamentos descartam a necessidade de usar espumas ou cremes de barbear.

São principalmente recomendados para quem tem a pele sensível, mas qualquer um pode usá-los. Esses aparelhos são excelentes para quem deseja garantir o contorno perfeito de pelos espessos, de forma a conquistar um visual impecável e definido.

É também uma boa solução para quem precisa fazer a barba, mas tem medo de utilizar a lâmina de barbear por conta da possibilidade de acidentes.

Se for fazer a barba antes de ir ao seu trabalho em uma fábrica de etiquetas de código de barras, esteja atento, pois o barbeador elétrico precisa estar devidamente carregado.

A depender da marca escolhida, é possível investir em um modelo portátil e a pilha. Ou você pode recorrer às versões mais comuns que são ligadas diretamente na rede elétrica.

Os pontos positivos

Entre os pontos positivos do barbeador elétrico está o fato que ele é rápido de usar, de forma que você economiza tempo na hora de se arrumar.

O barbeador elétrico possibilita que façamos contornos específicos, como aqueles em regiões como bigode, costeletas e pescoço. Trata-se de um aparelho prático que pode ser usado em vários lugares, especialmente se tratando das versões portáteis.

É muito comum que os homens tenham o costume de levá-lo em viagens e até para seu trabalho em um escritório de produtos para tratamento de água.

Por fim, ele também é mais seguro se comparado com as lâminas de barbear, de forma que você fica livre de cortes e arranhões.

Os pontos negativos

Entre os pontos negativos está o fato do barbeador elétrico apresentar um valor mais elevado, chegando a custar até R$1000.

É importante saber que é necessário limpar frequentemente o aparelho, um processo que exige tempo e cuidado. Você precisa ficar sempre de olho no carregamento do equipamento, pois sem pilhas ou recargas ele não funcionará.

Como funciona o barbeador elétrico?

Optando por um aparelho de barbear elétrico, você tem um equipamento que faz o corte em duas ou três direções para aparar a barba.

Como a cabeça do aparelho é rígida e bem larga, ele não se adapta ao contorno do rosto, e para não haver contato direto das lâminas de corte com a pele existe uma grade de proteção.

Uma barba bem feita chama a atenção nos mais diversos ambientes, como em uma fábrica de chuveiro lava olhos e em um casamento.

Qual o melhor para usar a seco?

Para falar a verdade, nenhum deles, pois não existem métodos que sejam amigáveis com a pele a seco. Tanto no aparelho de barbear quanto no método tradicional da lâmina, existe um atrito que pode ser motivo de irritação na pele.

Ao fazer sua barba a seco, seus poros estarão contraídos e podem estar com impurezas, sendo um ambiente muito propício para o surgimento de cravos, espinhas e poros dilatados por inflamação.

Dessa forma vale realmente a pena proteger sua pele com produtos pré-barba, como balm para barba ou espuma de barbear.

Qual o mais prático no dia a dia?

Se você trabalha com elaboração de atestado médico ocupacional, precisa estar sempre com a barba bonita e bem feita.

E agora você irá descobrir que o barbeador elétrico não é mais prático que as lâminas de barbear. Um barbeador elétrico precisa estar carregado, ocupa mais espaço e não dá para usar a seco também, além disso existem chances de entupir o produto com pedaços de pelos.

Com a barba previamente aparada, o corte do barbeador elétrico funciona melhor, porque é preciso isolar e puxar o pelo para fazer o corte.

Quando se trata das lâminas de barbear, é um produto menor que está sempre pronto, funcionando com qualquer tipo e tamanho de barba. Usando o produto certo, nem é preciso enxugar o rosto depois de se barbear, ainda com o fato de hidratar sua pele.

Considerações finais

Nos mais diversos segmentos, como em uma empresa de sistema de tratamento de água, uma boa aparência é valorizada. 

Neste artigo você aprendeu mais sobre os prós e os contras do barbeador elétrico e da lâmina de barbear, podendo agora fazer a melhor escolha para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade