10 dicas para Escolher o Melhor Fone de Ouvido Bluetooth

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mcoutinho
em novembro 21, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
10 dicas para Escolher o Melhor Fone de Ouvido Bluetooth

Escolher o fone ideal pode ser um processo complexo, uma vez que existem diversas opções no mercado e para as mais variadas opções, o que acaba sendo uma decisão importante para utilizar em um sistema de áudio e vídeo.

Embora ouvir músicas seja uma das principais utilizações deste tipo de equipamento, hoje eles vão muito além dessa necessidade, e por isso é importante buscar a melhor opção para esse tipo de recurso.

Dentre as possibilidades, o fone de ouvido Bluetooth é o mais requisitado, uma vez que esse tipo de conexão é mais rápida, prática e possibilita uma interação muito mais efetiva, funcionando como um comando e sinalização.

É importante ter cuidado ao realizar essa escolha, uma vez que muitas vezes as lojas não informam todas as características do produto. Por isso, quando precisar, não deixe de buscar mais informações junto ao atendimento da loja.

Dessa forma, você escolhe todos os recursos adequados sem precisar se preocupar com nenhuma dessas ações, permitindo que você faça uma escolha mais assertiva com relação ao fone de ouvido ideal.

Por conta disso, é importante ter em mente alguns dos principais pontos na hora de escolher esse tipo de equipamento, para garantir que você terá a melhor escolha no mercado para atender a todas as suas necessidades para utilizar um sistema de alarme, por exemplo.

Principais dicas para escolher um bom fone

Para escolher o fone ideal para você, é preciso ter algumas informações em mente. Dessa forma, você consegue identificar exatamente o melhor modelo para utilizar por mais tempo e com mais conforto, partindo do princípio básico de sua necessidade.

  1. Formato de fone

Existem quatro formatos comuns de fone de ouvido, e você pode identificar aquele que mais lhe agrada para escolher este elemento com mais assertividade. 

Alguns formatos podem incomodar ou se adaptar melhor a seus ouvidos, por isso é importante escolher bem para fazer uma sondagem mista.

Os quatro modelos principais são:

  • Auricular;
  • Intra-auricular;
  • Supra-auricular;
  • Circoauriculares.

Estes modelos possuem diferentes posicionamentos no ouvido, bem como suportes e até mesmo isolamento de ruído em alguns casos, por isso é importante escolher o modelo mais adequado para sua utilização.

  1. Tipo de Bluetooth

Embora o Bluetooth esteja em sua versão 5.0, ainda existem muitos fones no mercado que ainda são vendidos em versões anteriores, sobretudo nas versões 4.1 e 4.2, que embora tenham um alcance e uma velocidade menores, possuem um consumo mais baixo de energia, como um controle de acesso.

Se você precisa se movimentar constantemente, e ficar longe do dispositivo que está vinculado ao fone, o ideal é trabalhar com a versão mais moderna. 

Entretanto, se você pretende usar o dispositivo sempre próximo do conector, é importante prezar pela economia de energia.

  1. Cancelamento de ruído ativo

Esta é uma tecnologia inovadora que, quando feita com qualidade, isola os sons exteriores com uma emissão de ondas sonoras contrárias às que vêm de fora, permitindo que você mantenha o foco total no som que está sendo emitido pelo fone de ouvido utilizando dispositivos especiais.

Se você precisa trabalhar com isolamento de som ou está constantemente envolto em sons indesejados, é importante trabalhar com esse tipo de recurso para aproveitar melhor o dispositivo.

Entretanto, é importante ter cuidado quando você estiver usando estes dispositivos, uma vez que ele não é adequado para utilização na rua, principalmente se você estiver em trânsito como pedestre, ciclista ou se precisar ter atenção fora do que está fazendo.

Estes fones também costumam ser um pouco mais caros, por conta dessa tecnologia adicional que é aplicada em suas ações.

  1. Capacidade de bateria

Este é outro dos elementos mais importantes para escolher um fone de ouvido bluetooth com qualidade. 

Tudo depende da quantidade de tempo que você passa na rua e principalmente utilizando os fones, uma vez que a capacidade de bateria costuma variar entre 6 e 60 horas.

Os modelos maiores, como os headphones, costumam ter espaço para aplicar uma carga de bateria maior, garantindo mais tempo de atividade na utilização do equipamento. 

Entretanto, os fones menores mais modernos também possuem ferramentas para a utilização com um filtro ciclone.

Nestes casos, os estojos de proteção e guarda dos fones menores funcionam como uma espécie de bateria portátil, garantindo uma recarga extra enquanto ele está sendo armazenado e permitindo que você utilize os fones em sua jornada diária.

Além disso, é importante ter em mente que as baterias costumam se desgastar naturalmente com o passar do tempo, o que é um ponto a ter em mente com relação a vida útil do dispositivo como um todo.

  1. Impacto e atividades físicas

Muitas pessoas utilizam os fones de ouvido para realizarem suas atividades físicas, e neste caso é importante prestar atenção às proteções de impacto para a realização destas ações, possibilitando uma ação mais direta em seu uso.

Os principais pontos a se levar em conta são a resistência à água e ao suor, uma vez que normalmente esse tipo de elemento acaba entrando em contato com os fones e pode prejudicá-lo ainda nas primeiras semanas em um outsourcing de TI (Tecnologia da Informação).

Os modelos mais profissionais contam com proteção IPX4, uma das maiores do mercado atual.

  1. Codecs de áudio

Os codecs são uma informação que muitas vezes é omitida na hora de vender um fone de ouvido, por não ser algo que a maioria dos usuários se preocupa.

Entretanto, os codecs são os responsáveis pela codificação do arquivo digital, e tem impacto direto na qualidade da reprodução. 

Isso acontece tanto na fidelidade do áudio escutado quanto em latência para jogos ou para acompanhar serviços de streaming.

Por isso, é importante buscar um produto que possua uma qualidade superior em questão de codecs, que além de ter suporte para os melhores itens no mercado, precisam oferecer suporte para os algoritmos.

  1. Latência de uso

Para muitas pessoas, os fones são um dispositivo para ouvir música, o que não requer tanto dessa característica em especial. Entretanto, se você pretende usar os fones bluetooth para jogar jogos eletrônicos, é importante buscar uma ferramenta que tenha a latência adequada.

A latência é uma espécie de retorno que o dispositivo recebe, e a velocidade com a qual ele lida com as informações. Por conta disso, é fundamental que você tenha um retorno rápido para jogar jogos, sobretudo aqueles que dependem de conteúdo em áudio.

No mercado competitivo de jogos, existe muito espaço para esse tipo de dispositivo, uma vez que os sons do jogo podem dar informações importantes sobre o posicionamento de seu oponente.

  1. Preço

O modelo mais caro de fone de ouvido nem sempre é o mais adequado para você. É importante saber lidar com esse tipo de recurso para ter uma escolha assertiva e não gastar mais do que o necessário em sua escolha.

Procure o melhor custo-benefício entre estes elementos, para garantir que você terá uma estrutura mais adequada para lidar com as ações e interações de sua estrutura.

Dessa maneira, você consegue lidar com elementos de maneira mais expressiva na escolha de seu fone.

  1. Sensibilidade

A sensibilidade é o quão potente é o sinal recebido pelo fone de ouvido, e determina uma série de elementos, como o volume e a qualidade do som que será emitido. Por isso, é importante saber utilizar esse tipo de recurso de maneira mais expressiva.

Nem sempre o tamanho do alto falante é um indicativo do volume ou do som, e é importante que você procure informações sobre a sensibilidade do mesmo para utilizar este recurso com mais qualidade.

  1. Periféricos

Alguns fones de ouvido bluetooth possuem outros periféricos como microfones e controladores de volume. Saber quais são estes periféricos e a qualidade deles é essencial para garantir mais qualidade na sua escolha final.

Um microfone pode ser fundamental para a utilização como suporte de seu smartphone ou para jogos online, mas se você pretende utilizar o fone apenas para caminhadas ou exercícios, contar com botões de controle do volume e de passar faixas pode ser mais interessante.

Considerações finais

O mercado de fones de ouvido no Brasil é gigantesco. Existem diversos fabricantes atuando com os mais variados modelos, com uma grande diversidade de qualidade e de opções para você escolher com sabedoria.

Cada marca possui suas próprias características e peculiaridades, e é difícil escolher uma para tomar como melhor. Portanto, é interessante buscar aquela que mais se adeque a sua necessidade e aos periféricos que você tem como preferência no uso.

Para tomar a decisão correta, é importante fazer uma pesquisa intensa e entender cada uma das funcionalidades que você precisa para trabalhar com mais qualidade nesse tipo de escolha.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.