A importância da saliva na saúde bucal

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por isabella
em abril 17, 2023

Poucas pessoas entendem a importância da saliva para a saúde bucal, mas para conseguir compreender, basta analisar pessoas que apresentam problemas com a produção dela. 

Nesses casos, o paciente acaba ficando muito mais propenso a desenvolver uma série de doenças bucais, além de ficar com a boca seca, em alguns casos.

Isso acontece porque, a saliva é uma das principais responsáveis por hidratar os tecidos bucais e assim, ajudar na remoção das bactérias. 

Com isso, é capaz de promover a higiene bucal em conjunto com as outras práticas, que nada mais são do que a devida escovação dos dentes e o uso do fio dental. 

Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre a importância da saliva para a saúde bucal e entenda como ela deve funcionar de maneira saudável e da onde vem. 

Além de entender quais os problemas que podem surgir com a boca seca e como eles podem levar o paciente a necessitar de uma lente dental, por exemplo. 

Como ela funciona?

O corpo humano é uma grande máquina, onde cada tecido e cada órgão tem uma função específica e funciona de uma determinada maneira para atingir o seu propósito e assim faz com que tudo ocorra em perfeita harmonia. 

Dessa forma, isso também acontece com a saliva que é um componente importante, principalmente para a saúde bucal. 

Portanto, é importante se perguntar como a saliva funciona e entender o seu fluxo para que dessa maneira, consiga promover uma saúde bucal consciente. 

Uma vez entendendo isso, é preciso saber que a saliva funciona como se fosse uma espécie de barreira. 

Isso porque, ela tem o objetivo de proteger os dentes e prevenir o surgimento de problemas bucais, e portanto, a necessidade de tratamentos, como o clareamento dental.

Sendo assim, a saliva é capaz de ser como um tampão que neutraliza a acidez bucal e concede proteção aos dentes contra a cárie, mantendo assim uma saúde na boca mais resistente. 

Vale destacar que a falta de saliva da boca e consequentemente, a secura dela é uma situação completamente anormal, considerada uma doença bucal, principalmente quando essa questão acontece de maneira regular. 

Em geral, a secura da boca pode causar sérias consequências e favorecer a aparição de cáries, mau hálito, lesões bucais e inflamação gengival. 

Além de evidenciar alterações de ordem sistêmica, emocional ou alimentar que podem causar ardência bucal ou xerostomia que pode ser denominada como secura da boca.

Por isso, caso sinta que desenvolveu uma secura na boca de maneira constante, não deixe de procurar um profissional dentista. 

Assim, é preciso ter a busca por um tratamento para evitar consequências e tratamentos odontológicos mais sérios, como a necessidade de ter que passar por uma cirurgia oral para extrair dentes e ter a estética bucal arruinada. 

De onde vem a saliva?

Para ter ainda mais consciência de como o fluxo natural dos tecidos bucais acontecem, também é importante saber como a saliva é formada. 

Pois bem, esse líquido vem de glândulas que estão localizadas em nossa boca, nariz, língua, lábios e até mesmo nas cordas vocais.

Dessa forma, essas glândulas salivares menores ajudam a liberar e reter o líquido na boca. Porém, essas principais fazem a maior parte do trabalho quando se trata do fluxo salivar.

Isso porque, segundo estudos de profissionais da área, as três principais glândulas salivares ficam localizadas nas bochechas, mandíbula e assoalho da boca. 

Essas glândulas específicas são as principais responsáveis pela saliva e chegam a produzir cerca de 90% de sua saliva. 

Essas glândulas produzem saliva e a fazem circular em sua boca através de dutos, evitando a boca seca e assim, a necessidade de realizar tratamentos como algumas cirurgias ou até mesmo um preenchimento facial, dependendo do caso. 

Qual a importância da saliva na saúde bucal?

Uma vez que foi possível entender para que serve a saliva, como ela é formada e distribuída pela boca, chegou a hora de conhecer os principais pontos pelos quais ela se faz necessária e importante para a saúde bucal e eles são:

  • Gustação;
  • Reparação de tecidos;
  • Dentição;
  • Proteção e manutenção da saúde bucal. 

Ou seja, sem a saliva não é possível fazer a degustação e deglutição adequada, já que seus componentes ajudam a desfazer e repartir os alimentos para que eles sejam ingeridos. 

Além disso, assim como já citado anteriormente, a saliva é parte importante da proteção bucal, diminuindo a ação de bactérias para a preservação dos dentes. 

Existe também a manutenção de um sorriso saudável e estético, para que não seja necessário a colocação de facetas de porcelana, por exemplo. 
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade