A importância de um acompanhante para idosos

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em setembro 13, 2021

Ter atenção com a saúde das pessoas idosas vai exigir conhecimento sobre as alterações que serão decorrentes com o processo de envelhecimento, como, por exemplo, as doenças típicas dessa etapa do ciclo de vida.

O envelhecimento, pode vir acompanhado de algumas limitações funcionais, exigindo assim alguns cuidados de várias áreas, que vão necessitar de serem abordados por profissionais muito bem habilitados.

Todo o cuidador deverá garantir uma velhice que seja ativa e saudável para o idoso que ele está cuidando, muitos idosos enfrentam algum tipo de fragilidade durante esta fase da vida, e eles precisando de ajuda para diversos fins. Muitos familiares não terão a compreensão das alterações, que serão tanto orgânicas quanto psicológicas dos idosos, e por isso um bom profissional deve ser contratado, dê preferência para os profissionais que tem um Curso de Cuidador de Idosos no currículo.

Todo o idoso que é bem conduzido por cuidadores capacitados vai conseguir uma excelente qualidade de vida, evitando assim as complicações e, consequentemente, de uma internação hospitalar.

Podemos definir que o cuidar será muito mais do que um ato, cuidar será uma atitude. Uma atitude que vai requerer conhecimento e afetividade.

O Cuidador, será a peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um bom envelhecimento para o idoso.

Indicamos que você procure por uma agência que cuide em indicar cuidadores treinados e capacitados.

O nosso trabalho é promover a independência e prestar a devida assistência emocional e física aos assistidos. Garantindo assim aos familiares a tranquilidade necessária para que possam manter sua rotina.

Por que o cuidador de idosos pode auxiliar nos cuidados do idoso durante o isolamento?

Durante o período de isolamento, o cuidador de idosos vem sendo fundamental para oferecer uma excelente qualidade de vida e bem-estar aos idosos, além de prover os devidos cuidados necessários para a prevenção da contaminação do vírus.

Um bom profissional será capaz de proporcionar a continuidade eficaz do cuidado hospitalar e dos tratamentos em casa, evitando assim a exposição do idoso com o ambiente externo.

O cuidador vai auxiliar o emocional e o psicológico do idoso durante o isolamento

É muito comum que durante o isolamento social o idoso sofra de tédio. Pois, o confinamento domiciliar, a distância de seus familiares e a impossibilidade de passeios externos poderá causar estresse.

Durante esse momento o cuidador de idoso será fundamental para a realização de atividades de lazer e de entretenimento com o idoso, como, por exemplo: leitura de livros e notícias, jogos, assistir filmes, conversar, organizar pertences e objetos pessoais, conversar sobre histórias passadas, entre outras coisas.

As atividades são fundamentais para que o idoso receba o devido auxílio emocional e psicológico, além de proporcionar os devidos estímulos cognitivos, motores e de memória, minimizando assim os efeitos do isolamento social.

Como o cuidador de idosos pode ajudar?

O cuidador pode ajudar mais do que somente durante o período de isolamento, ele também pode ajudar no dia-a-dia, o cuidador de idosos vai auxiliar o idoso em suas rotinas diárias e prevenir alguns acidentes domésticos, como, por exemplo, as quedas.

Além disso, o cuidador vai oferecer os devidos cuidados especiais e personalizados para o idoso, garantindo assim, o uso correto de medicações, alimentação adequada, atividades de lazer e os cuidados com higiene e beleza.

O cuidador vai ter a responsabilidade de garantir o excelente bem-estar e a qualidade de vida para o idoso, que será através da companhia, do auxílio, do estímulo e do carinho dedicado para com o idoso.

Cuidados com o idoso durante o isolamento

A higienização do cuidador

Com o objetivo de oferecer o melhor cuidado e prevenir assim que o idoso tenha contato com o Coronavírus, o cuidador deve adotar as devidas medidas preventivas de forma muito rigorosa.

Sempre ao chegar na residência do idoso, o cuidador sempre deverá seguir os seguintes passos:

  • Tirar os calçados e guardá-los;
  • Tirar as roupas e guardá-las;
  • Lavar bem as mãos;
  • Vestir uniforme limpo e higienizado;
  • Higienizar as maçanetas e as superfícies com álcool 70%;
  • Higienizar as mãos com álcool gel 70%;
  • Utilizar máscara de proteção facial;

Assim, o cuidador de idoso estará devidamente preparado para oferecer os devidos cuidados.

A higienização do idoso

Os cuidados com a higiene dos idosos vão muito além do banho. O cuidador de idosos vai precisar ter os devidos conhecimento para garantir a higiene completa do idoso. Esses conhecimentos são aprendidos em um bom Curso Online de cuidador de idoso.

Todos os cuidados com higiene são essenciais para a manutenção da saúde. Portanto, é fundamental que o cuidador realize as seguintes atividades de higiene:

  • Banho;
  • Higiene bucal;
  • Higiene das mãos sempre após o contato com qualquer objeto;
  • Tricotomia;
  • Corte das unhas;
  • Higiene das orelhas;
  • Hidratação da pele;

A higienização do local da casa

A higienização do domicílio é fundamental para a saúde do idoso. Pois, um ambiente sujo poderá causar diversos problemas respiratórios, que serão decorrência de pó.

Embora seja essencial para a manutenção da saúde do idoso, o cuidado com a limpeza do lar não deve ser responsabilidade do cuidador de idoso. Existem profissionais que são treinados exclusivamente para esse serviço.

Por conta disso, é muito importante ter sempre uma pessoa responsável pela limpeza do local.

Os cuidados com a administração de medicamentos

É muito comum que os idosos tomem algumas medicações para o tratamento de doenças decorrentes do envelhecimento, como, por exemplo, a Hipertensão Arterial (HAS. Por conta disso é muito importante que o cuidador de idosos tenha que tomar alguns medicamentos em horários pré-definidos.

Uma dica valiosa é sempre importante manter todos os medicamentos em suas caixas originais e com as devidas bulas. Com isso, é possível controlar a quantidade de medicamento e as suas validades.

Depois de ler sobre a importância de um acompanhante para idosos, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade