Arroz integral: 10 benefícios do alimento para o corpo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 9, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Arroz integral: 10 benefícios do alimento para o corpo

A maioria das pessoas já sabem que o arroz integral é, de longe, mais benéfico para a saúde se for comparado com o arroz branco. 

Apesar do arroz ser um cereal que, originalmente, surgiu na ásia, com o tempo ele se tornou extremamente popular em todo o mundo. Por sua vez, ele consegue fazer parte da mesa da grande maioria dos brasileiros. Em sua versão integral, ele é capaz de nos beneficiar com várias vantagens. 

O seu consumo está frequentemente associado a uma alimentação saudável, uma prática que todas as pessoas poderiam ter. 

Ao ser consumido, o ideal é que você use 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral. Essa, no caso, é a medida recomendada para reduzir a gordura e afastar os males, incluindo o câncer. 

Portanto, podemos concluir que é possível sim, consumir arroz integral todos os dias. Ao ser consumido, procure não lavar o arroz para preservar os nutrientes. 

Um dos motivos do arroz integral ser tão especial, está relacionado a grande quantidade de nutrientes que estão presentes no grão. Imagine que um grão funcione como aqueles armazens gerais, onde há uma gama de fibras e vitaminas que são essenciais para manter o funcionamento correto do corpo. 

Para você entender melhor, o processo de moagem, que converte o arroz integral em arroz branco, retira grande quantidade do seu valor nutricional, e dessa maneira, o arroz integral passa a ter mais constituintes saudáveis. 

No mercado, há várias opções de arroz integral que você pode experimentar, inclusive, todos eles possuem seus sabores. 

O que torna cada arroz integral único é a sua composição, que tem componentes aromáticos e concentração variada de ácidos graxos. 

Podemos imaginar que o arroz integral passa por alguns procedimentos que, além da coleta de solo para análise, é também tratado para que todos os seus nutrientes sejam conversados. 

O arroz branco consegue nos oferecer somente calorias, e o nosso corpo por sua vez, não vive somente disso. Ele precisa estar munido de nutrientes também, e para obtê-los, basta fazer essa simples troca do arroz branco para o arroz integral. 

As deficiências nutricionais começam a aparecer quando você possui uma rotina alimentar inadequada. 

Quando você consome alimentos refinados, como o arroz branco e a farinha branca, por exemplo, o nosso corpo não tem capacidade de funcionar 100%. 

Propriedades do arroz integral

Resumidamente, na porção central do grão integral, podemos encontrar praticamente só amido. Porém, já na camada mais externa, temos lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. 

Fatores nutricionais

As vantagens do arroz integral são imensas, afinal, trata-se de um alimento que é rico em minerais essenciais e, além disso, é totalmente natural.

Na prática, o arroz integral pode ser definido como uma esteira transportadora, pelo simples fato de funcionar como uma ponte entre a alimentação adequada, e as vantagens de ter um corpo funcionando no seu melhor estado possível. Sua riqueza vitamínica inclui:

  • Vitamina B1 (tiamina);
  • Vitamina B2 (riboflavina);
  • Vitamina B3 (niacina);
  • Vitamina B6;
  • Folato;
  • Vitamina E (alfa-tocoferol) e Vitamina K. 

Podemos observar que o arroz integral é uma fonte de vitamina crescente, onde há uma boa quantidade de fibra para completar uma dieta. 

Ter esses nutrientes dentro do corpo, consegue ajudar o corpo a lidar com diferentes situações, desde os esforços físicos até mesmo para lidar com uma prova de carga, onde é preciso ter uma atenção contínua para executar os deslocamentos necessários. 

Os benefícios não se limitam só na quantidade de fibra, o arroz integral também é provedor de ácidos graxos vitais que são altamente benéficos para a saúde. 

Vale ressaltar também que há uma série de outras vantagens que esse alimento consegue proporcionar para o corpo. Grande parte desses benefícios acontecem por meio dos cuidados que são semelhantes aos que são feitos por uma empresa de análise de água. No geral, são 10 benefícios. São eles:

  • Possibilita um controle maior da diabetes;
  • Possui atividade antioxidante;
  • Previne a obesidade;
  • Previne o alzheimer;
  • Reduz o estresse em mulheres que amamentam;
  • Melhora a saúde digestiva;
  • Fortalece o coração;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  • Previne o câncer;
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Segundo o estudo publicado pelo Archives of Internal Medicine, consumir o arroz integral está associado diretamente com a redução de chances de desenvolver a diabetes. 

No empenho para evitar algumas doenças, como a própria diabetes, procure evitar alimentos que passem por uma empresa de inspeção de qualidade, justamente para preservar a sua saúde. 

Vale a pena dizer também que o arroz integral também pode ser consumido para ajudar em outras questões. Entenda melhor:

Auxilia e preserva o intestino

Pelo fato do arroz integral ser rico em fibras solúveis e insolúveis, esse alimento tem a capacidade de ajudar no funcionamento e na proteção do intestino.

 Enquanto as fibras insolúveis previnem a constipação e a colite, as fibras solúveis ligam a substâncias cancerígenas, impedindo a sua fixação e evitando casos de câncer colorretal.

Bom para o coração

Além de auxiliar e preservar o intestino, o arroz integral consegue ajudar o coração a se proteger de determinadas doenças. No grão, há a presença de quantidades de magnésio, e este mineral ajuda a regular o batimento cardíaco, inibe a agregação das plaquetas e relaxa o músculo dos vasos sanguíneos. 

Bom para o cérebro

E novamente vamos ver o magnésio sendo o protagonista dessa grande vantagem que é ser benéfico para o cérebro. O mineral é necessário para a síntese da serotonina. O mineral também impede que ocorra aumento do cálcio em nossos neurônios. 

Bom contra a asma

Durante a infância, o arroz integral consegue quase que inibir as chances da criança desenvolver asma. Essa vantagem acontece por conta de agentes anti-inflamatórios que estão presentes no alimento, como a vitamina E e, novamente, o magnésio. 

Na prática, o arroz integral funciona como uma inspeção de fundo de tanque, onde ele irá agir em setores do seu corpo com o objetivo de preservar a sua saúde e, além disso, reduzir as chances de você contrair algum tipo de doença. 

Bom para os músculos

Aos que estão se dedicando para ter uma vida mais saudável, e além disso, separa alguns dias para ir na academia ganhar alguns músculos, saibam que o arroz integral é um dos responsáveis por desenvolver a massa muscular, já que ao ser consumido, ele consegue manter a energia do corpo o dia inteiro. 

De acordo com os cientistas, através de uma análise feita comparando os dois tipos de arroz, foi possível encontrar uma associação inversa entre o consumo dos grãos integrais e o risco de diabetes. 

Portanto, podemos considerar que o arroz integral é semelhante aos tanques industriais pelo fato de ter, consigo, uma gama de vantagens que reduz as chances do corpo de uma pessoa ter certas complicações recorrentes a doenças. 

Saiba quais são os diferentes tipos de arroz

No Brasil, a grande maioria das famílias brasileiras tem arroz no prato para complementar a refeição. Entretanto, na hora de escolher sempre surgem algumas dúvidas, do tipo: arroz branco ou integral? Integral longo ou cateto? Dentre tantas opções, para os leigos, fica difícil saber qual é a melhor.

Vamos entender agora, por tópicos, quais são esses tipos de arroz e suas principais características.  

Arroz refinado

O arroz refinado, também conhecido como arroz branco, passa por um processo industrial que remove, praticamente, todos os nutrientes. Nesse tipo, em específico, consegue ser rico em carboidrato. 

Integral longo

Conhecido também como grão inteiro, é um tipo de arroz que também possui grandes quantidades de nutrientes, contendo: fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

Cateto integral

O cateto integral é bastante semelhante ao longo integral. Por sua vez, ele também preserva todas as partes nutritivas de um grão. A sua característica que o faz ser único, é ser um grão menor e tem uma textura mais firme, ideal para fazer alguns risotos. 

Cateto com vermelho integral

Além de ser nutritivo como o integral longo, ele possui uma particularidade que é tornar o prato mais atraente e charmoso. 

Como pode ver, há várias opções para você incluir na sua rotina de alimentação. Além do arroz integral, há também os pães ou torradas integrais que podem ser consumidas no café da manhã e lanche entre refeições. 

Vale destacar também outros cereais, como a cevada ou a quinoa, que pode estar presente tanto no almoço, quanto no jantar. 

Contudo, é importante dizer que o seu corpo também precisa estar hidratado. Não adianta consumir produtos integrais se o seu corpo não estiver com a hidratação adequada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.