5 dicas para cuidar do seu cabelo em casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mcoutinho
em outubro 14, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

5 dicas para cuidar do seu cabelo em casa

Seu cabelo precisa de cuidados constantes para ter mais vida e você poder se sentir bem com ele. Entretanto, nem sempre é possível gastar em um salão de beleza para um tratamento profissional, o que pode desestimular muitas pessoas.

A rotina de cuidados com os cabelos em casa é muito importante e pode ser um tempo gasto com sua autoestima, melhorando consideravelmente seu dia e a condição de seu cabelo.

Os cuidados capilares são uma necessidade para manter a força e a vida dos fios, e mesmo que você não possa contar com ajuda externa, devem ser realizados para que você esteja sempre se sentindo bem consigo mesma e evitar problemas com os cabelos no futuro.

A beleza dos cabelos é um ponto importante, mas está longe de ser o principal motivo para criar uma rotina de cuidados em casa. Uma pessoa que trabalha com engenharia de avaliações e não tem tempo para ir ao salão pode aproveitar muito esse tipo de ação.

Os cabelos ainda fazem parte de nosso organismo, e cuidar deles é mais do que uma decisão estética, e sim um princípio de saúde.

A limpeza é um dos cuidados mais básicos que se deve ter com os cabelos, e é um processo que deve ser realizado constantemente. 

Com a limpeza, você elimina uma série de resíduos danosos do meio ambiente, como:

  • Poeira;
  • Pó;
  • Suor;
  • Odores variados.

Dessa forma, você consegue manter os fios de seus cabelos muito mais limpos e cheirosos, com a saúde aparecendo a olho nú. Um cabelo bem cuidado é identificado imediatamente por você e pelos outros.

Outro processo comum para se fazer em casa é a hidratação. Um cabelo ressecado acaba ficando sem vida, perdendo o brilho e em alguns casos até caindo. 

A queda e a perda de cabelo são problemas muito comuns, principalmente para pessoas que costumam prender muito o cabelo.

Seja por estilo pessoal ou por conta de seu trabalho com simulação acústica, fazer a hidratação é um passo importante para manter a saúde dos fios.

Assim, você consegue manter seu cabelo mais brilhante e forte, o que evita a queda. Claro que ainda existe toda uma questão genética envolvida, mas mesmo nestes casos, é perceptível a redução de queda capilar.

Até mesmo a forma como você utiliza escovas e outras ferramentas para o cuidado com os cabelos tem uma forte influência na saúde de seus fios.

Quando você está em casa, não há um profissional para ajudá-lo, por isso é importante que você saiba utilizar estes equipamentos antes de se arriscar e evitar a queda abrupta dos cabelos, protegendo-os por mais tempo.

Existem diversos agentes que são muito prejudiciais ao couro cabeludo, como o excesso de sol, cloro de piscinas e até mesmo tratamentos químicos realizados em salões profissionais de beleza.

Ao realizar os cuidados adequados para seus cabelos usando um secador de cabelo de parede, você consegue trabalhar de maneira mais efetiva para manter a saúde de seu couro cabeludo, trabalhando com cuidados básicos para recuperar fios danificados e até mesmo evitar doenças na região.

Quando você toma as precauções necessárias, é muito mais fácil lidar com seu cabelo em casa, sem o apoio de um profissional para o resultado final.

5 dicas para cuidar do seu cabelo em casa
5 dicas para cuidar do seu cabelo em casa

Cuidando de seu cabelo em casa

Agora que você consegue compreender melhor a importância de cuidar de seus cabelos em casa, é importante ter algumas ideias do que pode ser feito para facilitar esse momento de cuidado.

Vale lembrar, entretanto, que cada pessoa é única, e existem inúmeros tipos de cabelo, então nem sempre as dicas funcionam para todas as pessoas.

O ideal neste caso é que você utilize essa lista como um guia, aproveitando apenas as informações relevantes para seu tipo de cabelo.

Adaptar a sua realidade e as suas necessidades esse conteúdo é fundamental para que você consiga bons resultados, utilizando produtos com embalagens produzidas em ferramentaria de moldes.

Tratam-se de ações simples, mas muito efetivas que você pode fazer para manter a saúde capilar e estar com os cabelos sempre bonitos, limpos e brilhantes, garantindo uma aparência muito mais agradável.

Mesmo para pessoas com rotinas muito intensas, é possível trabalhar com esse tipo de situação, separando um tempo curto das rotinas atarefadas para o autocuidado e o tratamento capilar.

1.    Lavagem profunda

A lavagem é um ponto muito importante de qualquer ação que tenha seus cabelos em mente. Muitas vezes a lavagem do salão é mais profunda e apresenta um resultado melhor, mas isso não necessariamente tem a ver com a técnica.

A verdade é que muitas vezes os problemas da lavagem em casa é a falta de conhecimento na hora de lavar os cabelos, e separar os produtos com etiquetas em branco para diferenciar a função de cada um pode ser uma boa solução.

Além disso, a temperatura errada pode ser um grande problema, bem como enxaguar muito rápido e não tirar todo o produto dos cabelos.

O ideal para a lavagem em casa é usar água fria, mas se você não aguentar, pode deixá-la morna.

Não lave os cabelos com água quente, uma vez que a temperatura é uma das grandes responsáveis por deixar seu cabelo com muito frizz, o que se torna um problema depois.

Além disso, não tenha pressa na hora de enxaguar. É importante que você tenha removido todo o excesso de produtos, para evitar que eles deixem o cabelo muito oleoso ou danificado por conta do excesso.

2.    Cremes para pentear

Um dos produtos queridinhos do mercado e grande aliado dos cuidados caseiros é o creme para pentear. Este tipo de produto é para ser usado depois da lavagem, muitas vezes com os cabelos secos ou úmidos.

Normalmente, depois da lavagem, o ideal é que você ajeite os fios com o auxílio de um pente. Em alguns casos, a escova pode ser uma opção, mas o ideal é evitá-la neste momento do tratamento capilar e mantê-la em suas necessaires personalizadas.

Depois de deixar o cabelo seco, você pode aplicar o creme de pentear nas pontas, ajudando você a terminar o tratamento e finalizar o penteado, eliminando resquícios de frizz e deixando seu cabelo muito mais macio.

3.    Hidratação capilar

Uma das principais ferramentas de ajuda na hora de tratar dos cabelos são os produtos hidratantes. Estes itens são obrigatórios para qualquer pessoa que deseja cuidar dos cabelos em casa, tamanha sua importância.

A ideia da hidratação capilar é manter o brilho e a maciez dos cabelos, protegendo-os contra uma série de mazelas como a ação dos raios solares, muitas vezes com um fator de proteção, além da poluição e até mesmo do vento.

A hidratação também é muito importante para quem utiliza química no cabelo ou trabalha em uma empresa que usa química pesada, como tintas e recuperação de prata.

Esse tipo de produto ajuda a manter a coloração por mais tempo, não forçando a pessoa a fazer retoques constantes em salão.

Pintar os cabelos não é um processo simples, mas depois de realizado, a manutenção pode ser um ponto importante para você continuar com a cor viva.

4.    Tipo de corte

O tipo de corte em seu cabelo pode ter um grande impacto nos cuidados que você vai fazer em casa. Pessoas com uma rotina muito agitada, que não tem tempo para dedicar aos cabelos, podem investir em cortes mais simples e fáceis de cuidar.

Dessa forma, o ideal neste caso é conversar com o cabeleireiro na hora do corte, e explicar a situação. 

Penteados de múltiplas camadas ou com finalizações mais elaboradas podem ser um problema para quem deseja ter mais tranquilidade no processo de arrumar o cabelo em casa.

Até os mínimos detalhes podem fazer uma grande diferença, e por isso é importante ter isso em mente na hora de escolher o corte.

5.    Produtos de qualidade

Existem diversos produtos para os cuidados com o cabelo, de inúmeras marcas, o que pode deixar a pessoa confusa à primeira vista.

Para que você consiga tratar seu cabelo de forma efetiva, o primeiro passo é procurar produtos de qualidade, como um misturador de liquidos para preparar a hidratação antes de passar nos fios.

Marcas renomadas no mercado podem ser um bom ponto de partida, e muitas vezes vale mais a pena gastar um pouco a mais com um produto de qualidade conhecida do que apostar em uma marca mais barata, principalmente se você não tiver como recuperar depois em um salão.

Além disso, é importante que você procure entre os produtos disponíveis aqueles que mais se adequam a sua necessidade no momento.

Produtos de reparo, especializados para cachos ou para alisar os cabelos devem ser visualizados antes da compra para um efeito mais assertivo.

Considerações finais

O cuidado com os cabelos em casa pode ser uma excelente maneira de manter sua produção impecável, mesmo quando não há tempo de ir ao salão fazer um tratamento com profissionais.

Quando você utiliza os recursos certos, transforma o ato de cuidar dos cabelos em um tempo para você, aproveitando para relaxar e descansar durante os tratamentos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.