5 dicas para melhorar o atendimento com os clientes no whatsapp

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em novembro 5, 2021

Usar o WhatsApp em sua estratégia de vendas é um passo muito importante para conseguir resultados mais expressivos na atualidade, principalmente pela velocidade de contato e o quanto você pode aproveitar os recursos do aplicativo.

É importante ressaltar que o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos se tornaram mais populares, tornando-se parte do dia a dia da maioria dos usuários.

Por conta da aceleração da internet móvel, os smartphones têm sido um dos maiores dispositivos referentes a essa transformação, criando uma série de oportunidades de contato que podem ser exploradas pelas empresas de fonte chaveada, por exemplo.

Dentro da comunicação, um dos aplicativos que mais tem conquistado o público é o WhatsApp. 

Entenda mais sobre o aplicativo WhatsApp

Esse app de mensagens instantâneas permite uma comunicação efetiva entre dois usuários, com uma janela de mensagens protegidas por criptografia. Além disso, você pode utilizar uma série de funcionalidades dentro da aplicação, por exemplo:

  • Mensagens de áudio;
  • Transferência de arquivos;
  • Grupos de comunicação;
  • Contatos profissionais.

Quanto mais você consegue aproveitar esses benefícios, melhor qualificada é sua companhia para lidar com esse tipo de recurso, que tem cada vez mais se tornado o principal meio de comunicação entre os brasileiros.

O whatsapp criou ainda uma série de funções para a utilização por empresas, o que ajuda a criar um atendimento de qualidade e utilizar a ferramenta para passar todas as informações necessárias para esse tipo de ação em uma empresa de, por exemplo, dispositivos especiais.

O potencial de comunicação do whatsapp é tamanho, que algumas pesquisas indicam que o aplicativo está instalado na grande maioria dos smartphones do país, sendo que em muitos casos ele já vem nativo no dispositivo celular.

Por conta disso, saber como lidar com a aplicação para se comunicar com seus consumidores é muito importante para conseguir trabalhar com efetividade no mercado, garantindo uma estrutura de qualidade para seus atendimentos.

A troca de mensagens tem se tornado a cada dia a nova maneira de se comunicar, e muitas pessoas têm abandonado o contato telefônico e os SMS por um serviço mais rápido e funcional como o WhatsApp.

A versão empresarial do aplicativo permitiu um contato muito mais próximo com seus clientes, possibilitando uma série de benefícios importantes que acabam sendo fundamentais para esse tipo de estrutura de totens de autoatendimento.

O contato entre consumidor e marca é uma das principais estratégias de vendas nos dias de hoje, quando o consumidor se torna mais exigente e deseja uma comunicação mais próxima e assertiva.

Esse tipo de ação fez com que o whatsapp pensasse em novos mecanismos para ajudar a lidar com essa necessidade, e empresas de diversos portes começaram a aumentar sua utilização nesse tipo de recurso.

Para conseguir esse tipo de resultado com mais qualidade, é importante que você tenha um bom planejamento estratégico para seu controle de acesso, principalmente para que você consiga aplicar boas práticas de atendimento e mais eficiência nesse tipo de ação.

Dicas para melhorar seu atendimento

Fazer um bom atendimento pelo whatsapp pode ser uma importante maneira de alcançar um estágio mais adequado no mercado. É importante saber como lidar com esse tipo de recurso para conseguir ampliar suas vendas.

Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única, e que os resultados esperados nem sempre serão os mesmos, ainda que você esteja lidando com empresas dentro do mesmo segmento de, por exemplo, displays personalizados.

Por isso, adaptar os resultados desse tipo de atendimento para sua realidade pode ser uma importante maneira de conseguir ampliar suas chances de conversão e ampliar seus resultados de vendas.

1.    Personalização de atendimento

Para conseguir trabalhar com o whatsapp em suas vendas, é importante criar um ambiente de atendimento personalizado. Dessa forma, você consegue entender melhor as necessidades dos consumidores e como você pode trabalhar para melhorar esse atendimento.

Conhecer seu público é o primeiro passo para um atendimento personalizado. O grupo de pessoas com maior propensão a comprar em sua empresa, com gostos e padrões de consumo similares é considerado seu público-alvo de, por exemplo, sondagem mista.

Entender essa métrica ajuda a identificar as necessidades e os desejos de seus consumidores, ajudando a personalizar o tipo de atendimento que você prestará usando o aplicativo, permitindo que você faça um atendimento mais humanizado.

Entretanto, é preciso ter em mente que esse tipo de recurso muitas vezes é considerado genérico demais, e o atendimento personalizado precisa de uma identidade própria. Por isso, contar com uma persona pode ser o caminho mais adequado.

Uma persona é a idealização de um cliente. Trata-se de uma figura fictícia criada com base em seu público-alvo e nas transações que a companhia já realizou. Dessa forma, você tem uma estrutura muito mais qualificada para planejar seu atendimento.

Além de informações comuns para um cliente, como nome, endereço e faixa de renda, o que realmente destaca uma persona é a criação de um perfil psicológico e de uma personalidade, que ajudam a tomar decisões mais difíceis e entender melhor como atender bem em sua empresa de automação corporativa.

2.    Atenção na escolha do número

O Whatsapp comercial demanda um número específico para esse tipo de atendimento, e é interessante você escolher uma linha específica para sua empresa. Dessa maneira, você consegue separar seus contatos pessoais e profissionais de maneira mais efetiva.

Além disso, com um número exclusivo você pode controlar melhor o período de funcionamento da empresa, evitando uma série de contratempos e cobranças fora de hora, otimizando assim a forma como você lida com esse tipo de situação.

Se você possui uma equipe de atendimento, é importante que eles estejam preparados para lidar com os consumidores e com um número de confiança seus clientes ficarão muito mais tranquilos em optar por entrar em contato pelo whatsapp.

3.    Plataformas de atendimento

Uma das grandes vantagens da tecnologia é sua capacidade de otimizar processos, e isso se apresenta também em questão de aplicação de atividades.

Nestes casos, é muito importante ter em mente que você deve pensar em aplicações que utilizem o máximo possível de recursos. A maioria das plataformas atuais já possui integração com muitos recursos digitais, como o whatsapp.

Neste caso, é possível realizar a integração para que toda sua equipe de atendimento tenha disponibilidade de acesso ao aplicativo, trabalhando com uma qualidade mais efetiva e ampliando seu potencial de atuação.

Além disso, é possível aplicar chatbots para esse tipo de ação. Os chatbots são inteligências artificiais que trabalham para fazer um atendimento inicial. Em seus bancos de dados, são registradas diversas informações, garantindo uma estrutura adequada de atendimento.

Caso o chatbot receba uma pergunta que foge de seu escopo de programação, ele pode agendar um atendimento em um horário convencional, agilizando o processo e não deixando o consumidor sem uma resposta imediata.

4.    Automação de serviços

O whatsapp para empresas possibilita uma série de recursos importantes de automação, que permitem que você utilize uma série de interações para ajudar o processo de comunicação de sua companhia com um software de inteligência artificial.

Ao registrar mensagens de primeiro contato e de ausência, por exemplo, você pode otimizar o atendimento e evitar a repetição de mensagens para sua equipe, possibilitando assim um foco maior nos problemas e necessidades dos consumidores.

Além disso, é possível trabalhar com os chatbots citados anteriormente com muito mais qualidade. Neste caso, é importante pensar em utilizar ferramentas que possuam machine learning.

Essa tecnologia inovadora permite que os chatbots aprendam novas respostas, de maneira similar ao cérebro humano. Quando eles encontram uma pergunta para a qual não identificam uma resposta, o banco de dados se atualiza sozinho para registrar novas ações.

5.    Aplicações práticas

Para que estas dicas possam ser efetivadas com sucesso, é importante pensar em como você pode trabalhar com estes recursos de forma prática. Colocar em atividade o atendimento por whatsapp depende de um bom planejamento estratégico.

Assim, quando os consumidores começarem a identificar o quão qualificado é seu atendimento através do aplicativo, eles começarão a utilizar com mais frequência esse canal de comunicação e otimizar as oportunidades de negócio que você conseguir gerar.

Considerações finais

O Whatsapp é uma ferramenta muito importante para o trabalho de qualquer tipo de atividade. Por isso, saber aplicar esses recursos e otimizar a experiência de seus clientes com um atendimento de qualidade é fundamental.

Quanto mais você consegue se adequar a esse tipo de mudança de paradigma, maiores são as chances de otimizar seus processos e conquistar uma estrutura mais qualificada para seu trabalho como um todo.

O whatsapp é uma ferramenta muito importante para você conseguir conquistar resultados mais expressivos, ampliando sua autoridade no nicho em que você atua e potencializando suas chances de se tornar uma liderança na área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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