AQUA: Entenda como é realizada a certificação de Alta Qualidade Ambiental

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 3, 2022

Você já ouviu falar sobre o AQUA? A mais nova certificação que garante um espaço de extrema qualidade para o meio ambiente está sendo cada vez mais requisitada no mercado e fazendo a diferença na reputação de muitas empresas. 

Não é novidade para ninguém que nos últimos anos, o mundo passou por inúmeras mudanças, mas tanta inovação tem um preço, e para o meio ambiente esse preço foi alto e trouxe muitos problemas para a natureza. 

A taxa de desmatamento, de produção de lixo, do descarte incorreto de materiais e do aquecimento global dispararam nos últimos anos, e grande parte disso deriva das grandes empresas e indústrias de produção. 

Claro que empresas e indústrias não devem parar suas produções por conta disso, mas é preciso ter o devido cuidado com o que está indo para o meio ambiente para evitar que problemas futuros acometam nossa vida e as próximas gerações. 

Por isso, muitas empresas buscam pelo licenciamento ambiental simplificado antes de começar a sua produção, pois com ele conseguem realizar seus processos de maneira segura, sabendo que não irão prejudicar o meio ambiente.

Infelizmente, não são todas as empresas que se preocupam com isso, mas é preciso mudar esse cenário, afinal de contas, cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos, do nosso negócio e da vida de quem amamos. 

O meio ambiente é um dos grandes sistemas responsáveis por permitir que possamos viver, é através dele que temos ar limpo para respirar, frutos que nascem nas terras saudáveis, água para beber e a natureza para admirar. 

Destruir o meio ambiente é destruir os humanos pouco a pouco, e mudar essa situação é uma decisão que parte de cada um de nós, e na atualidade, trata-se de uma pauta urgente e que necessita de atenção e ação. 

Por isso, serviços como a regularização ambiental de empresas foram criados para ajudar as empresas a entenderem mais sobre esse universo e como podem operar de forma efetiva na ajuda e melhora do meio ambiente. 

A pauta da sustentabilidade e da ecologia estão cada vez mais presentes no dia a dia da população e das empresas, o que permite às pessoas entenderem mais sobre o assunto e aprenderem a fazer a sua parte em prol de um mundo melhor. 

Alguns podem até pensar que se trata de uma missão impossível, afinal de contas, o meio ambiente é um conceito abstrato e que está em todo o mundo, mas quanto mais pessoas conseguirmos conscientizar sobre isso, melhor será. 

Pensando nisso, o AQUA foi criado como uma forma de potencializar essa mensagem e conscientizar ainda mais pessoas e empresas ao redor do mundo, e hoje iremos a fundo neste conceito tão importante. 

AQUA: Conceito, importância e finalidade

O AQUA nada mais é do que uma certificação que significa Alta Qualidade Ambiental, normalmente é feito por uma empresa de análise ambiental e especialistas no assunto para certificar que a empresa possui os requisitos para tal. 

Como o próprio nome já diz, a AQUA é um certificado emitido por órgãos oficiais que atestam que determinado lugar onde uma empresa está, é um espaço com alta qualidade ambiental, o que exige da empresa ainda mais cuidado em seus procedimentos. 

A certificação foi desenvolvida pela Demarché HQE (um órgão francês de certificação de empreendimentos habitacionais), que é considerada uma das certificações ambientais mais importantes em todo o mundo.

Aqui no Brasil, a Fundação Vanzolini é a responsável por sua adaptação à realidade nacional, objetivando o bom uso da água e da energia elétrica em processos de construções, além do conforto e bem-estar dos moradores e das comunidades por perto.

Ao contar com uma empresa especialista nesse assunto, é possível entender muito mais sobre como uma empresa impacta o meio ambiente e até mesmo sobre o auto de infração ambiental de cada tipo de negócio. 

O objetivo principal do AQUA é oficializar empresas que podem produzir e trabalhar com a tranquilidade de saber que estão ajudando o meio ambiente e ainda gerando ótimos benefícios, o que veremos mais à frente. 

Entenda a importância de certificados como o AQUA 

Também é válido entendermos sobre a importância de se obter certificações que são emitidas por órgãos oficiais desse ramo para viabilizar a percepção positiva da empresa no mercado, tanto para seus clientes quanto parceiros. 

Vivemos em um mundo e, principalmente, em um país onde processos são burocráticos e existem órgãos oficiais para diversas funções, inclusive quando falamos sobre cuidado com o meio ambiente, e por mais estressante que possa ser esse processo, ele é preciso. 

Obter uma certificação como o AQUA vinda por uma empresa prestadora de serviços ambientais é essencial para proteger a sua marca contra qualquer denúncia ou tentativa de denúncia incoerente em relação aos processos que são realizados lá.

Infelizmente, muitas empresas que deixam de adquirir o AQUA acabam ficando à mercê de possíveis denúncias em relação à qualidade ambiental de seu espaço, e quando as autoridades chegam, elas não tem como provar que aquele lugar é seguro para a produção. 

Por isso, obter o AQUA nos dias de hoje é uma forma não só de garantir uma produção mais saudável e econômica.

Mas também uma maneira de proteger a sua empresa e garantir para quem quer que seja, que a sua empresa realiza seus processos em um espaço de qualidade ambiental. 

Saiba o que fazer para obter essa certificação

Muitos empreendedores ficam em dúvida sobre o que é preciso fazer para obter a certificação do AQUA.

O processo é mais simples do que se imagina, mas é importante se atentar aos pontos que são avaliados com antecedência para saber se a sua empresa pode obtê-lo, e alguns deles são: 

  • Gestão da energia;
  • Gestão da água;
  • Conforto acústico;
  • Conforto visual;
  • Conforto olfativo;
  • Qualidade sanitária dos ambientes;
  • Qualidade sanitária do ar;
  • Entre outros.

Esses e outros pontos são avaliados antes da entrega do certificado e também são avaliados com o passar do tempo para saber se a sua empresa ainda segue com um bom gerenciamento de resíduos líquidos e obedecendo todos os outros pontos. 

Para obter o certificado AQUA, é preciso seguir três etapas importantes, onde cada uma te ajudará a chegar na próxima e, com calma e paciência, terá a certificação de forma rápida e simples. E essas etapas são: 

Pré-projeto 

O pré-projeto diz respeito à etapa em que se realiza uma auditoria para avaliar o ambiente e entender como funcionam os processos daquele espaço e o que a empresa pretende fazer nele. 

Projeto 

Já a etapa do projeto também é mais uma auditoria e que tem como objetivo entregar o certificado oficial à empresa após a avaliação feita anteriormente com a certeza de que o ambiente é saudável para os processos.

Execução 

Por fim, a execução é o controle feito através de um serviço de georreferenciamento de auditorias de qualidade que avaliam os pontos que mencionamos na lista acima, e que precisamos ser seguidos à risca para a permanência da certificação. 

Para isso, o empreendedor deve procurar uma empresa responsável e dar entrada com os documentos necessários pedidos pela instituição e que irão ajudá-lo a fazer tudo que é preciso da maneira correta. 

Benefícios de se obter o AQUA 

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar alguns dos principais benefícios da certificação AQUA nos dias de hoje, tanto para as empresas quanto para as pessoas e para o meio ambiente. Confira: 

Economia e água e energia elétrica

O primeiro de todos é a economia de água e energia elétrica, que através do AQUA começa a ser controlada com mais afinco, evitando desperdícios que podem colocar o mundo atual e o futuro em grandes riscos. 

Redução de poluentes 

Ela também auxilia a reduzir os poluentes do ar devido a uma produção mais saudável para todos por parte das empresas, o que, em conjunto a um bom sistema de automação ar condicionado, faz toda a diferença na qualidade do ar. 

Melhor imagem da marca 

Além disso, a empresa constrói uma marca melhor no mercado, sendo vista como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e traz isso para suas ações empresariais, o que chama a atenção de potenciais parceiros e fornecedores. 

Incentivo ao cuidado com a natureza 

Por fim, mas não menos importante, o AQUA ainda incentiva o cuidado com a natureza por parte de todos que compõem a empresa que possui a certificação, e quanto mais pessoas cuidando do meio ambiente, melhor será para ele. 

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios dessa certificação, e que acabam trazendo ótimos resultados tanto para as empresas, quanto para a vida da sociedade e do meio ambiente. 

Considerações finais 

Cuidar do meio ambiente é um dever de todos que vivem nele e que usufruem de tudo o que ele faz e já fez para que possamos permanecer vivos, com saúde e com recursos para trabalhar e produzir. 

Sendo assim, contar com ótimas certificações como o AQUA é uma maneira de garantir que as empresas estejam cada vez mais engajadas com a causa do meio ambiente e façam a sua parte para ajudá-lo a se manter saudável por muito mais tempo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade