4 Dicas para Ensinar o Cachorro a fazer Necessidades no Lugar Certo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mcoutinho
em dezembro 8, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

4 Dicas para Ensinar o Cachorro a fazer Necessidades no Lugar Certo

Se existe algo que une todas as raças e espécies do planeta é a demanda por elementos essenciais, como alimento, água, condições propícias à vida, e claro o fim da parte desse ciclo, a partir da escolha de um local correto para realizar suas necessidades.

A sociedade humana passou a inventar sistemas de encanamento e esgoto, justamente para lidar com esse despejo de dejetos, a partir de sistemas hidráulicos capazes de serem direcionados até mesmo ao mais alto prédio do mundo.

O reino animal, por outro lado, segue a agir por impulsos e instintos, procurando pelo lugar ideal para fazerem suas necessidades, de preferência em um local distante de onde se encontra o seu alimento ou a sua fonte de água.

Porém, existe uma grande mudança quando se fala de um animal no meio do seu ambiente natural, para aqueles que se encontram em pleno cenário urbano, no qual eles tiveram que passar por anos de adaptação para chegar nos dias atuais.

Um processo de evolução que faz com que não seja possível ver leões passando pela cidade, ou uma espécie de poodle passeando pelas florestas da Amazônia. Deixando essa inversão somente para os filmes infantis de animação.

Nessa adaptação, objetos como guia para cães passaram a se tornar coisas comuns, com os próprios animais domésticos estando familiarizados com tais dispositivos. Algo que seria de grande estranheza para os animais selvagens que se encontram livres na natureza.

Ao mesmo tempo, não é como se esses animais domésticos tivessem nascido já sabendo sobre como se comportar dentro de um ambiente caseiro, afinal, até mesmo nós seres humanos passamos pela fase de aprendizagem sobre como utilizar um vaso sanitário.

Um processo contínuo onde com o tempo é preciso também saber como se lidar com uma cadeira de banho com rodas. Seja ao chegar na terceira idade ou ajudar alguém que se encontra nessa fase da vida, onde se diminui a nossa capacidade de movimentação.

Mas da mesma forma que um bebê sai das fraldas e aprende a usar o banheiro, o seu animalzinho também pode aprender o local ideal para se fazer suas necessidades.

Ensinando seu cão a se aliviar no local certo

Não é nenhuma novidade a importância de se ensinar o seu cachorro a aprender o local certo de fazer suas necessidades, até porque ninguém gostaria de chegar em casa do trabalho sem pisar em algo nada agradável que se encontra no chão.

Sem contar com o cheiro indesejável, que pode infestar esse ambiente de forma pertencente, dependendo do tempo que o seu animal deixou esse presente nada esperado em certo ponto. Ainda mais quando se trata de um espaço pouco acessado.

Para se evitar essas situações constrangedoras, é importante ensinar ao seu cachorro sobre o ponto correto de se aliviar. E enquanto um gato costuma exigir objetos mais específicos, como uma caixa de areia, um cão trabalha com exigências mais simples.

Um volume correto de jornal no chão pode ser o ideal para que esse cachorro identifique aquele espaço com o local específico para ele fazer suas necessidades. Facilitando para o seu dono o processo de limpeza após isso, inclusive.

Sem que seja preciso o uso de um coletor de urina, ou algo de material similar, que tem sua função para pessoas e animais que não conseguem ir ao banheiro. No caso dos seres de quatro partes, no canto da casa que foi definido como próprio para essas necessidades.

Mas não é somente aos seus donos que esse aprendizado pode ajudar, pois aprender a se aliviar no local certo pode ser algo positivo para os próprios animais, fazendo com que eles passem a compreender questões de responsabilidade e como se portar em casa.

Afinal, ninguém quer sair de casa diante a possibilidade do seu cachorro fazer uma enorme bagunça nessa residência, podendo acontecer deles se machucarem nesse ambiente, caso ele não seja domesticado de forma correta.

E muito desse processo de domesticação passa por questões de rotina, com os animais passando a associar certas ações como o correto a ser feito, passando então a atuar assim de forma automática, de forma similar ao que acontece com as próprias crianças.

E uma das primeiras lições que um cão deve aprender ao chegar em uma casa nova, seja ele grande ou um filhote que acabou de ser adotado, é saber o local exato para onde ele deve seguir quando estiver no momento de fazer suas necessidades.

Seja no quintal, no jardim, ou se tratando de um apartamento pequeno, do ponto específico do imóvelque está preparado com jornal para servir como um banheiro improvisado desses animais, mantendo assim os serviços de limpeza e conservação da casa.

Contrariando assim aquela ideia de que casa com cachorro é sinônimo de casa bagunçada, pode ocorrer justamente o contrário quando se possui um animal domesticado em casa. Com a culpa de qualquer bagunça ser exclusivamente dos donos que ali vivem.

Caso você se encontre desesperado, justamente por não conseguir ensinar o seu cão a se aliviar nos lugares certos, principalmente por se tratar de um filhote, saiba que existem práticas próprias para ajudar você a domesticar o seu animal nesse sentido.

4 dicas para conseguir ajudar seu cão

Qualquer indivíduo gosta de viver em um ambiente limpo e a mesma situação vale para os animais, que necessitam de um ambiente saudável para que possam viver em paz, longe de doenças, em um local seguro, com garantias de segurança biológica.

Para garantir isso, eles precisam aprender sobre o ponto correto da casa ao qual devem se dirigir quando estiverem prestes a realizar suas necessidades. E com intuito de ensinar essa ação aos seus amigos de quatro patas, é preciso:

  1. Definir o local ideal

Para que o seu animal consiga se aliviar em um local ideal, primeiro esse ponto precisa ser especificado, de preferência antes mesmo do cachorro ser recebido nesse lar, para que desde sua chegada ele seja apresentado ao local que servirá de banheiro a ele.

Principalmente pelo fato desse processo de aprendizagem se passar pela questão da rotina, de forma com que esse cachorro consiga memorizar esse espaço e a partir dessa ação recorrente começar a associar o local que serve para tais atividades.

É normal que ocorra alguns acidentes nos primeiros dias, mas com o tempo isso deve cessar, a partir do momento no qual o cão começa a se lembrar do lugar ao qual ele deve se dirigir durante esses momentos específicos.

  1. Trabalhar com associações positivas

Da mesma forma com que um cachorro aprende através da repetição da rotina, ele passa a compreender o mundo ao seu redor a partir de padrões, igualmente uma criança que passa a entender as relações sociais.

Como as crianças que nasceram durante a pandemia, e hoje se mostram 

compreensíveis ao ver os seus pais pesquisarem por mascara lavável preço, sendo um material comum para elas, que crescem vendo a população usar desse material.

E voltando aos cães e a associação ao banheiro, é preciso recompensá-los sempre que ele acertarem, por meio de associações positivas, que podem se revezar entre:

  • Um petisco;
  • Um brinquedo;
  • Sorrisos;
  • Palmas.

Ou qualquer que seja o sinal ao qual você tenha combinado junto ao seu animal domesticado como algo que simboliza uma recompensa pela coisa certa que foi feita.

  1. Deixar a comida longe do ponto escolhido

Ninguém gosta de ir em um restaurante e pegar a última reserva. Aquela próxima do banheiro. Ou então ir a qualquer serviços de alimentação cujo lugar exale um cheiro estranho. A mesma coisa acontece com os animais.

Logo não adianta colocar o jornal praticamente do lado de onde o prato de ração e água do animal se encontra, pois nesse caso existe a possibilidade de preferir se aliviar em outros locais, de preferência longe dali.

  1. Limpar o local onde possa ter ocorrido um acidente

Por fim, é importante se atentar ao fato de que acidentes acontecem, e principalmente nos primeiros dias esse cão pode acabar fazendo suas necessidades no lugar errado, nesses casos é importante limpar bem esse ponto, para que ele não crie uma associação ao lugar.

Pois caso o mau cheiro permaneça nesse lugar, é capaz dos cachorros acharem que aquele é um lugar ideal para se dirigir sempre que se sentir pronto para se aliviar.

É importante ter paciência com o seu bichinho enquanto ele estiver nesse processo de aprendizado, evitando brigar ou deixá-lo sem comida, afetando assim a nutrição animal dele, podendo ocasionar em doenças e maus tratos ao pobre animal.

É preciso saber como educá-los, e nos casos de erros repetitivos ignorar é sempre a melhor opção, não dando atenção ou brincando com o cão, para que ele perceba que fez algo de errado e por isso está sendo privado da atenção do seu dono.

Tudo para que ele aprenda o lugar certo de se aliviar e assim ser um cão comportado, sendo recompensado com momentos de diversão junto aos seus parceiros humanos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.