Aparelho de porcelana ou metal: descubra os prós e os contras

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 29, 2022

Cada dia as pessoas mais estão buscando estar com a autoestima elevada. Pensando assim, o aparelho de porcelana ou de metal são muito úteis para aqueles que não se sentem bem ao sorrir, já que o sorriso funciona como se fosse um cartão de visita para as outras pessoas, então sempre há uma procura pelo seu embelezamento.

Embora o aumento do apelo pela estética esteja cada dia mais em alta, ainda mais no ramo da odontologia, com o uso de faceta em resina, por exemplo, deve-se sempre ressaltar a importância de se manter uma higiene bucal constante, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, dando ênfase após cada refeição.

Dessa maneira, é também importante entender quais são os principais tipos de aparelho ortodônticos que estão sendo utilizados, tentando entender as principais diferenças entre eles e qual você deve optar, com o auxílio do profissional adequado.

É relevante também pesquisar sobre prótese dentária, caso precise.

O que é o aparelho de porcelana e o de metal?

Antes de entender quais são as principais diferenças desses tipos de aparelho, é relevante que você conheça cada um deles, que daí fará mais sentido na hora em que for realizar um orçamento junto com profissional adequado, da mesma forma que acontece quando é realizado um implante dentário, por exemplo.

Falando primeiramente sobre o aparelho de porcelana, esses são aparelhos que tem fins mais estéticos, e são confeccionados em porcelana, diferente dos convencionais metálicos tão conhecidos e muito utilizados.

Os aparelhos de porcelana são úteis para aqueles que querem corrigir problemas no alinhamento dos dentes.

Uma das principais causas de falta de alinhamento na cavidade bucal, é quando uma pessoa sofre um acidente e acaba perdendo um dente ou parte dele, o que faz necessário procurar por implante de dente, que é muito eficaz para aquelas pessoas que não estão se sentindo bem com seu próprio sorriso.

A principal propriedade do aparelho de porcelana, é que seus braquetes são feitos com esse material, então acaba sendo extremamente resistente, além de terem um aspecto visual muito mais agradável que os outros, e terem uma eficácia tão boa quanto qualquer outro tipo de aparelho.

Porém, diferentemente do aparelho de metal, o uso do aparelho de porcelana é muito mais pela questão estética, embora ainda faça o dente retornar ao seu lugar natural.

Em alguns inícios de tratamento com aparelho de porcelana, podem aparecer manchas nos dentes, então é pertinente ver clareamento dental antes e depois.

Além disso, os aparelhos metálicos tem um objetivo muito mais claro, já que, embora ele retorne o dente a seu aspecto natural, alinhando-o com os demais, sua finalidade é lá no término do tratamento, trazendo a funcionalidade original de seu dente, evitando diversos problemas que podem ocorrer, como:

  • Dores de dente;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas na mordida;
  • Má formação dentária.

Dessa maneira, se você busca apenas um tratamento estético, o aparelho de porcelana é o mais recomendado, pois ele possui um pró a mais nesse quesito. Em contrapartida, o aparelho de metal é muito mais funcional.

De qualquer forma, a melhor coisa a se fazer é seguir a recomendação de um profissional adequado.

Quando custa a manutenção e como preservar o aparelho

Agora que ficou mais claro entender do que se trata esses diferentes tipos de aparelho, mas que ambos cumprem a função que lhes foi dado, é relevante saber quanto custa a manutenção desses aparelhos, bem como realizar uma preservação efetiva.

O custo do aparelho metálico é um pouco mais em conta, e pode chegar a custar até mil reais, e sua manutenção pode chegar em torno de 250 reais por sessão, mas pode depender de profissional para profissional.

O de porcelana é mais caro, podendo atingir até dois mil e quinhentos reais, e sua manutenção ser em torno de até trezentos reais.

A preservação é bem simples de ser realizada, e funciona de maneira semelhante ao cuidado que você deve ter diariamente, mesmo se não utilizar o aparelho, que é realizar uma higienização constante, já que nos aparelhos as bactérias podem ficar retidas mais facilmente, o que pode acabar causando diversas doenças e problemas bucais.

Junto a isso, deve ser feita consultas recorrentes ao dentista, pois é ele quem irá dizer as melhores maneiras de manter uma saúde bucal correta, além de te passar os melhores tratamentos disponíveis.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade