5 dicas eficazes para escrever um cold mail que converte!

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por mcoutinho
em setembro 15, 2021

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5 dicas eficazes para escrever um cold mail que converte!

O cold mail é uma técnica de prospecção de clientes, por meio de emails, e atualmente, é bastante utilizada, uma vez que apresenta resultados satisfatórios. Contudo, para prospectar clientes de fato, é necessário que o email seja atrativo, e para isso é necessário utilizar técnicas aprimoradas, pois apesar de parecer simples, todo esse processo é complexo e requer persistência e conhecimento.

O cold mail não pode ser confundido com Spam, pois não é mandado para qualquer remetente e também é personalizado, assim como não é a mesma coisa do email marketing, pois envia um conteúdo institucional para o cliente e no email marketing o cliente se cadastra previamente para receber aquele conteúdo, e a qualquer hora pode cancelar esse cadastro.

O que é cold mail?

O cold mail é uma técnica comercial, para prospectar clientes em potencial, por meio do email, mas que nunca forma contactados antes pela empresa. Atualmente, a técnica de cold mail tem se mostrado eficaz e com grande potencial de captar novos clientes. 

O processo não é simples, requer persistência, pois apesar de ser menos invasivo do que outras técnicas, ainda sim, pode ser rejeitado pelo cliente em potencial, afinal é seu primeiro contato com o mesmo.

Mas, vale mencionar que para aqueles que contam com uma grande lista de pessoas a serem contactados, é interessante, e a finalidade dessa ferramente é despertar interesse no lead, para ele ter vontade de conhecer a empresa.

Por último, plataformas trabalham com o serviço de automação de vendas, gerando leads, rastreando emails, por exemplo, a plataforma Snov.io.

O que diferencia spam, email marketing e cold email?

O Spam é uma mensagem genérica, sem personalização e enviada para qualquer remetente. 

O cold mail é uma técnica para prospectar clientes, onde existe a tentativa de personalizar o conteúdo enviado ao remetente, por mais que seja o primeiro contato.

Por último, o email marketing é institucional, e o remetente se cadastrou previamente para receber aquele conteúdo, desse modo, é uma forma de como encontrar o endereço de e-mail de alguém, e por último, o cliente poderá cancelar a permissão a qualquer momento e não receber mais emails.

Dicas para desenvolver cold mail

É necessário que o cold mail apresente algumas características para ser considerado eficaz, são elas:

Apresente o nome do remetente

Os clientes tendem a verificar email, olhando o destinatário antes de abrir um email, para analisar se é seguro. Nesse sentido, é necessário realizar os seguintes passos para isso:

  1. Informe a empresa ou produto fazendo uma associação direta;
  2. Não fique mudando o nome do remetente frequentemente;
  3. Deixe o nome do remetente curto, pois grande parte dos computadores e dispositivos mostra apenas 30 caracteres;
  4. Garanta que emails personalizados com nome do remetente não sejam enviados para outro remetente;
  5. Use um nome de remetente genérico;
  6. Não mande emails de um endereço “No-reply” ou “Não responder”.

Crie linhas de assunto interessantes

A linha de assunto é uma parte decisiva do email, e definidora se o cliente em potencial irá verificar email em questão.

Ademais, existem formas de melhorar as linas de assunto, incluindo: 

  1. Personalize a linha do assunto, pois emails personalizados tendem a ser mais abertos;
  2. Deixar a linha de assunto curta, com no máximo 32 caracteres;
  3. As palavras mais importantes devem estar no começo;
  4. Insira gatilhos e power words, ou seja, palavras que resultem em respostas emocionais e convertam mais rápido;
  5. Não apresente promessas falsas, nem  clickbaits; 
  6. A linha de assunto deve ser importante, e deve estar relacionada ao conteúdo do email;
  7. Não utilize letras maiúsculas, pois irá parecer SPAM;
  8. Não use palavras-gatilhos de spam;
  9. Não inicie uma frase, que será concluída apenas no corpo do email;
  10. Utilize emojis, contudo, eles devem ter sentido.

Desenvolva saudações de acordo com seu público

A saudação deve ser apropriada, de acordo com seu público, e utilizado apenas quando responder em curto período uma confirmação do destinatário, e quando houver um estabelecido uma relação com o lead.

Nesse sentido, é importante considerar nas saudações:

  1. O relacionamento que você tem com seu lead e considere seu público, uma vez que, pessoas mais velhas não gostam de saudação familiar, e o pessoal mais jovem não gostam de saudações formais;
  2. Desenvolva uma saudação personalizada;
  3. Constate o nome do destinatário;
  4. Não utilize exclamações na saudação;
  5. Utilize linguagem neutra.

Corpo do email deve ser interessante

O corpo do email é decisivo no impulsionamento das vendas, ou na decadência da venda.

Para escrever um corpo de email interessante, você pode utilizar técnicas de copy persuasiva, inclusive:

  1. Seja objetivo;
  2. É necessário que você saiba quem são seus clientes, para desenvolver uma buyer persona, e assim conhecer o que seus clientes precisam;
  3. Ajuste sua linguagem de acordo com o cliente, sua idade, ocupação;
  4. Evite utilizar palavras gatilho de spam;
  5. Demonstre os benefícios no cold mail que seus clientes terão contratando seus serviços ou comprando seus produtos;
  6. O comprimento do email deve ser curto, ter entre 50 e 125 palavras;
  7. Envie emails personalizados;
  8. Ao final do email, insira a opção “Cancelar Inscrição”, senão, seu email irá parar na lista Spam;
  9. Determine os anexos utilizado, se houver, como links, imagens.

Projete o CTA

O Call-to-action ou CTA é uma palavra, ou conjunto de palavras que normalmente aparece no fim do e-mail. O CTA é caracterizado por “Compre agora”; “Assine já”; “Clique aqui”.

Algumas dicas para desenvolver o CTA, são:

  1. Deve ter apenas um CTA, para não confundir o lead;
  2. Seja objetivo e breve;
  3. Torne visível e destaque o CTA;

Por último, conclua seu email e insira a assinatura que deve conter seu nome completo, email, site.

Como lidar com as respostas dos leads?

Ao enviar o cold mail, você pode receber respostas positivas, conseguir impulsionar as vendas, mas também pode receber respostas negativas.

Contudo, você deve olhar pelo lado positivo, primeiramente, porque as respostas negativas podem ser um feedback sobre as estratégias usadas, se elas estão funcionando ou se devem ser trocadas.

Além disso, é uma oportunidade de focar apenas nos leads que tem interesse em seus serviços ou produtos e que realmente desejam comprar, assim como, é possível acompanhar o histórico de relacionamento com o lead, mediante esse primeiro email e definir se é vantajoso continuar insistindo.

Mas, como lidar com as respostas? O que fazer?

Então, se a resposta for claramente um “não” e for agressiva, você deverá pedir desculpas ao cliente por incomodar, se a resposta for uma “talvez”, é preciso que você avalie se esse talvez significa realmente um possível interesse, ou se é um não disfarçado, pois o cliente não conseguiu dizer não, e pode fazer você perder tempo com um cliente que não apresenta interesse real no produto ou serviço.

Se o talvez significar que o cliente tem um possível interesse, você deve ficar nutrindo a comunicação para ganhar a confiança do cliente, uma vez que alguns não fecham negócio de cara, pois preferem observar um pouco a empresa, estudar se ela é realmente confiável, se vale a pena.

Por último, se o cliente expressamente, informou que não está interessado, você pode enviar um email, perguntando o porquê, para ter um feedback, mas não envie de qualquer forma. Inicialmente, peça desculpas pelo incômodo e pergunte se o cliente poderia informar se há algo interessante em seu processo de venda, até porque o foco não é saber sobre os produtos ou serviços, e sim sobre a forma de tentar vender. Com esse feedback, você poderá melhorar o que precisa.

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