4 razões para empreender no setor odontológico

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em outubro 29, 2021

A relação entre empreendedorismo e saúde bucal não é um conceito estranho para os brasileiros. 

Na realidade, este é um setor bastante próspero para a aplicação de investimentos, principalmente devido à alta demanda e a quantidade de profissionais disponíveis no mercado. 

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2018 o Brasil tinha aproximadamente 312 mil profissionais atuantes na área da saúde dental. Sendo que este setor é o responsável pela movimentação de R$ 38 bilhões, todos os anos.  

Em conjunto com esses dados, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 89,1 milhões de brasileiros recorrem a pelo menos uma visita anual aos dentistas. E nove em cada dez indivíduos acreditam que esse acompanhamento regular é importante.  

Assim, o investimento no mercado odontológico se apresenta como muito promissor para os empreendedores, especialmente tendo em vista a lucratividade do segmento. Além disso, as oportunidades de tipos de aplicações possíveis são bastante vastas.  

Desta forma, é viável dedicar os esforços e recursos na abertura de uma operadora de assistência médica especializada, como o plano odontologico empresarial, em farmácias, no desenvolvimento de softwares personalizados, novidades eletrônicas, entre outras.  

Uma área bastante promissora 

A crescente preocupação com a aparência e saúde dos dentes, juntamente com os intensos incômodos que são derivados das doenças odontológicas, tornam a área da saúde bucal um segmento bastante resistente a crises econômicas. 

Isso pode ser percebido pelo desempenho do setor durante o ano pandêmico. Isso porque, enquanto os grandes hospitais médicos sofreram uma queda da receita em 60%, muitos pacientes aproveitaram esse tempo em casa para realizar procedimentos odontológicos estéticos. 

Assim, de acordo com algumas das redes odontológicas mais evidentes do país, essas empresas registram um aumento de 74% no faturamento relativo ao período entre setembro de 2019 e de 2020. Algo equivalente a, aproximadamente, R$ 26 mil por mês.  

Além disso, o mercado da saúde dentária apresenta algumas características que chama a atenção dos investidores, como: 

  1. Serviço público insuficiente 

Ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o atendimento odontológico, os problemas relacionados à verba investida nesse tipo de consulta, podem fazer com que os profissionais do setor público não tenham a condição de atender todos aqueles que necessitam. 

Deste modo, a procura por serviços privados e por assistências dentárias, como o plano dentario empresarial, se tornam uma das principais alternativas para a população. E isso pode ser percebido de acordo com os resultados obtidos em 2019.  

Somente neste ano, estimam-se que no Brasil foram efetuados cerca de 189 milhões de atendimentos odontológicos por meio de convênios particulares, enquanto o setor público apenas conseguiu oferecer um pouco mais de 40 milhões de consultas.  

Por isso, o investimento em serviços de assistência privada se mostram bastante relevantes, vantajosos e necessários.  

  1. Crescimentos das franquias odontológicas 

As franquias odontológicas são uma parte importante do segmento e que tem sido muito fortalecida nos últimos anos. 

Isso porque, esse tipo de negócio apresenta diversas vantagens para os profissionais da área, como o auxílio nos processos administrativos e redução de custos. 

Por meio das franquias odontológicas é possível empreender no setor, abrindo uma unidade e contratando uma equipe qualificada. 

Enquanto isso, os empreendedores têm as questões burocráticas reduzidas, mais facilidade nos processos e ainda tem a vantagem de contar o apoio de uma marca de renome e bem estabelecida.  

No entanto, o maior motivador para o desenvolvimento das franquias é o crescente uso do plano dental para pequenas empresas, que possibilita o atendimento dos pacientes idosos, a realização de intervenções cosméticas e as consultas regulares de rotina. 

  1. Setor estável e resistente a crises econômicas 

Além de ser um setor que sofreu prejuízos muito reduzidos, especialmente em comparação com as demais áreas da saúde no período pandêmico –, os dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) preveem que o crescimento geral não foi afetado. 

Na realidade, no início de 2021 os planos odontológicos tinham uma previsão de desenvolvimento de 1,4%. Contudo, apenas nos primeiros três meses, essa expectativa foi superada, alcançando um progresso de 2,2%.

No total, espera-se que apenas o mercado dos planos odontológicos tenha um crescimento de 10,5% ou 11%. O que indica que, ainda que o cenário econômico seja instável e conturbado, as pessoas seguem priorizando os cuidados odontológicos.  

  1. Necessidade de expansão e inovação 

A evolução tecnológica e a criação de ferramentas mais precisas e eficientes são uma necessidade constante no setor da saúde bucal. 

As modernizações nas metodologias e nos tratamentos é o que tem atraído tantos pacientes para a contratação do plano odontologico pme e o cuidado oral. 

Desta forma, o investimento em equipamentos, softwares especializados e outros tipos de tecnologias que tornem o cuidado com a saúde dos dentes ou o atendimento mais preciso e qualificado é uma ótima maneira de iniciar os investimentos no setor odontológico.  

Preocupação dos brasileiros com o cuidado bucal 

O aumento constante na contratação de serviços de assistência médica, como o plano odonto empresarial ou o plano familiar individual, é um reflexo importante sobre o aumento da preocupação dos brasileiros com a aparência e com a saúde dos dentes. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cada vez mais pessoas se mostram interessadas na manutenção da saúde dentária e isso pode ser notado no crescimento de 30% nas buscas por procedimentos de combate à cárie, por exemplo.  

Além disso, a preocupação estética com o sorriso tem popularizado diversos tratamentos, como o:  

  • Clareamento dental;  
  • Lentes de contato dental;  
  • Implantes dentários;  
  • Tratamento ortodôntico; 
  • Restaurações, entre tantos procedimentos valiosos para a beleza do sorriso.  

Isso é uma ótima notícia para os investidores do setor, pois aumenta as chances de sucesso profissional e dá uma perspectiva positiva para os investidores. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade