5 Maneiras de melhorar a sua saúde

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mcoutinho
em março 24, 2022

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5 Maneiras de melhorar a sua saúde

Todos nós tivemos aqueles momentos bem intencionados em que resolvemos fazer mudanças profundas no estilo de vida: Deixar de fumar, perder alguns quilos, juntar-se a um ginásio e começar a fazer exercício todos os dias.

Embora nos devemos esforçar sempre por atingir estes tipos de objectivos de saúde, o caminho para uma saúde melhor nem sempre tem de significar dar grandes saltos.

Há também muitos passos mais pequenos que podem dar e que ajudarão a melhorar a sua saúde geral e qualidade de vida – e como são coisas que pode facilmente incorporar na sua rotina, serão fáceis de manter por muito tempo. Mesmo que tenha apenas alguns minutos de sobra, pode usar esse tempo para melhorar o seu bem-estar.

Tente incorporar as seguintes actividades e estratégias no seu dia-a-dia com as dicas de saude da Blogzap. Quando estes simples passos se tornam hábitos, podem ter um grande efeito positivo na sua saúde em geral.

1. Coma devagar

Sabia que comer demasiado depressa pode causar aumento de peso?

De acordo com a investigação, os comedores mais rápidos são mais propensos a ter excesso de peso, em comparação com as pessoas que comem mais lentamente. Num estudo, foi também sugerido que isto é 115% mais provável de acontecer em mulheres de meia-idade.

À medida que come, o seu corpo liberta “hormonas de plenitude” que dizem ao seu cérebro que comeu e que deve parar. No entanto, como este processo demora cerca de 20 minutos, os comedores rápidos podem consumir demasiada comida e só receber este sinal mais tarde – o que explica o ‘inchaço pós-burro’ que pode sentir após uma refeição satisfatória.

Da próxima vez que tiver uma refeição, faça um esforço consciente para comer mais devagar e observe o efeito no seu apetite.

2. Beba mais água

Já deve ter ouvido falar do ditado “beber 8 copos de água por dia”, no entanto não são muitos os que o seguem, optando frequentemente por contar a sua ingestão total de líquidos – o que normalmente inclui refrigerantes, café, e outras bebidas.

No entanto, o seu corpo não é composto por refrigerantes e cervejas. Dependendo da idade, cerca de 60% do corpo humano é constituído por água. Há inúmeros benefícios de beber mais água – ajuda-nos a controlar a nossa ingestão calórica, energiza os nossos músculos, mantém os nossos rins saudáveis, e hidrata a pele.

À medida que nos mantemos hidratados com água, também nos encontramos com menos desejos de bebidas açucaradas ou menos saudáveis.

3. Ler rótulos nutricionais

Se a perda de peso é um dos seus objectivos de saúde, torne um hábito a leitura dos rótulos nutricionais nos seus alimentos durante as suas compras na mercearia.

Preste atenção à quantidade total de calorias que um produto contém, e não apenas a uma porção (que é tipicamente o que está indicado no rótulo).

A leitura dos rótulos nutricionais também o ajudará a evitar apenas a leitura de rótulos de marketing como “elevado teor de fibra”, “baixo teor de gordura” ou “zero açúcar”, uma vez que estes rótulos podem induzir em erro. Embora um produto seja “rico em cálcio”, pode também ser rico em açúcar – um pormenor que lhe pode ter escapado se não tivesse lido o rótulo nutricional.

4. Coma mais frutas e vegetais

Um inquérito de saúde com mais de 65.000 participantes revelou que as pessoas que comiam mais porções de frutas ou legumes (7 ou mais) por dia tinham um risco 42% reduzido de morrer (por qualquer causa), em comparação com indivíduos que comiam menos de uma porção por dia.

No entanto, pode querer escolher mais produtos frescos, uma vez que se verificou que a fruta congelada e enlatada também pode aumentar o risco de morrer em 17%.

Precisa de uma dica sobre como pode adicionar mais fruta e legumes à sua dieta? Compre fruta cortada depois do almoço e traga-a para o seu local de trabalho. Da próxima vez que tiver fome, essa fruta será o lanche mais próximo e conveniente que conseguirá obter.

5. Faça exercício (pelo menos) 3 vezes por semana

De acordo com a Active Health (uma iniciativa do Conselho Desportivo de Singapura), os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de actividade física moderada a vigorosa todas as semanas. A realidade, no entanto, não é todo mundo que leva essa pesquisa a sério.

Atingir este objectivo não tem de ser difícil. Pode tentar:

  • Fazer mais de uma actividade que já está a fazer
  • Escolher uma actividade que acha que vai gostar de fazer, e começar a fazê-la
  • Estas podem ser pequenas alterações. Por exemplo, em vez de andar com o seu cão, calce os seus sapatos de corrida e faça jogging com o seu cão. E se já estiver a correr duas vezes por semana, adicione um terceiro dia para explorar diferentes percursos a um ritmo relaxante e agradável.

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