Balanço Social: o que é e como fazê-lo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em outubro 26, 2022

O mercado vive e sobrevive a partir de uma expansão constante. Se antes era apenas sobre um produto se tornou sobre a empresa, depois sobre a marca e hoje o impacto social está no centro das discussões e das decisões de compra, junto surge o Balanço Social.

A cada dia mais, o novo consumidor depura suas decisões do dia a dia e grande parte dele entende que seu consumo não supre apenas uma demanda urgente dele, mas também reforça a existência de uma empresa junto a todo o seu processo produtivo.

Nesse contexto, as empresas se viram forçadas a tomar certas posições e se comprometer com o ambiente em que existem e com a sociedade ao seu redor. Para muitos consumidores não é justo a empresa lucrar sem uma contrapartida além do seu produto.

Sob as bandeiras de ética, transparência, inclusão social e sustentabilidade, esses consumidores utilizaram seu consumo como uma ferramenta de transformação do modelo de negócio de mercados, gigantes da tecnologia até uma funilaria parachoque.

Na esteira das demandas sociais e sobretudo de mercado, as empresas buscam ferramentas como o Balanço Social para ganhar reconhecimento de mercado e realmente gerar um impacto social que mais do que observado, possa ser sentido.

Esse Balanço Social opera como um levantamento de todas as ações desenvolvidas na área de ambientalismo, sociedade, ou governança interna, esse documento é o resultado de um processo de análise do seu trabalho e da sua responsabilidade como corporação.

O Balanço Social se valoriza junto com um conceito que promete ser uma tendência para as grandes empresas nos próximos anos e chegar cada vez mais próximos dos pequenos empreendedores que é o ESG, essa sigla representa um tripé do alcance da marca.

Ao lidar com os seus impactos nas áreas de governança interna, responsabilidade social e ambiental, a empresa tem acesso a um diagnóstico completo de todos os meios por onde uma empresa de andaime tubo roll locação pode aumentar seu alcance ambiental.

O que é Balanço Social?

De forma geral, é possível resumir o Balanço Social como um processo utilizado por empresas que precisam por pressão de seus parceiros e consumidores apresentar resultados não apenas no seu lucro mas também no seu âmbito social. 

O Balanço Geral é uma forma de fazer com que as organizações prestem conta do seu trabalho e do relacionamento com o seu entorno com a comunidade, é por meio dela que uma empresa demonstra suas ações efetivas.

Esse documento faz parte de um leque maior de processos chamados de Contabilidade Ambiental que tem como objetivo dar ao sistema econômico da empresa um apoio para uma relação mais saudável com o ambiente em diversos aspectos diferentes.

Como o próprio nome diz, o Balanço Social de uma empresa de projeto de muro de alvenaria é utilizado como o mecanismo essencial que essa organização usa para publicizar seu desempenho no campo social.

Respondendo uma demanda do setor de contabilidade, essa área da empresa conta com o Balanço Social para, além de lidar com questões dos âmbitos financeiro, econômico, patrimonial e tributário, eles passam a também lidar com a pauta ambiental e social.

É importante compreender que para realizar um bom Balanço Social é essencial que as empresas compreendam não só como organizar esse relatório, mas sim como posicionar essas ações dentro do planejamento estratégico da organização como um todo.

Ou seja, saber como investir em ações direcionadas para a responsabilidade social empresarial tanto em âmbito interno quanto em âmbito externo afetando seus funcionários e as pessoas que estão no ambiente do entorno da empresa.

Esse trabalho é feito de forma consistente e sempre voltado para o longo prazo, visando um  impacto sensível a curto prazo mas com uma mudança estrutural como alvo para o futuro.

Como fazer o Balanço Social

O balanço social é um recurso que empresas como uma indústria especializada em tinta para pintura epóxi para banheiro. Esse recurso é cada vez mais procurado por organizações que recebem do mercado a exigência de ações sociais efetivas.

Para entender como esse balanço se tornou importante no dia a dia das empresas é preciso entender a sua estrutura e mesmo que não exista uma metodologia bem definida para a elaboração dum Balanço Social existem alguns elementos essenciais, entre eles:

  • Conteúdo com informações relevantes;
  • Informações factuais bem embasadas;
  • Previsão de uma continuidade;
  • Comparação com dados anteriores;
  • Apresentação de um conceito.

Para que uma companhia de funilaria martelinho de ouro consiga apresentar um Balanço Social que é bem aceito pelo seu público, é preciso que ela consiga oferecer informações aferíveis e perceptíveis para o público geral consumir.

Assim como outros relatórios existentes no dia a dia de uma empresa, o Balanço social vai ter a sua aceitação e desenvolvimento aplicada a partir dos seus objetivos, seja tornar público as suas ações ou apresentar de forma mais completa para parceiros e gerentes.

É importante ressaltar que o Balanço Social é uma resposta das empresas direcionada para os consumidores que se tornaram mais críticos e exigentes quanto ao impacto social além do produto em que estão colocando o seu dinheiro, sendo assim, publicidade é essencial.

Muitas empresas, em especial as pequenas, já fazem as suas ações mas tem receio em publicizar isso, contudo, as organizações que trabalham efetivamente seu aspecto social podem e devem tornar público para que essa tendência tome o mercado.

Os benefícios do Balanço Social

O Balanço Social é um relatório onde uma empresa de fachada em acm preto apresenta para seus clientes, funcionários e parceiros o resultado das ações sociais que ela desenvolveu em um determinado período de tempo.

É a partir disso que a entidade pode demonstrar à sociedade o seu comprometimento junto ao ambiente ao seu redor e assumir uma responsabilidade de forma pública para com o meio em que estão inseridos.

Antes de mais nada o Balanço Social deve calcular e olhar para dentro da própria empresa, isso significa fazer o máximo ao alcance para que o seu trabalhador tenha acesso ao bem estar básico e aos seus direitos como profissional.

A partir do próprio trabalhador, a empresa pode observar seus primeiros impactos sociais, o oferecimento de creches, de inclusão social, racial e de gênero no seu quadro de funcionários, a valorização do tempo desse colaborador e outros pontos podem ser citados.

O Balanço Social é uma resposta para uma conjuntura que força as empresas, desde pequenos restaurantes até uma indústria de motor para portão industrial a imprimir no seu trabalho um propósito positivo para a sociedade e para a coletividade.

Esse propósito ganha ainda mais valor quando está associado com a sua marca, de fato ligada ao branding.

Dessa forma, além de apresentar para os seus consumidores propriamente ditos, pode também atrair consumidores conectados ao seu universo que se sentem inspirados.

Isso pode ser ainda mais marcante quando se fala de propostas que coloquem o consumidor para participar. Dentro do Balanço Social, é possível unir ações que criam e elevam níveis de engajamento e reconhecimento para a marca, independente do porte dela.

Considerações finais

Desde gigantes do ramo da tecnologia até pequenas empresas de aluguel maquina de xerox perceberam dentro de seus mercados um valor além de seu impacto financeiro ou produtivo, por pressão dos consumidores foi preciso olhar com mais atenção para o social.

O Balanço Social é um documento que reúne de forma clara e objetiva em um demonstrativo todas as ações que a empresa desenvolveu dentro do meio social, tanto na área externa da empresa com o ambiente ao seu redor quanto de forma interna.

Esse documento segue uma determinação razoavelmente nova no mercado de definir uma agenda clara. Seguindo não apenas a lógica voltada ao lucro, mas também iniciativas secundárias e paralelas voltadas para um impacto social, ambiental e econômico positivo.

A meta do Balanço Social, em geral, se trata de apresentar para o público geral e para os seus gestores, como as ações desenvolvidas pela marca geraram um resultado efetivo, real e prático na sociedade à sua volta.

Assim como no dia a dia todos os setores de uma empresa prestam contas, o Balanço Social é a forma da empresa apresentar a prestação de contas de ações que fogem do espectro financeiro e produtivo mais tradicional.

Publicizar e trabalhar para a melhoria dos dados gerados a partir do trabalho social tanto para o ambiente ao seu redor quanto para o seu funcionário interno, que deve ter a sua qualidade de vida e de trabalho melhoradas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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